Os livros são sempre ótimas companhias — além de proporcionarem conhecimento, eles também são ótimos conselheiros e até mesmo fonte de inspiração para quem está criando ou já criou uma empresa e precisa aprender com quem já trilhou esse caminho. Por isso, listamos abaixo, uma série de obras dedicadas especialmente para empreendedores, capazes de ajudar você a alcançar o sucesso no seu negócio.
1) Aventuras empresariais — de John Brooks
Trata-se de uma série de artigos do jornalista americano John Brooks para a revista The New Yorker.
O livro evidencia a importância das decisões e das lideranças em uma empresa — que podem tanto alavancar o negócio para o sucesso quanto levá-lo ao fracasso.
2) O maior vendedor do mundo — de Og Mandino
É uma obra inspiradora que conta a história de um pobre guardador de camelos, o Hafid, que consegue alcançar a riqueza.
Trata-se da espécie de um guia em termos de filosofia de vendedor.
3) O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso — de Clayton Christensen
Esse livro para empreendedores faz referência ao conceito de inovação disruptiva, e fala sobre os motivos que levaram boas empresas (mesmo aquelas competitivas, que davam a devida atenção aos clientes e investiam bem em novas tecnologias) a perderam a liderança de mercado quando se depararam com as mudanças tecnológicas de ruptura.
A obra também aconselha o leitor sobre como evitar o mesmo destino.
4) O gestor eficaz — de Peter Drucker
Trata-se de um livro que evidencia que a eficácia pode ser aprendida — e que os líderes de uma empresa precisam dela para comandar o negócio de forma adequada.
5) A universidade de sucesso — de Og Mandino
É uma espécie de guia, com 50 lições referentes a situações do cotidiano que um empreendedor precisa enfrentar.
Por exemplo: como parar de adiar decisões, como potencializar as suas qualidades, como ser corajoso para correr riscos, como construir reservas financeiras, dentre diversos outros aspectos.
6) Startup: Manual do empreendedor — de Steve Blank e Bob Dorf
Focada no mundo das Startups, a obra fala da metodologia chamada de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente), frisando a necessidade de desfocar um pouco do escritório e ir para a rua trabalhar diretamente com o principal público do negócio — o cliente.
7) Startup enxuta (Lean Startup) — de Eric Ries
Esse é outro livro para empreendedores que funciona como uma espécie de manual.
A obra tem como objetivo ajudar os líderes empresariais a conseguirem chegar a bons resultados economizando tanto recursos quanto tempo.
8) Zero a um — de Peter Thiel
A obra aborda a importância das empresas focarem em inovar e criar monopólios.
E isso pode começar a ser feito, por exemplo, resolvendo problemas de um nicho pequeno — e fazendo isso de uma forma única.
9) Inovação em modelo de negócios (Business Model Generation) — de Alex Osterwalder e Yves Pigneur
OBusiness Model Generation foi produzido por mais de 400 pessoas.
A intenção do livro é explicar os modelos de negócios de acordo com os pensamentos de grandes líderes do mercado — e ajudar o empreendedor a encaixar esses pensamentos no contexto em que vive.
10) Como fazer uma empresa dar certo num país incerto — do Instituto Empreender Endeavor
Esse é um projeto do Instituto Empreender Endeavor, publicado em 2005, a respeito de suas experiências de cinco anos (na época) orientando mais de 3.000 empreendedores brasileiros.
O livro exemplifica casos reais e fala de temas como gestão, sociedade, mercado e aspectos legais.
11) O homem mais rico da Babilônia — de George Samuel Clason
A base dessa obra são as lições financeiras dos antigos habitantes da Babilônia, umas das cidades mais prósperas do seu tempo.
A intenção do texto é mostrar ao empreendedor algumas formas de garantir renda e usar os recursos de forma consciente, bem como de evitar situações como o desperdício de dinheiro, a falta de recursos financeiros e o atraso de pagamentos.
12) O sucesso não ocorre por acaso — de Lair Ribeiro
Nesse livro para empreendedores o assunto principal está explícito no título da obra.
De acordo com ela, o sucesso não está relacionado à sorte mas, sim, ao fato do líder empresarial ser capaz de enxergar e agarrar as oportunidades.
13) Quem pensa, enriquece — de Napoleon Hill
Esse é um livro que fala da ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo — dentre elas, Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller.
A obra elenca, ainda, 15 características que são comuns na construção de todas essas fortunas.
14) Marketing 4.0: Do tradicional ao digital — de Philip Kotler
Aqui, os temas centrais são a passagem do marketing tradicional para o digital — o 4.0 — e, também, o percurso do consumidor na era digital.
A obra também aborda as formas de adotar novas métricas e práticas de marketing.
15) Novos negócios inovadores e de crescimento empreendedor no Brasil — de Silvio Meira
Esse é um dos livros para empreendedores que fala da criação de negócios inovadores no Brasil.
Além disso, trata-se de uma obra que apresenta bons insights para o líder empresarial aplicar ao seu contexto.
16) Reinvente sua empresa — de David Heinemeier Hansson e Jason Fried
Aqui, a leitura traz para o empreendedor dicas de como mudar a forma de trabalhar em prol da eficiência e produtividade, com o intuito de alcançar o sonhado sucesso.
17) Traction: A Startup guide to getting customers (Tração: um guia de inicialização para atrair clientes) — de Gabriel Weinberg e Justin Mares
Esse livro é dedicado especialmente ao empreendedor que quer entender de que maneira os canais de marketing funcionam em um negócio, bem como a relevância deles para o processo de crescimento da empresa.
Trata-se de uma forma de compreender a respeito de como chegar, de maneira eficiente, até o consumidor.
18) Value Proposition Design — de Alan Smith, Yves Pigneur, Alex Osterwalder e Greg Bernarda
Essa é uma obra dedicada a mostrar ao empreendedor quais são os processos e as ferramentas necessárias para o crescimento e sucesso do empreendimento.
A leitura explica como usar o Quadro de Proposta de Valor, utilizado para desenvolver, testar, criar e gerenciar produtos e serviços que são de interesse dos clientes.
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