quarta-feira, 10 de março de 2010
Tome as rédeas de sua carreira
Você já parou para pensar como se sente um sapo numa lagoa?
Ele fica lá por horas, confortável. Se a água esquentar muito, ele nem percebe e pode até morrer assim, e ainda morrer feliz. Essa é uma estorinha do “Sapo fervido” que sempre contamos aos nossos estudantes para ilustrar o problemão que nos trás a acomodação profissional.
Estar acomodado, deixar as coisas como estão para ver como é que ficam, são os grandes empecilhos quando pensamos em uma carreira verdadeiramente profissional.
Nos deparamos com profissionais com sólida experiência profissional e que se veem em frente a frente a um comunicado de demissão. Imagino que eles devem se questionar "como pode isso acontecer comigo depois de tantos anos de dedicação? Uma reestruturação agora e eu não atendo mais aos requisitos da empresa? Não me enquadro mais no quadro de colaboradores?". E somente aí o profissional começa a ter a percepção de como está o mercado e o que fez ou deixou de fazer com sua carreira.
O que observamos são profissionais que, por uma certa dose de acomodação, não fizeram uma leitura dos sinais que estavam sendo dados a ele. Deixaram de investir em sua carreira, na sua atualização e no desenvolvimento de competências necessárias a um cargo futuro. Afinal de contas, sempre foi cômodo deixar as rédeas de sua carreira nas mãos dos outros.
Para evitar situações como estas, seguem alguns pontos para sua reflexão e que poderão te dar sinais do quão fácil ou difícil será sua inserção no mercado.
1. Você tem analisado como está atualizado o seu currículo e sua área de atuação?
2. Seu currículo é competitivo e sua área de atuação está em alta ou baixa demanda?
3. Seu currículo é pouco competitivo e sua área de atuação está em baixa demanda?
4. Você está aprimorando sua formação através de uma especialização ou uma nova graduação?
5. Como está a sua fluência em Inglês? E no Espanhol?
6. Você tem buscado novas experiências profissionais?
7. Você tem solicitado feedback e aprendido com ele?
Buscar a informação e percepção do seu gestor, de seus subordinados, de seus clientes e fornecedores poderá dar bons indícios de como você está sendo visto e o que necessita aprimorar, e isso contribui muito para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se de que deve buscar um feedback franco e pontual, esteja aberto e receptivo ao que será dito, pense a respeito e evite ficar na defensiva. Entenda que deve fazer algo para reverter a percepção do outro.
Feedback salva carreira!
Lembre-se: você sempre estará competindo com o resto do mundo!
O mercado de trabalho é implacável com relação à ausência de investimentos no seu autodesenvolvimento,
Sua recolocação no mercado é fruto de um planejamento eficaz de carreira. Quando pensamos em carreira, é necessário fazer planos e sonhar, saber o que quer da sua vida pessoal e profissional e analisar o que precisa fazer para chegar lá e fazer acontecer.
Devemos analisar o momento atual de carreira e buscar entender quando é a hora de buscar ou não uma nova oportunidade.
Uma dica é analisar há quanto tempo está no mesmo cargo e empresa. Está desenvolvendo na carreira, isto é, você está aprendendo coisas novas.
Tome as rédeas da sua carreira e boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BUSCA PERSONALIZADA
Busca personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário