quinta-feira, 14 de abril de 2011
Teste seu nível de estresse
Você trabalha muito?
Dorme bem?
Sente-se cansado o dia todo?
Tem dores de cabeça?
Mal-humor rotineiro?
Tem dificuldade de concentração?
Você sente estes sintomas todos os dias há meses?
Caso você respondeu todas estas perguntas tome cuidado, seu problema pode ser estresse.
Segundo um estudo publicado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) no fim de 2010, os brasileiros estão no segundo lugar no ranking dos países mais estressados do mundo e apontam o trabalho como o maior dos males.
Na virada do ano o humor do empreendedor começa bem, fazemos até promessas dizendo: “Este ano vou trabalhar menos e dar mais atenção a minha saúde, meu lazer e minha família” mas o que acontece é o contrário. A jornada de trabalho aumenta, as decisões se tornam mais importantes, a concorrência fica em cima, a rotina, exemplos não faltam.
Cassilda Machado, 53 anos, que hoje atua como artesã, comenta que chegou no limite e pediu demissão do seu antigo cargo na Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça, por causa do estresse. “Meus próprios colegas de trabalham chegavam estressados, mal humorados, o ambiente físico não era bom, a mesma rotina diária, com serviços desgastantes. Isso durou 10 anos até que resolvi pedir demissão. A melhor coisa que eu fiz, foi um alivio.“
Na clinica de bem-estar BodyShape a fisioterapeuta especialista em dermatofuncional, Claudia Massolin, reafirma a pesquisa: “A maioria dos nossos clientes reclamam de estresse por causa do trabalho”. A fisioterapeuta explica que as pessoas com estresse ficam com a musculatura muito tensa, principalmente na região lombar e do pescoço e recomenda a massagens para proporcionar o relaxamento muscular.
“Ficar muito tempo sentado ou no computador também contribui para estresse, neste caso uma dica é sair da cadeira de uma em uma hora e fazer alongamentos leves. No geral, fazer meia hora de caminhada por dia ao ar livre, exercendo um hábito de vida fora da rotina do trabalho pode reduzir consideravelmente os efeitos do estresse”, finaliza Cláudia.
Convencer e conscientizar uma pessoa para tomar cuidados com a saúde é um trabalho difícil, até mesmo para profissionais especializados nessa tarefa. Por isso o Sebrae indica para os leitores um teste de estresse online certificado pela pela International Stress Management Association no Brasil.
Aproveite:
href="http://www.ismabrasil.com.br/testes/teste-seu-nivel-de-stress ">
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BUSCA PERSONALIZADA
Busca personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário