sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Palestra na Uberlândia Refrescos - Coca-Cola Brasil


     Na manhã desta sexta-feira, 04 de janeiro, realizei um dos meus grandes desejos.
     A convite do amigo Jame Alves Pereira (treinamento) e da colega no curso de mestrado na UFRRJ, a amiga Wanderleia Silva (gerente de TH), a quem agradeço-os profundamente pela oportunidade, conversei com os profissionais da área de Talentos Humanos da Uberlândia Refrescos – Coca-Cola Brasil, tendo como ideia central: “O profissional de TH: ter poder é saber servir."
     Coloquei para os participantes que de uns tempos pra cá, não sou mais prof. de Marketing, nem de Física, nem de Análise das Demonstrações Financeiras,  nem de coisa alguma. A partir de agora, parafraseando o teólogo e psicanalista Rubem Alves, serei um "professor de espantos."
     Explico melhor.  Esse é um novo tipo de professor, aquele que não ensina nada, pois p’ra mim, o objetivo da educação não é ensinar coisas, pois elas já estão todas na web, nos livros, nos artigos científicos, enfim em todos os lugares.
     Ser um "professor de espantos" é antes e acima de tudo, ensinar uma pessoa a pensar.
     Criar nela a curiosidade. Este sim, é o genuíno objetivo da educação: “criar nas pessoas a alegria de pensar.”

     O problema que propusemos resolver: As pessoas da área de T H costumam utilizar apenas sua energia mental, esquecendo-se que nessa nova era do Conhecimento, o que realmente conta é a utilização da energia emocional, isto é, a maneira como interagimos com nossos parceiros.
     A solução que buscamos implementar: Ter plena consciência que as pessoas representam o verdadeiro diferencial competitivo da organização, indubitavelmente seu maior ativo, sendo o profissional de TH o responsável para que as inteligências sejam parceiras umas das outras,  para que juntas, elevem a condição de ação de todo grupo.
     Procurei esclarecer que o profissional de TH é alguém capaz de conCertar (com C mesmo, de concerto,  C de Coca-Cola) a pluralidade e a diversidade de competências, e de manejar com maestria todo estoque de conhecimento da organização. 
     Finalizei nosso bate papo estabelecendo nossa Regra de Ouro ou a Regra mais importante da vida:
“Um por todos e todos por um.”

     Mais uma vez, o meu muito obrigado à toda equipe de TH da Uberlândia Refrescos.
     Segue abaixo o registro desse momento tão especial para mim, a foto com os profissionais de Talentos Humanos da Uberlândia Refrescos – Coca-Cola Brasil:
Em pé, a partir da esquerda, os amigos Wanderléia Silva e Jame Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada