Esses dois produtos têm a mesma função, fornecer energia por meio de reações químicas que ocorrem dentro delas. Essas reações geram eletricidade, assim proporcionando energia.
Apesar das duas terem o mesmo objetivo, que é de fornecer energia, elas possuem diferenças de uso bem definidas.
A pilha é uma unidade, com muito menos energia, ideal para pequenos equipamentos que necessitem de eletricidade. A bateria automotiva é um conjunto de grandes pilhas, serve para energizar os automóveis. Com uma pilha comum seria impossível fazer o seu carro dar a partida, ou mesmo usar os componentes de segurança, como freio abs, farol e vidro elétrico, somente com uma bateria automotiva isso seria viável.
Outra diferença é a composição das duas, que ajuda a diferenciar inclusive pelo nome. As pilhas comuns são chamadas de alcalinas, pois utilizam os materiais zinco, hidróxido de potássio e dióxido de manganês para realizar a reação química. Já a bateria automotiva é chamada de bateria de chumbo ácido. Ela possui esse nome, pois é revestida com uma placa protetora de chumbo, sendo que, dentro dela, há ácido sulfúrico que entra em contato com todas as grandes pilhas, assim liberando energia para o veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário