quinta-feira, 8 de abril de 2010
08 de Abril - Dia do Profissional de Marketing
O Profissional de Marketing é o responsável por traçar novas estratégias de comunicação para fortalecer as marcas dos produtos que representa. Esse profissional cuida do processo de identificar, conquistar e manter seus clientes satisfeitos com a lucratividade, ética e responsabilidade social.
São esses profissionais que definem a política institucional, planejam atividades, administram e captam recursos para projetos sociais e culturais. É considerado profissional de marketing, qualquer pessoa trabalhando como autônoma ou empregada tenha poder de decisão sobre áreas estratégicas de marketing, isto é, que possam criar e desenvolver estratégias de preços, distribuição, comunicação e promoção de quaisquer produtos ou serviços.
A área de atuação desse profissional pode ser em empresas e organizações de qualquer setor econômico, em assessoramento político e de profissionais liberais e na tomada de decisões estratégicas, tais como: criação de marcas, posicionamento empresarial, execução e análise de pesquisas de opinião e de imagem, assessoria para o desenvolvimento de produtos/serviços, relações públicas etc.
Algumas dicas ao jovem profissional de marketing:
* Aprendizado Contínuo - Os grandes profissionais, sempre estão se atualizando, aprendendo cada vez mais, seja em palestras, livros, blogs, e até com os erros dos outros. Portanto, jamais pense que já sabe de tudo ou que não precisa mais estudar. Estude, estude e estude para se tornar um grande profissional de Marketing.
* Conhecer o mercado - Estude, analise, compreenda o mercado, pois ele muda de um dia para o outro, consumidores mudam de opinião, produtos entram e somem do mercado. Entender que cada mercado tem sua particularidade. Portanto sempre estude e compreenda o mercado.
* Ter foco - Saiba se posicionar perante o mercado, tenha estratégias, faça pesquisas e mantenha o foco sempre em seu público alvo, no seu cliente potencial.
* Faça pesquisas - Fazer pesquisas com consumidores é fundamental para ter a informação precisa e saber se posicionar no mercado em que atua. Além de conhecer as oportunidades que o mercado oferece.
* Seja inovador - Se inspire em cases de sucesso, livros, museus, sites, blogs, enfim seja criativo. Tente sempre inovar, ser diferente, propor sempre novos desafios a você.
E, por fim, seja apaixonado pelo Marketing, ame aquilo que você faz, faça com amor, com dedicação, com empenho e com garra.
Abaixo algumas datas importantes:
Dia Mundial das Comunicações Sociais: 31 de maio
Dia da Imprensa: 01 de junho
Dia da Liberdade de Imprensa: 07 de junho
Dia do Profissional de Relações Públicas: 14 de junho
Dia do Mídia: 21 de junho
Dia da Televisão: 11 de agosto
Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto
Dia do Repórter Fotográfico: 02 de setembro
Dia Nacional da Radiodifusão: 25 de setembro
Dia do Profissional de Propaganda; 17 de outubro
Dia Nacional do Design: 05 de novembro
Dia da Criatividade: 17 de novembro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BUSCA PERSONALIZADA
Busca personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário