Você pode até ter
ideias muito boas, mas se ninguém escutá-las, nunca serão colocadas em prática.
Julian Treasure, autor do livro "Sound Business", defende que os
hábitos de cada pessoa influenciam a forma como ela é ouvida — tanto em uma
conversa como diante de uma plateia.
Isso significa que os
diálogos mais corriqueiros no trabalho, como reclamar todos os dias do trânsito
ou exagerar um pouco na hora de contar aquela história sobre o fim de semana,
podem se voltar contra você. Segundo o site da Business Insider, é o que Treasure chama de
"sete pecados mortais da fala". Confira quais são eles:
1. Fofocar. Falar mal de outras pessoas é quase como uma reação em
cadeia, diz o escritor. Se você se envolve em fofocas, dá uma impressão ruim e
estimula os outros a fofocar sobre você.
2. Julgar. Preencher suas conversas com julgamentos afasta as
pessoas — elas terão medo de se abrir e podem até cortar laços completamente.
3. Ser negativo. "Minha mãe, nos últimos anos de sua vida,
tornou-se muito, muito negativa, e ficou difícil ouvi-la", afirma
Treasure. Ser otimista te torna mais agradável.
4. Reclamar. Queixar-se vira um hábito. Antes que você perceba,
será conhecido como a pessoa que reclama sobre o clima, o trabalho, tudo.
5. Inventar desculpas. Existem profissionais que culpam outras pessoas por
fracassos que eles cometeram. Assuma a responsabilidade pelos seus erros.
6. Exagerar. Dar um toque dramático ao que você diz é uma forma de
mentira, e "não queremos ouvir pessoas que sabemos que estão
mentindo".
7. Ser dogmático. Não é legal quando convicções e realidade se
confundem — ninguém quer ser bombardeado por opiniões declaradas como se fossem
fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário