CANVAS
O QUE É O CANVAS?
Ter uma ideia criativa e abrir uma startup é algo que milhares de
pessoas ao redor do mundo vêm fazendo. Pessoas em busca de um trabalho
diferenciado, criativo, menos formal e totalmente com a cara que sua
personalidade tem, se livrando dos “dogmas” existentes nas empresas por aí
mundo afora. E como o número de startups é imenso, claramente surgem algumas
que não possuem um modelo de negócios que vise o futuro da empresa e a previna
de determinadas situações comuns àquelas que se aventuram pelo mundo dos
negócios.
Com essa falta de preparação e gerenciamento coerente com a realidade do
que é ter uma empresa, muitas acabam falhando e fazendo com que os investidores
percam o seu dinheiro. São muitas tragadas pelo mar bravio de concorrência, de
falhas no sistema financeiro e jurídico e de pessoas despreparadas. Para
driblar tantos problemas e criar uma forma definitiva de gerir uma startup,
surgiu o método Canvas.
CLAREANDO O CAMINHO A SER SEGUIDO
Para clarear o caminho a ser seguido por uma empresa em seu estágio
inicial e sem muito capital para poder ousar em termos financeiros, Alexander
Osterwalder e Yves Pigneur escreveram o livro Business Model Generation,
onde ficou explicitada uma forma excelente de gerir os seus negócios e
implantar um planejamento estratégico eficiente para a empresa.
Este modelo de negócios é, claro, o Business Model Canvas, um
modelo altamente eficiente e que permite aos empresários ter um maior controle
sobre o futuro e o presente de sua empresa, tendo em vista que ao aumentar o
seu conhecimento sobre algo, a sua capacidade de controle sobre o mesmo também
é incrementada.
O CANVAS SERVE PARA QUE VOCÊ TENHA UMA VISÃO GERAL DO NEGÓCIO
Ao abrir um negócio, você deve ter em mente a necessidade de abrir a sua
mente e ter uma visão geral e bem ampla de tudo o que estiver fazendo, sendo
assim a única forma de poder se prevenir das inúmeras armadilhas causadas por
falta de planejamento e atenção existentes em algum empreendimento como este.
Alexander Osterwalder, tendo isto em mente, conseguiu projetar um modelo
que fosse coerente com a proposta de todas as empresas e teve êxito em aplicar
um método que conseguisse abranger as áreas necessárias de toda e qualquer
startup. Áreas interessantes para o bom futuro do negócio.
Então, o modelo é divido em nove partes muito abrangentes. São elas:
1
Segmentos de clientes: esta parte diz respeito ao
público para o qual você vai dirigir os seus serviços e produtos, para quem
você estará fazendo negócios.
2
Proposta de valor: nesta fase você irá se questionar e
descobrir aquilo que você vai oferecer a este público, elucidando-se sobre qual
problema do consumidor você quer resolver.
3
Os canais: aqui é a hora de decidir por quais canais
você vai fazer o marketing, se relacionar com os clientes e, claro, fazer
negócios.
4
Relacionamento com o consumidor: você irá estabelecer
qual tipo de relacionamento será o usado entre sua empresa e os clientes, e
como isso vai interferir no modelo de negócios.
5
Fontes de lucro: o valor em comum que os clientes
querem pagar pela sua proposta será avaliado e qual será a maneira mais fácil
deste pagamento ser realizado também.
6
Recursos pontuais: estes são os recursos
imprescindíveis para fazer o seu negócio andar.
7
Atividades necessárias: e estas são as atividades
importantíssimas também para o seu negócio andar.
8
Parcerias: esta parte refere ao ponto 2, se
perguntando quais parcerias serão necessárias para por em prática sua proposta
de valor.
9
Custos: que serão tomados com a projeção de fato do
modelo de negócios.
Como vocês podem constatar, este é um modelo bem abrangente e preocupado
com atividades comuns e rotineiras, mas que na inexperiência de alguns, acabam
sendo esquecidas.
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