quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Administração nos concursos públicos - Dicas e conteúdo


Os concursos públicos estão cada vez mais atrativos e consequentemente, mais disputados. Todos os anos muitas pessoas realizam a prova de seleção que garantirá além de um bom trabalho, uma segurança financeira e estabilidade na função.
Para os cargos administrativos, as provas são baseadas em vários conteúdos, além de administração, aplica se também: ferramentas de gestão, recursos humanos, gestão de pessoas, marketing, planejamento estratégico etc.
Alguns conteúdos geralmente aplicados em concursos públicos em administração vale a pena aprofundar seus estudos:

Administração: conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro.

Administração Estratégica: é o processo de implementação com os objetivos de criação de estratégias de organização a longo do prazo. Envolve planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Competências gerais: são conjuntos de habilidades, comportamentos e atitudes que uma pessoa precisa adquirir pra se tornar competente na área administrativa.

Comunicação Empresarial: é o conjunto de ações, estratégias, ações, e processos que visam melhorar a comunicação dentro de um empresa.

Eficiência, Eficácia e Efetividade: O eficiente faz bem as coisas, preocupando-se com os meios, minimizando a utilização de recursos, com ausência de desperdício e dando enfase aos processos. O eficaz faz as coisas certas, preocupando com os fins, maximizando os objetivos, dando ênfase aos resultados e escolhendo os objetivos mais apropriados. Já o efetivo é aquele profissional que é ao mesmo tempo eficiente e eficaz.

Gestão de ProjetosProjetos são empreendimentos temporários com o objetivo de criar um produto únicoO gerenciamento de projetos, no entanto, preocupa-se com a construção de um resultado único em um ciclo de criação, fazendo e dissolvendo. Para isto, são desenvolvidos habilidades e conhecimentos adequados para lidar com o início e o fim de um ciclo. 
 
Gestão de qualidade: São os processos que beneficiam o melhor atendimento e procedimentos dentro de uma empresa.

Gestão do conhecimento: São conjuntos de estratégias para melhorar o crescimento, competitividade e objetivos da empresa.

Liderança: A competência é a habilidade de extrair de todos os melhores métodos e procedimentos.

Processo Administrativo: Define planos de ação, orçamento e demais diretrizes. Auxiliam no impacto das mudanças e previnem o desperdício.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional: Discute assuntos como o comportamento organizacional e comportamental das pessoas.

Teorias da Administração: Teorias administrativas e sua história.

Teorias da Motivação: conjuntos de força que orienta determinado indivíduo para exercer determinada força.

Tomada de Decisão nas Organizações: é o processo de decisões responsável por escolhas e direções de uma empresa.


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