segunda-feira, 6 de abril de 2009

Afinal, o que é marketing?

Humorista Rossini Macedo o "Tonho dos Couros" apresenta o Marketing Nordestino.
Aproveito a deixa do "Tonho dos Couros" para comentar os equívocos cometidos quando leigos vão falar sobre Marketing.




Marketing é um termo que já está incorporado na vida diária das pessoas. Numa pesquisa no google.com é possível listar mais de 387 milhões de sites dedicados ao tema marketing (só no Brasil, 770.000). A livraria virtual Amazon.com relaciona mais de 39 mil livros sobre o assunto.
Já faz muito tempo que simples menção do nome “marketing” atraia a atenção de todos. Tempos idos... Mas é claro que, “reconhecimento” definitivamente não significa “conhecimento”. Por isso o termo “marketing” é mal utilizado quase tantas vezes quanto é mencionado. Muitas pessoas crêem que ele significa o mesmo que vendas, outras pensam que marketing é o mesmo que propaganda e vendas, outras ainda acreditam que o marketing tem algo a ver com a disponibilização de produtos nas lojas, organização dos produtos nas prateleiras e a manutenção de estoques para futuras vendas. É claro que o marketing inclui todas essas atividades e muito, muito, muito mais.
O marketing pode ser analisado sobre duas perspectivas: primeira, é que marketing é uma decisão básica de adotar uma nova concepção de administração empresarial que realça a satisfação do Cliente. Segunda, marketing é um sistema amplo de gestão empresarial. A definição de American Marketing Association engloba ambas as perspectivas: “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços que são trocados para satisfazer necessidades individuais e organizacionais”.
Essencial para a compreensão dos processos de marketing é entender conceitos básicos como troca, segmentação, necessidade, desejos, demandas etc. Igualmente importante é compreender os dois modelos de interação das ferramentas de marketing ou mix de marketing, com o meio ambiente, através das abordagens:
· sistêmica de Jerome McCarty: os 4 P’s (Produto, Preço, Place e Promoção) e da
· funcional de Raimar Richers: os 4 A’s (Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação).
A partir da evolução das práticas empresariais, podemos destacar cinco orientações empresariais clássicas: produção, produto, vendas, marketing e marketing social. E novas tendências do marketing: o marketing pós-moderno, o marketing voltado para o valor, a orientação abrangente para o consumidor e o marketing holístico.

Alírio S. Nogueira Júnior – prof. Jacaré

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