terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Neuroaprendizagem


A ciência do cérebro e do comportamento aplicada a aprendizagem 

Há pouco mais de um século, o cientista alemão Korbinian Brodmann dividiu o cérebro humano em 52 regiões diferentes, criando o primeiro “mapa” do cérebro. No mês de dezembro de 2017,  um esforço científico liderado pela Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, atualizou essas divisões, revelando que o córtex, a camada mais externa do cérebro, tem 180 áreas que comandam a consciência, linguagem, atenção, percepções, pensamentos e sensações – um conhecimento sem precedentes sobre a mente humana.
Não é mais possível pensar nos processos de aprendizagem somente do ponto de vista abstrato. As neurociências tem demonstrado como, e em que situações, o cérebro atua nos processos de aprendizagem. A Neuropsicologia é o ramo das Neurociências que estuda este funcionamento cerebral permitindo que, hoje possamos pensar não somente em aprendizagem, mas, de forma mais ampla, em neuroaprendizagem.
Profissionais envolvidos com estes processos de aprendizagem necessitam cada vez mais se manterem informados sobre os mecanismos neuropsicológicos envolvidos, pois que, do planejamento à execução de uma tarefa cognitiva, acadêmica ou não, componentes cognitivos, neurológicos e neuroquímicos se entrelaçam para que haja realização.
Aprendizagem não é somente um processo acadêmico, desenvolvido em sala de aula. Trata-se de um processo bastante amplo e complexo, que envolve situações rotineiras , bem como delicados processos para resolução de problemas.

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