Muito além da Hierarquia
Os melhores resultados e a sustentabilidade do negócio, para ele, são
alcançados quando as pessoas se sentem livres para desempenhar suas metas. É
com base nessa ideia que Muito Além da Hierarquia lança a proposta de um gestor
que valoriza as pessoas e os processos sem se prender estritamente à hierarquia
e ao poder que o cargo lhe oferece.
Título: Muito além da hierarquia.
Autor: Pedro Mandelli
Editora: Gente
Delivering Happiness
Ainda sem tradução para o português, este livro está fazendo grande
sucesso no exterior e já conquistou o primeiro lugar da lista de melhores
livros de negócios segundo o jornal The New York Times. Em Delivering Hapiness,
o leitor encontra lições motivadoras que Tony Hsieh, presidente-executivo da
loja de vestuário online Zappos, tirou de suas experiências como empreendedor
ao longo da vida.
Oferecer 2.000 dólares para novos empregados pedirem demissão e fazer
com que toda a empresa seja responsável por atender o consumidor - sem ter
um departamento específico para isso - são algumas das práticas adotadas
pelo executivo para garantir a lucratividade da empresa. E, talvez mais
importante ainda, manter a alegria e a satisfação dos integrantes do
negócio.
Título: Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose
Autor: Tony Hsieh
Editora: Grand Central
A Estratégia do Oceano
Azul
Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo, esta obra é
referência em estratégia. Sugerido pelo professor Luis Lobão, da Fundação Dom
Cabral e pela consultora sênior da DBM Brasil, Irene Azevedo, o livro trata da
necessidade de procurar novas alternativas de mercado, desde produtos até
clientes diferenciados, para se manter em um "mar" tranquilo e azul.
Por meio de princípios essenciais e casos de sucesso, os autores mostram
como sair do ambiente vermelho, pouco sustentável e cheio de concorrentes
ferozes, para um oceano azul, tranquilo, com um mercado exclusivo e sólido.
"A grande contribuição é como oferecer um pacote de valor singular, que
torne a concorrência irrelevante", afirma o professor Luis Lobão.
Título: A Estratégia do Oceano Azul
Título original: Blue Ocean
Strategy
Autores: Chan Kim e Renée Mauborngne
Editora: Campus
Empresas Feitas para
Vencer
Escrito pelo guru da gestão Jim Collins, o livro busca responder o que
todo gestor quer saber: como transformar uma empresa boa em uma excelente. A
resposta está nos cases de várias companhias de capital aberto que tiveram
desempenhos bem acima da média ao longo de 15 anos de pesquisa.
O resultado desse trabalho foi a elaboração de seis princípios do
sucesso, chamados pelo autor de "volante do crescimento". Os
princípios, por sua vez, são separados em três segmentos: pessoas
disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada. Empresas Feitas
para Vencer está na lista de leituras essenciais do diretor da consultoria
executiva 2GET, Paulo Mendes.
Título: Empresas feitas para vencer
Título original: Good to Great
Autor: Jim Collins
Editora: Campus
Paixão por Vencer
Neste livro, o ex-presidente-executivo da General Electric, Jack Whelch,
traz ensinamentos para leitores de todos os níveis de hierarquia, desde
recém-formados até executivos do alto escalão. Para atingir todos esses
públicos, a linguagem da obra é acessível e sincera.
Com base em suas experiências como homem de negócios, o autor dá dicas,
descreve seus princípios básicos em negócios e ensina ao leitor lições sobre
liderança, contratações e progresso na profissão. Paixão por Vencer está entre
os livros recomendados pelo diretor da consultoria executiva 2GET, Paulo
Mendes. "Uma leitura imprescindível para quem deseja aprimorar sua estratégia
de gestão dentro de uma empresa", afirma.
Título: Paixão por vencer - Título original: Winning
Autor: Jack Welch
Editora: Elsevier
O Verdadeiro Poder
O livro do guru brasileiro Vicente Falconi está entre os mais vendidos
da categoria "administração" e, se depender de Paulo Mendes, diretor
da consultoria executiva 2GET, vai permanecer assim. O Verdadeiro Poder traz
exemplos tirados da vivência do autor entre 1997 e 2009, quando foi conselheiro
em empresas como AmBev e Sadia.
Ele também dá lições extraídas de sua participação em projetos de gestão
de governos municipais, estaduais e federal, junto com os consultores do
Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG. De uma maneira didática, Falconi
fala em seu livro sobre os pontos de sucesso que se escondem por trás do
crescimento sustentável e saudável nas empresas e instituições em geral.
Título: O Verdadeiro Poder
Autor: Vicente Falconi
Editora: INDG
O líder autêntico
Recomendado pela consultora sênior da DBM Brasil Irene Azevedo, este
livro dá exemplos de como criar uma verdadeira liderança seguindo seus
instintos e seu ritmo interno. A obra foi feita a partir de entrevistas com 125
líderes, que ajudaram os autores a entender a essência do que é ser um líder
exemplar e quais as melhores práticas para se tornar um.
"Além disso, O Líder Autêntico apresenta um programa de liderança
que mostra ao leitor como desenvolver seu próprio plano de liderança baseado em
cinco áreas-chave", afirma Irene Azevedo. A obra serve como guia para que
o público descubra sua liderança e o "norte" a ser seguido.
Título: O líder autêntico Título original: The True North
Autor: Bill George e Peter Sims
Editora: Campus
A Galáxia da Internet
Mesmo tendo sido publicado em 2003, a obra do renomado teórico Manuel
Castells é uma referência para quem quer entender o contexto da sociedade
permeada pela internet. O consultor e professor de marketing Everton Lopes
Bonifácio recomenda esta leitura tanto para explicar como o mundo está
atualmente, quanto para ajudar a compreender para onde irá.
No livro A Galáxia da Internet, o autor reconta a trajetória de ascensão
da internet, discute o comércio eletrônico, a nova economia e os conceitos de
comunidade virtual e sociedade em rede. "É uma interpretação social e
humana das consequências do surgimento e popularização das redes de comunicação
digital, em particular da internet, na sociedade em geral e nos negócios em
particular", afirma Bonifácio.
Título: A Galáxia da Internet
Autor: Manuel Castells
Editora: Jorge Zahar
O efeito momento
Como crescer e continuar lucrando. Esta é a questão que o livro O Efeito
Momento busca solucionar. Indicada pelo professor da Fundação Dom Cabral Luis
Lobão, a obra é fruto de uma pesquisa que durou 12 anos envolvendo 350 empresas
integrantes da lista das 1.000 principais companhias segundo a revista
americana Fortune.
O Efeito Momento mostra que o crescimento e o lucro dependem da
exploração de percepções dos clientes, de seu engajamento e da elaboração de
ofertas fortes. Usando provocações, o autor mostra, por exemplo, que gastar
mais em marketing para compensar algum outro problema, como a má qualidade, é
uma estratégia já ultrapassada.
Título: O efeito momento - Como Promover o Crescimento Excepcional do seu Negócio
Autor: Jean-Claude Larréché
Editora: Bookman
O Ponto da Virada
Há dois meses na lista dos mais lidos do jornal The New York Times, este
título já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo. Em O Ponto da
Virada, o autor analisa como é o processo de popularização de produtos, antes
desconhecidos, que viraram verdadeiras febres entre o público. Malcolm Gladwell
entende os fenômenos de vendas e da moda como epidemias que se espalham como vírus.
O chamado "ponto da virada" é justamente o momento crítico da
mudança, em que a novidade se alastra ou, simplesmente, acaba. Com base na
ideia do efeito "viral", Gladwell também busca explicar as razões
pelas quais algumas "epidemias" boas não ganham força e dá os passos
para emplacar novas ideias, produtos ou comportamentos.
Título: O Ponto da Virada
Título original: The Tipping Point
Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante / Gmt
Nenhum comentário:
Postar um comentário