Os concursos públicos estão cada vez mais atrativos e consequentemente,
mais disputados. Todos os anos muitas pessoas realizam a prova de seleção que
garantirá além de um bom trabalho, uma segurança financeira e estabilidade na
função.
Para os cargos administrativos, as provas são baseadas em vários
conteúdos, além de administração, aplica se também: ferramentas de gestão,
recursos humanos, gestão de pessoas, marketing, planejamento estratégico etc.
Alguns conteúdos geralmente aplicados em concursos públicos em
administração vale a pena aprofundar seus estudos:
Administração: conjunto de normas e funções elaboradas para
disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado
eficaz e retorno financeiro.
Administração Estratégica: é o processo de implementação com os objetivos
de criação de estratégias de organização a longo do prazo. Envolve
planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
Competências gerais: são conjuntos de habilidades, comportamentos e
atitudes que uma pessoa precisa adquirir pra se tornar competente na área
administrativa.
Comunicação Empresarial: é o conjunto de ações, estratégias, ações, e
processos que visam melhorar a comunicação dentro de um empresa.
Eficiência, Eficácia e Efetividade: O eficiente faz bem as coisas, preocupando-se com os meios, minimizando a utilização de recursos, com ausência de desperdício e dando enfase aos processos. O eficaz faz as coisas certas, preocupando com os fins, maximizando os objetivos, dando ênfase aos resultados e escolhendo os objetivos mais apropriados. Já o efetivo é aquele profissional que é ao mesmo tempo eficiente e eficaz.
Gestão de Projetos: Projetos
são empreendimentos temporários com
o objetivo de criar um produto único. O
gerenciamento de projetos, no entanto, preocupa-se com a construção de um
resultado único em um ciclo de criação, fazendo e dissolvendo. Para isto,
são desenvolvidos habilidades e conhecimentos adequados para lidar com o início
e o fim de um ciclo.
Gestão de qualidade: São os processos que beneficiam o melhor atendimento
e procedimentos dentro de uma empresa.
Gestão do conhecimento: São conjuntos de estratégias para melhorar o
crescimento, competitividade e objetivos da empresa.
Liderança: A competência é a habilidade de extrair de todos os
melhores métodos e procedimentos.
Processo Administrativo: Define planos de ação, orçamento e demais
diretrizes. Auxiliam no impacto das mudanças e previnem o desperdício.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional: Discute assuntos como o
comportamento organizacional e comportamental das pessoas.
Teorias da Administração: Teorias administrativas e sua história.
Teorias da Motivação: conjuntos de força que orienta determinado indivíduo
para exercer determinada força.
Tomada de Decisão nas Organizações: é o processo de decisões
responsável por escolhas e direções de uma empresa.
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