Como você já deve percebido que, assim como os conteúdos disciplinares, o tempo que você dedica à resolução de cada questão também possui extrema importância para o seu sucesso no Enem. Isso porque o exame conta com um grande número de questões. Por sua vez, a maioria das questões tem textos de grande extensão, apresentando um pequeno parágrafo de contextualização. Desta maneira, além do cansaço, é fundamental controlar o tempo durante a realização do exame, já que uma questão a menos respondida pode significar uma vaga em uma universidade do seu sonho.
Quanto tempo dedicar na resolução de cada questão?
Para calcularmos o tempo disponível para cada questão, primeiro temos que levar em conta quantas questões tem em cada dia, assim como o tempo total disponível. O primeiro dia será teremos além da prova de redação, 45 questões de Linguagens e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração total de 5 horas e meia. Reservando uma hora para escrever e passar a limpo a Redação, que é suficiente caso você esteja devidamente preparado, restam 4 horas e meia, ou 270 minutos. Dividindo pelas 90 questões, você tem 3 minutos, em média, para ler, interpretar e resolver cada questão!
Entretanto, lembre-se de que o cálculo do tempo foi realizado sem contar com o preenchimento da folha de resposta. Desta forma, considerando que você gaste cerca de 20 segundos por questão preenchendo-a, sobram 2 minutos e 40 segundos para resolver de fato a questão!
Já no segundo dia de aplicação do Enem, o exame é composto por 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com um tempo total de 5 horas. Desta forma, reservando 30 minutos para o preenchimento da folha de resposta, você poderá utilizar 3 minutos para resolver cada questão!
Como se preparar para essa maratona?
Treinando!
Parece muito pouco tempo para resolução, não é mesmo? Já faz tempo que o Enem funciona desta forma, o que permite aos alunos realizarem uma preparação focada neste modelo de prova. A melhor forma de preparar-se para o Enem é treinando, seja através de provas anteriores ou de simulados. Além disso, em algumas questões você certamente utilizará menos tempo do que o designado, podendo realocar o tempo que sobra para aquelas questões mais complexas! O mais importante é que somente com o treino você alcançará os resultados desejados na prova do Enem, uma vez que a cada ano a prova torna-se mais elaborada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário