quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Feliz aniversário MACINTOSH

Em 24 de janeiro de 1984, a Apple lançava no mundo o Macintosh - o primeiro computador pessoal do planeta com mouse e interface gráfica.
Foi uma revolução; uma revolução que somente chegou no mundo dos PCs Corporativos quando a Microsoft lançou o Windows 3.0 em 1990.
Conheça a história do lançamento do Macintosh.
Leia e aprenda.
Aprenda e aplique.

1. PENSE DIFERENTE
Steve Jobs e a Apple são acusados pelos críticos de "piratas da informática", pois nunca criaram nada na vida.
Será que stão certos esses críticos. A pergunta que fica: E esses críticos, o que eles criaram?
A acusação é que eles teriam roubado a interface gráfica e o mouse originalmente inventados pela Xerox.
No fim dos anos 70, a Apple já era considerada uma empresa tremendamente INOVADORA.
Em 1976 e 1977, Steve Jobs e Steve Wozniak já haviam lançado o Apple I e Apple II com tremendo sucesso devido a suas características inovadoras.
A Xerox, uma das empresas mais inovadoras do mundo naquela época, viu na Apple uma cultura tão inovadora quando a eles e quis investir na empresa. A Apple então trocou 100 mil ações por uma tour de dois dias pelos laboratórios de pesquisa da Xerox em Palo Alto - USA.
Durante a visita aos laboratórios da Xerox, Steve Jobs ficou fascinado pelas possibilidades da interface gráfica e pelo mouse, e saiu de lá convencido de colocar as invenções da Xerox no Macintosh.
Pois é, o que para a Xerox era uma invenção sem nenhum sentido comercial, para Steve Jobs vislumbrava o futuro da computação pessoal.
Na teoria, a empresa em que você trabalha diz que quer inovar; na prática, o negócio é vender o máximo possível de produtos o mais rápido possível o mais fácil possível no menor custo possível.
Em 1984, o projeto do computador pessoal na indústria da tecnologia era exatamente esse: Vender o maior número possível de computadores pessoais para o maior número possível de empresas com o mais baixo custo possível.
A Apple foi CONTRA a indústria de tecnologia.
Ao invés de pegar a cauda do cometa da computação pessoal tradicional, faturar alguns milhões com um computador mais do mesmo, baixar a cabeça para o padrão da indústria, a Apple resolveu seguir o seu próprio caminho.
FAZER DIFERENTE, IR CONTRA O PADRÃO DO IBM PC, e DESAFIAR A INDÚSTRIA que se formava.
O IBM PC lançado em 1981 trazia a interface DOS. Interface praticamente idêntica àquela utilizada pelos mainframes. Naquele momento ninguém estava preocupado em inovar nada na interface, no hardware, ou no computador pessoal.
A verdade é que poucos acreditavam no futuro do computador pessoal dentro da indústria de tecnologia, poucos achavam que aquela "droga" tinha algum futuro.
A Apple percebeu antes de todo mundo que deveria existir uma diferença significativa na interface dos computadores pessoais em relação a interface oferecida pelos grandes computadores (mainframes); afinal, os usuários do computador pessoal seriam as pessoas físicas e não os engenheiros que viviam nos grandes datacenters.
Assista agora ao vídeo que mostra Steve Jobs lançando a interface gráfica para o mundo:



