Conheça pontos em que executivos de
empresas de todos os portes mais falham ao se comunicar via emails.
A comunicação
corporativa, especialmente via email, é um espaço permeado por erros de
planejamento.
"Terrenos em
que 'todo mundo sabe tudo', como o da troca de emails de negócios, são os mais
cheios de armadilhas - e daquelas que podem custar caro", diz Vivian Rio
Stella, doutora em Linguística pela Unicamp e diretora da empresa de
treinamento executivo VRS Cursos, que há mais de dez anos dá consultoria e
coaching na área. "Para piorar, são falhas que impactam tanto negócios
quanto a imagem de quem escreve errado - é um duplo tiro no pé."
Vivian lista 4
pontos em que executivos de empresas de todos os portes mais falham ao se
comunicar via email. Confira se você já não caiu em um deles:
1. Não deixar
claro o propósito do email
Talvez se queira
pedir aumento de preço ou alterar características de um serviço, mas por receio
de "ferir os brios" do outro lado se foca nas frases de cortesia,
deixando a mensagem ambígua; outra situação é aquela em que a pessoa de fato
não escreve bem - e se torna exercício de advinhação decifrar o email.
2. Detalhar
demais as informações
É um tipo de erro
semelhante ao anterior - porém, aqui, a falha se dá pelo excesso. Usando o
mesmo exemplo de aumento de preço, depois de 3 parágrafos sobre os por quês,
comos e quandos, qualquer um se perde da informação central do email. Se a
ideia é se comunicar, isso já não está ocorrendo.
3. Envolver
muitos contatos, sem que todos precisem estar em cópia
A pseudo
democracia corporativa e o desejo de manter a "todos" informados
costuma causar grandes prejuízos - em especial porque o número de interações em
uma troca de emails é proporcional à quantidade de pessoas copiadas. Aquela
história de perder a última versão de um relatório começa assim.
4. Redigir e-mail
com raiva e transparecer esse sentimento no texto
Que deselegância - e acontece com frequência. Depois
não adianta reclamar que o cliente ou fornecedor não vai com a sua cara. Na
verdade, você "disse" que não gosta dele, e isso é bem difícil de
reverter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário