Se você nunca teve que enfrentar uma saia justa por conta de uma
pergunta vinda do seu chefe, espere mais um pouco, é uma questão de tempo.
Questões inesperadas, às vezes constrangedoras, são mais comuns do que deveriam
e podem provocar situações incômodas no trabalho --especialmente se quem as faz
é o seu superior hierárquico.
Diante de uma pergunta embaraçosa, feita à queima-roupa, a tentação de
mentir é grande: um estudo publicado em 2012, na revista científica
Psychological Science, revela que, sob pressão, as pessoas mentem mais.
"Quando a situação exige uma resposta rápida, instintivamente, as pessoas
tendem a se proteger, ainda que, para isso, abram mão da postura ética e
mintam", diz o psicólogo Shaul Shalvi, da Universidade de Amsterdam, em
sua pesquisa.
Porém, esse é, sem dúvida alguma, o pior desfecho para o episódio,
segundo afirmam os especialistas em gestão de recursos humanos e comunicação no
ambiente de trabalho. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a verdade aparece.
"É mais complicado ainda se o gestor for surpreendido por uma informação
que ele já deveria ter", diz o psicólogo Rafael Chiuzi, especialista em
psicologia do trabalho e coordenador do curso de Gestão de RH da Universidade
Metodista de São Paulo.
Mas é claro que a verdade precisa ser dita com bom senso. "Sempre
que possível, seja objetivo na resposta, apresentando dados e fatos em vez de
opiniões ou julgamentos pessoais", diz a jornalista Karen Gimenez,
especialista em comunicação empresarial da CCS Consultoria - Coaching,
Comunicação e Sustentabilidade.
A seguir, confira algumas orientações que poderão ajudá-lo a responder
às perguntas incômodas do seu superior. Assim, se for pego de surpresa por ele,
você saberá sair da situação numa boa, sem arranhar sua imagem com o chefe ou
com o restante da equipe.
Se a pergunta for...
1. Sobre a competência de um colega: a relações-públicas Cristina
Camargo, professora da escola de negócios BSP (Business School São Paulo),
aconselha a responder apenas se o trabalho do colega tiver vínculo direto com o
seu. Nesse caso, mencione as qualidades e, caso haja algum aspecto da atuação
do colega que esteja atrapalhando o seu próprio desempenho, comente que existem
alguns pontos nos quais ele poderia se desenvolver mais. "Se não houver
interação, diga simplesmente que não tem elementos para avaliá-lo", diz a
professora.
2. Sobre um assunto do qual você nunca ouviu falar: é mais
seguro dizer a verdade do que fazer um comentário inapropriado sobre o que não
sabe. Mas evite se expor, conforme aconselha o psicólogo e professor Rafael
Chiuzi: "Em vez de dizer que não sabe nada sobre o assunto, diga que não
conhece o tema em profundidade, mas que está interessado em aprender. Você pode
sugerir, ainda, que voltem a conversar novamente sobre o assunto, depois que se
informar melhor".
3. Sobre a sua disponibilidade para trabalhar até mais tarde quando tem
um compromisso inadiável (seu aniversário, por exemplo): mesmo que o seu
motivo para dizer "não" seja justo, é bom saber que uma recusa pura e
simples poderá ser vista como falta de comprometimento. Assim, é importante não
apenas se justificar –sem entrar em muitos detalhes–, mas, principalmente,
sugerir outra data ou horário para resolverem o que está pendente. "Diga
que tem um compromisso envolvendo outras pessoas e busque uma alternativa para
atender à demanda de trabalho. Negocie, seu chefe dificilmente se mostrará
resistente se você souber expor os fatos", diz Cristina.
4. Sobre a pontualidade de um colega: "Esse é o tipo de
pergunta que demonstra falhas na gestão da empresa", afirma Karen Gimenez.
Para quem responde, o risco é cometer uma injustiça contra o colega que pode,
eventualmente, ter enfrentado algum problema para chegar no horário, em um
determinado dia da semana. E, na dúvida, o melhor é desconversar.
"Responda que pode dizer ao certo a hora em que você foi procurado pelo
colega para falar sobre alguma questão de trabalho, mas que não tem como saber
a hora em que a pessoa chegou à empresa", sugere Cristina.
5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas
não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle
sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto
antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso
de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para
responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a
transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o
seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser
exposto nem interferir na rotina do trabalho.
6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se
não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por
pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por
isso, merece ser bem remunerado. "Se você sabe que a empresa tem uma
política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu
salário", afirma Chiuzi.
7. Sobre a sua empresa anterior: você pode citar alguns
exemplos de experiências vividas no antigo emprego, até mesmo para justificar
algumas das decisões que está tomando hoje. Porém, não se sinta obrigado a dar informações
sigilosas, ainda mais se as empresas forem concorrentes. E acredite: insistir
nessa postura ética não o fará perder pontos. Ao contrário, ela demonstrará ao
seu gestor que você é uma pessoa de confiança que, no futuro, também não
passará adiante os dados estratégicos da companhia atual. "Com delicadeza,
diga apenas que não se sente à vontade para fazer comentários sobre o seu
antigo emprego", diz Cristina. Para bom entendedor, isso bastará para
evitar futuras especulações.
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