08 de março - Parabéns mulheres, pelo seu dia! |
As coisas que os homens de
negócios precisam aprender com as mulheres
A busca por igualdades salariais continua,
mas a verdade é que em muitas situações as mulheres são mais eficazes do que os
homens. Quem afirma é o professor de MBA da FGV e especialista em vendas e
marketing Cláudio Tomanini. Para ele, isso acontece por conta das
características intrínsecas da mulher, inclusive aquelas provenientes da
herança pré-histórica, que tornam homens e mulheres tão diferentes.
“Em meus trabalhos de consultoria e
palestras, instigo os homens a aprenderem mais com suas colegas e a
desenvolverem características essencialmente femininas, que se usadas no
trabalho são armas extremamente eficazes”, diz Tomanini.
Visão
periférica
Por ser biologicamente programada para proteger a
prole, a mulher desenvolve a visão periférica, enquanto o homem, que tinha como
dever ir à caça de comida, desenvolveu a visão de mira, linear e focada em um
único ponto. Para as mulheres, essa é uma arma e tanto.
“Com mais pessoas em um ambiente ou em eventos
sociais, as mulheres são capazes de identificar oportunidades em todo o seu
redor, dosando conversas e otimizando o tempo de contato com cada interlocutor.
Por isso elas são excelentes fazendo networking”, explica Tomanini.
Mais
delicadeza e atenção
O instinto feminino de cuidar, sempre com delicadeza e
atenção aos detalhes (no caso de bebês, por exemplo), as torna extremamente
flexíveis na hora de lidar com diferentes perfis de clientes. Vendedores agressivos
costumam ter sua parcela de clientes fiéis, porém, a atenção que as mulheres
dedicam às regras é imbatível e transforma seu trabalho em uma atividade super
profissional.
Emoção
As mulheres são mais emotivas, ao contrário dos
homens, que possuem o lado pragmático mais desenvolvido. “É essa emoção que
move as conquistas femininas. Elas sabem usufruir de suas realizações, gostam
de assumir suas vitórias e se deleitam em querer mais, justamente por saberem
aproveitar o prazer da conquista”, diz Tomanini.
Empatia
Condicionadas a compreender as necessidades da família
mesmo antes da capacidade de verbalizar dos filhos, as mulheres têm o poder de
ler nas entrelinhas das atitudes e linguagem corporal das pessoas. Essa
característica possibilita que durante uma venda, a mulher consiga se alinhar
mais rapidamente e objetivamente com o cliente, acertando em cheio ao ler suas
reais necessidades.
“Vender pelas características do produto nunca foi
suficiente. É preciso vender pelas necessidades do consumidor, entendê-lo e
saber o que o seu produto pode oferecer para ajudá-lo a atingir seus
objetivos”, explica Cláudio Tomanini.
Saber
ouvir
Mulheres sabem ouvir. Falam muito, mas também ouvem
mais. “Ouvir é uma condição básica nas vendas. Como é que você vai dizer que o
cliente precisa daquilo, se não sabe o que ele quer? Só por isso, as mulheres
já saem na frente”, completa Tomanini.
A boa notícia é que estudos recentes comprovam que
tanto homens quanto mulheres podem ter comportamentos mais femininos ou mais
masculinos.
Então, no fim das contas, ninguém tem mais desculpas.
Mãos à obra!
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