2. SER AUTÊNTICO
Qual é a cultura ideal para uma empresa ser inovadora?
No caso da Apple, a cultura ideal é ser autêntico.
Desde o lançamento do Apple I em 1976, a Apple nunca teve medo de dizer o que pensa sobre a indústria, concorrentes, funcionários, fornecedores etc.
Por exemplo, é muito comum você encontrar na internet comentários de ex-funcionários da Apple criticando o estilo “objetivo demais” de Steve Jobs para lidar com as pessoas. Alguns dizem que ele é um verdadeiro cavalo no trato com as pessoas.
O fato é que desde sempre a Apple deixou bem claro que estava em uma cruzada contra a IBM e que tinha pressa para vencer a gigante da informática.
A Apple sempre se viu como o anjo rebelde que chegou para acabar com a hegemonia do "Deus" da informática, na época, a IBM.
A marca da Apple, a maçã mordida, simboliza a maçã do pecado, a fruta da árvore do conhecimento que Eva mordeu mesmo sabendo que estaria desafiando Deus.
O preço de lançamento do Apple I em 1976 era U$ 666,66. Para quem não sabe, 666 é o número da besta na Bíblia.
Quer dizer, a Apple nunca teve receio de dizer para que veio, e desde sempre demonstrou qual era o propósito maior pelo qual estava lutando.
Dessa maneira, não foi difícil encontrar milhares de seguidores espalhados pelo mundo que tinham a mesma vontade que ela: acabar com o domínio da IBM na indústria de informática.
O vídeo abaixo mostra o jovem Steve Jobs em 1983 lançando a sua cruzada contra a IBM em público.
Quem teria coragem em 1984, ou hoje, de falar o que pensa sobre concorrentes, tecnologias e ideologias em cima de um palco frente a centenas de pessoas para o mundo inteiro ouvir?
Steve Jobs sempre teve essa coragem, e por isso criou uma legião de fãs pelo mundo.
Abaixo o vídeo do evento onde Steve Jobs discursa abertamente contra a IBM:



Enquanto a IBM e outros gigantes corporativos com seus business plans ortodoxos pensavam em como conquistar segmentos de mercados, como pessoas com renda X, Y ou Z, moradores de determinadas localidades, empresas de determinados tamanhos com determinados orçamentos, a Apple inventava a segmentação de mercado por estilo de vida.
A Apple sempre deixou claro que havia nascido para atender os rebeldes, os anarquistas, os causadores de problemas, os caras que não tem respeito algum pelo status quo das coisas, os caras incompreendidos, os caras que pensam diferente, os que tem brilho nos olhos, aquels que querem mudar o mundo.
O mantra da Apple desde sempre:
"Se você é rebelde e pensa diferente, junte-se a nós! Se você é quadrado e engravatado, compre IBM e vá ser feliz."
O anúncio abaixo foi veiculado nas revistas de computação da época e introduz o Macintosh para os que querem fazer a diferença nesse planeta.
O anúncio traz também outra inovação radical para a época: a foto de pessoas reais que fizeram o produto - um bando de hippies cabeludos, mal vestidos e feios. Algo completamente fora dos padrões da propaganda que existia naquela época, e infelizmente, até hoje.
A Apple nunca teve medo de ser autêntica:

3. SER REBELDE.
No dia 24 de Janeiro de 1984 a Apple começou a vender o Macintosh nas lojas.
No dia 22 de Janeiro de 1984, a Apple introduziu o Macintosh no mercado americano com um comercial de 1 minuto de duração no intervalo do SuperBowl.
O comercial, um dos mais famosos da história da propaganda, fez história, e simboliza a cruzada da Apple contra a IBM.
Assista agora a fantástica propaganda que a Apple criou para lançar o Macintosh em 1984:



O filme mostra o mundo dominado pelo Big Brother.
A expressão Big Brother foi cunhada por George Orwell e não pela rede Globo.
Orwell foi um escritor inglês que escreveu em 1949 um livro revolucionário sobre como seria o mundo em 1984. O livro, chamado de 1984, fala de uma sociedade obrigada a seguir o "Big Brother", uma espécie de ditador socialista que obriga todas as pessoas a viver como ele acredita que tem que viver.
A mistura de ideologia com marketing foi incrivelmente rebelde para os anos 80. Uma tacada de mestre que mudou para sempre o mundo dos negócios.
Hoje, todos tentam fazer a mesma coisa, mas poucos ou quase ninguém consegue.

"Cara, você prefere mudar o mundo ou continuar vendendo água com açúcar para o resto da sua vida?", pergunta feita por Steve Jobs para John Sculley - então presidente da Pepsi durante entrevista para ocupar a presidência da Apple.

Pensar Diferente, Ser Autêntico, Ser Rebelde são parte da cultura da Apple que fez o Macintosh, e mudou para sempre o mundo da computação pessoal.

FELIZ ANIVERSÁRIO MACINTOSH!

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