1) Comece de forma inusitada
Faça algo que a sua audiência não esteja esperando, mesmo que cause
estranheza. Mas lembre-se de resolver esta estranheza ao longo da sua
apresentação!
Exemplo: Ricardo Amorim, na palestra desenvolvida pela SOAP, começa com “Eu vim
aqui para dizer que o Brasil está condenado”. E depois de trazer várias
evidências de aspectos em que não vamos bem, ele vira o jogo e completa, “…está
condenado a dar certo!”
2) Compre a atenção da audiência nos primeiros segundos
O seu desafio numa apresentação é chegar na “adesão”. Adesão no sentido
amplo da palavra. Pode ser adesão ao seu produto ou a uma ideia. Traga algo que
você vai responder depois e crie curiosidade em cima do tema.
Exemplo: Numa apresentação que fizemos para The Economist, começamos com duas
imagens, de um porco e de uma mala de viagem, com a pergunta: Qual é a conexão
entre eles? Só resolvemos esta questão no último slide quando a audiência
estava pronta para entender o conceito exposto, que era a gripe suína que
impactava nas viagens!
3) Já comece sua história sem preambulos
Ninguém espera que você comece com introuções, agenda, agradecimentos!
Pense num filme. Quando ele começa, vai direto ao assunto. O Diretor não
aparece paa se apresentar. Na maioria das vezes, a sua audiência já sabe quem
você é, e mesmo se não souber, vai saber ao longo da apresentação.
Exemplo: Ricardo Diniz, CEO da Thomson Reuters, em sua palestra que sobre sua
trajetória de vida, começa dizendo que “a vida é um jogo” e que o seu teria
sido interrompido aos 18 anos quando sofreu um acidente de carro….”. A partir
dai, todos ficaram atentos pois entenderam que a palestra continha drama e
suspense, elementos importantes de uma boa história.
4) Vá direto ao ponto (quando for o caso!)
Comece pela conclusão quando tem pouco tempo e sabe que sua audiência
não quer ouvir muitas histórias. Em reuniões onde o CEO está presente e você
sabe que o prazo de validade dele é curto, já apresente a sua ideia logo no
primeiro slide.
Exemplo: Marcos Mion, antes de entrar para a TV Record,
procurou a SOAP para fazer uma
apresentação sobre seu perfil. Concluímos que seria importante contar algumas
histórias mas que os Executivos talvez não tivessem muito tempo. Então, logo de
cara criamos um conceito que deixava claro que ele poderia ser útil para a TV
Record não só conduzindo um programa mas agregando para todo o negócio. Assim,
logo nos primeiros minutos ele apresentou seu slogan “Marcos Mion em sua grade
de negócios”.
5) Comece com uma metáfora
Metáfora é um atalho para o entendimento. Utilize quando o assunto é
complexo. Escolha algo familiar como metáfora, para expressar algo que não é
tão falmiliar.
Exemplo: O CEO de uma multinacional com presença no Brasil deixou de comprar o
concorrente e precisa explicar o porque da decisão para o Board na França. Sua
metáfora: “A noiva não apareceu, viva o noivo!” Querendo se referir às
oportunidades que a vida de solteiro poderia trazer para o negócio.
Nunca esqueça: numa apresentação em ppt, menos é sempre mais
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