terça-feira, 23 de março de 2010

Desculpando-se com o seu Cliente.

Em seu blog, o empresário americano Michael Michalowicz escreve sobre o tema do seu livro: The Toilet Paper Entrepreneur, onde ele da conselhos a empresários.
Nele ele listou uma série de dicas sobre um tema que nem sempre é tratado pelos empresários: "Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem dos seus clientes. Eles é que são a razão de ser do seu negócio. Quando alguma coisa dá errado, ele oferece dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo":

Fale de imediato – Quando você cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução na hora, informe ao seu cliente que você o entrará em contato assim que a encontrar.

Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail - Erros podem resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails. Encontre seu cliente ou pelo menos telefone.

Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.

Assuma o erro – Reconheça que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.

Lamente sinceramente - Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido.

Valorize - Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.

O conserto - Conclusão, você precisa consertar as coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo de reciprocidade. Deixe claro que foi para sua empresa um momento de aprendizado.

Arranque o mal pela raiz - Depois que você resolver o problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso. Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca mais.

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