Todo mundo já se viu preso em uma sala assistindo a um discurso monótono, inacabável e cheio de bocejos. Ou pior ainda: já esteve do outro lado e sentiu que seu público estava entediado ao ouvir você apresentar algo.
É muito importante, quando vamos discursar para um público, chamar e prender a atenção do nosso ouvinte. Um dos meios mais fáceis de fazer isso é com uma apresentação. Estudos mostram que o estímulo mais rapidamente processado pelo ser humano é o visual, então slides são um ótimo recurso para agregar à sua fala.
Mas, ao mesmo tempo que uma apresentação pode te ajudar, ela também pode ser muito prejudicial se não for bem executada.
Essa foi a conclusão de Guy Kawasaki, que, além de trabalhar na divulgação do Macintosh da Apple - se tornando um dos maiores especialistas de marketing do mundo - é membro de um fundo de investimentos. Ele já viu muita apresentação nessa vida.
Com todo o seu conhecimento de mercado e sua experiência, Guy chegou a uma regra para montar apresentações boas e objetivas. Chamamos de Regra 10/20/30.
Mas por que esse nome?
10 Slides
Só 10? Só 10.
Muita enrolação cansa o público e faz com que informações importantes se percam em meio a trivialidades. Fale o que você precisa.
20 minutos
Não passe disso. Mais uma vez, o que reina é a eficiência.
Não conte a história do seu tio Euclides do interior do Paraná que vendia pitangas na rodovia. Saiba administrar seu tempo para focar no que realmente importa. Não precisa ser duro, sem demonstrar emoções, mas tome cuidado para não cansar o público. (Você até pode contar a história do tio Euclides, mas só se fizer muito sentido no contexto).
Claro, há ideias que realmente exigem mais tempo para serem apresentadas de forma completa, mas tente ao máximo não se estender.
30 pontos (tamanho da fonte)
Máximo? Não, mínimo.
Além de prezar pela legibilidade das informações, também serve para que (1) só informações importantes e pertinentes sejam colocadas; e (2) você não use seus slides como muleta na hora de apresentar. Todos são capazes de ler. Se for pra fazer um "textão", melhor seria enviar um documento. Sua apresentação deve girar em torno de você, e não da tela.
Essas técnicas podem ser aplicadas em diversos tipos de apresentações, não só pitch de ideias. E o melhor delas: quanto mais você usa, mais lugares você acha para usar.
|
segunda-feira, 8 de abril de 2019
Os números mágicos para uma apresentação inovadora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BUSCA PERSONALIZADA
Busca personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário