domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lições de Peter Drucker sobre Gestão Empresarial


Importantes lições para 2010 aprendidas sobre Gestão Empresarial com Peter Drucker:

Os executivos eficazes são os que se apropriam de cinco práticas ou hábitos de pensamento:

1) Sabem administrar o seu tempo.

2) Perguntam-se "como posso contribuir?" e concentram seus esforços nos resultados deles esperados e não no trabalho.

3) Trabalham a partir de suas forças , não se baseando em (consertar) suas fraquezas.

4) Sabem colocar "first things first", ou seja, priorizam as áreas em que uma execução superior poderá fazer uma diferença.

5) Sabem tomar as melhores decisões.

São cinco os elementos do processo eficaz de tomada de decisão:

1) A compreensão sobre se a situação em jogo é genérica ou excepcional.

2) A definição das condições-limite, ou seja, das especificações que uma eventual resposta tem de satisfazer.

3) A averiguação do que é certo fazer antes de levar em conta concessões e adaptações necessárias.

4) A elaboração da ação para executar a decisão antes de tomá-la.

5) A verificação sobre se a decisão foi acertada, confrontando-a com o desenrolar dos acontecimentos.

São cinco as funções básicas do administrador:

1) Definir objetivos.

2) Organizar o grupo.

3) Motivar e comunicar.

4) Medir o desempenho.

5) Desenvolver pessoas (incluindo a si mesmo, o que talvez seja o mais importante de tudo).

São cinco os desafios do executivo atual:

1) Tornar os colaboradores mais produtivos.

2) Administrar o ciclo de vida da empresa.

3) Criar mudanças.

4) Equilibrar curto e longo prazos gerenciando o mercado dos produtos e serviços, o mercado do dinheiro e o mercado de funcionários.

5) Gerenciar com vista unicamente à prosperidade da empresa.

São cinco os mercados que apresentam grandes oportunidades de crescimento :

1) Lazer

2) Saúde

3) Educação

4) Varejo financeiro

5) Informação e comunicação global

Dicas importantes para obter melhores resultados em 2010

a) A empresa deve ser dividida de forma federativa, por unidades de negócios em vez de funções.

b) O management deve ser voltado para os resultados, não para os meios, e é preciso haver métricas que permitam avaliar estes resultados.

c) Os resultados estão fora da empresa, não dentro, pois vêm do aproveitamento de oportunidades, não de resolução de problemas.

d) As empresas devem criar "mercados por meio de trabalho consciencioso e sistemático" e "hábitos de compra massificados". Ou seja, devem fazer marketing.

e) As empresas devem promover o empowerment dos funcionários, ou seja, permitir-lhes tomar decisões, delegar-lhe poder.

f) Os profissionais devem gerenciar a si mesmos, diferenciando entre o que é ser eficiente (fazer certo as coisas) e o que é ser eficaz (fazer as coisas certas), administrando o tempo e priorizando tarefas (first things first).

g) Existem três tipos de equipes, bem identificadas em uma analogia com os esportes:
•Time de beisebol: os jogadores jogam no time e não como um time. Todos possuem posições fixas, que nunca mudam. Esse time é a clássica indústria, com a famosa linha de produção e o trabalho feito em série.
•Time de futebol: os jogadores também possuem posições fixas, mas eles jogam como um time. O trabalho de cada integrante acontece em paralelo. Precisa haver um técnico, que dita as regras e organiza o time com uma estratégia bem definida. Estrelas podem ajudar a levar o time para frente, mas também podem desestabilizar a equipe.
•Time de duplas no tênis: provavelmente o que mais gera inovações genuínas. Os jogadores possuem uma posição primária e precisam "cobrir" os espaços deixados pelo parceiro.

Fonte: Revista HSM /Dezembro de 2009

Um comentário:

  1. Como admirador das técnicas administrativas da virada do séc.XX. O texto é objetivo e aborda de maneira explicativa, em síntese, o escopo do livro.

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