Mais
do que entender a importância do networking, o profissional deve observar
alguns pontos para melhor aproveitá-lo.
Sempre
alguém conhece alguém, e é exatamente por isso que o networking é extremamente
útil na esfera pessoal ou profissional. No entanto, mais do que entender a
importância de se construir uma rede de contatos, os profissionais devem
observar alguns pontos para melhor aproveitá-la.
Nesse
sentido, a gerente-geral da empresa de recursos humanos e carreiras, Right
Management no Brasil, Elaine Saad, elaborou 10 dicas que ajudam a direcionar as
pessoas na construção de uma eficiente rede de contatos, observe:
1.
Entenda o que é o networking - pode parecer simples, mas
entender o objetivo e a extensão do networking é o primeiro passo tanto para
aproveitar melhor sua rede de contatos quanto para potencializá-la. De acordo
com Elaine, muitos profissionais pensam que a principal função do networking é
auxiliá-lo na busca de uma nova colocação.
O
networking, no entanto, é a construção de uma rede de relacionamento que
poderá, em determinados momentos da vida, contribuir para solucionar questões
tanto profissionais quanto pessoais. “É importante compreender o objetivo do
networking, ele não serve apenas para busca de emprego, é uma ferramenta muito
mais ampla”, analisa Elaine.
2.
Organize sua vida para que o networking seja algo natural
- uma boa rede de relacionamento não surge da noite para o dia. É preciso
aproveitar cada ocasião, cada evento, cada encontro, cada oportunidade. Elaine
explica que existem três esferas principais de relacionamentos: pessoal,
profissional e espontânea.
Sua
rede pessoal é composta por seu vizinho, seu médico, o gerente do banco, o
dentista. A profissional é aquela composta por pessoas que trabalham com você.
A espontâneo, por fim, é aquela que surge em eventos esporádicos. Entenda que o
networking bem feito vem da capitalização de pessoas em todas essas esferas,
não se restringindo apenas ao mundo corporativo. Em todas as ocasiões,
portanto, tente se aproximar das pessoas.
3.
Elaboração de uma base de dados - conhecer pessoas, mas não
saber onde ou como contatá-las, não adianta nada. Preocupe-se em montar uma
base de dados bem organizada, com informações relevantes e atualizadas. Com o
advento das redes sociais, esse trabalho ficou muito mais simples. A sugestão é
criar seu perfil em todas as redes sociais, desde as mais pessoais, como
Facebook ou Orkut até as profissionais, como Linked In e Tumblr.
4.
Vá aonde as pessoas estão - na mesma linha do item anterior,
lembre-se de que boa parte dos usuários da internet já acessa as redes sociais.
A lógica, portanto, é a mais simples possível: se todos estão na rede e sua
estratégia é conhecer e contatar pessoas, vá para onde as pessoas estão.
5.
Mantenha o círculo ativo - observe que você desenvolve
basicamente três tipos de contato com as pessoas. O primeiro é aquele mais
frequente, com pessoas com as quais você fala quase sempre e que, normalmente,
são membros da família, amigos e algumas pessoas mais próximas do trabalho.
Depois, há aquelas pessoas com as quais o contato é menos frequente ou que,
apesar de ver todos os dias, no caso do seu chefe, você não estabelece uma
relação muito próxima. O último caso é aquele tipo de contato com pessoas que
você conhece, mas não convive.
Elaine
lembra que não basta simplesmente conhecer e ter essas pessoas na sua rede de
contatos: é preciso fazer com que elas lembrem de você. “É importante se fazer
presente de alguma maneira”. A forma como você vai atrair essas pessoas vai
depender de como você se sente melhor. Você pode chamar para um almoço,
convidar para um evento, mandar e-mail, dar um telefonema, seja o quer for, o
importante é não deixar que as pessoas se esqueçam de você.
6.
Encontre a sua forma de fazer - muitos têm dúvidas a respeito de
como fazer o networking, ou seja, qual estilo adotar. A resposta deve vir do
próprio profissional. Elaine pontua que não existe regra para isso, as pessoas
são diferentes e precisam descobrir como se sentem bem ao fazer o networking.
A
sugestão então é: encontre a sua forma de fazer, desenvolva o seu estilo. Se
você se sente bem telefonando para as pessoas, faça isso. Se prefere mandar
e-mail, mande. O importante é não ficar parado nem achar que você precisa se
encaixar em alguma regra ou modelo preelaborado.
7.
Não recuse favores - a rede de contatos será muito
útil no momento em que o profissional precisar de uma ajuda, de um favor ou de
uma indicação. O erro é lembrar dela somente nesses momentos. Para ser ajudado,
é preciso ajudar, não se esqueça disso. Lembre-se sempre de que você também faz
parte da rede de contato de muitas pessoas e, se hoje elas precisam de você, um
dia você precisará delas; então, nunca negue uma demanda.
Elaine
explica que uma pessoa que atende à solicitação da sua rede de contatos, não só
pode contar com o retorno desse favor, como pode se tornar “uma referência para
situações futuras”. Na prática, isso quer dizer que aquele profissional que dá
atenção para outros, pode ser citado e indicado por outros profissionais,
aumentando ainda mais sua rede.
8.
Envolva-se - o segredo para construir uma rede de contatos
interessante é “ficar ligado e atento a tudo”, observa Elaine. Observe que, na
área profissional em que você atua, existe uma infinidade de formas de aumentar
seu envolvimento. Você pode fazer um curso de especialização, participar de
sites focados na sua área, comunidades na internet, eventos, palestras, feiras,
exposições, enfim, só depende de você se envolver e capitalizar os contatos.
9.
Cuidado com quem você está falando - cuidados ao se relacionar
com aqueles que fazem parte da rede de relacionamento também deve fazer parte
das preocupações do profissional. A forma como você os trata é a primeira coisa
que deve ser observada.
Elaine
explica que é um erro, por exemplo, tratar de forma muito íntima aqueles que
não fazem parte do seu círculo de conhecidos mais próximos.
10.
E se acharem que eu estou me aproveitando? - Você
conheceu um profissional que pode ajudá-lo exatamente naquele assunto que está
tirando seu sono. Seu medo é que ele ache que você está se aproveitando da
posição dele ou do fato dele conhecer pessoas que seriam muito úteis a você.
Elaine explica que o primeiro passo é não encarar
dessa maneira. “As pessoas recebem esse tipo de demanda de forma muito mais
tranquila do que antigamente”. Portanto, se você não entra em contato só quando
precisa, não recorre à sua rede só para procurar emprego, não se preocupe, pois
ninguém vai achar que você está se aproveitando e ainda vão ficar felizes por
saberem que poderão contar com você no futuro.
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