Projeto Neuroaprendizagem - Estudantes do Colégio Shalom
A ciência do cérebro e do comportamento aplicada à
aprendizagem
|
O
cérebro é provavelmente o órgão mais fascinante do corpo humano. Ele controla
tudo: da respiração até nossas emoções e inclusive nosso aprendizado.
A
Neuroaprendizagem é a aprendizagem baseada no cérebro, aos assuntos ligados à
cognição: funções executivas como a linguagem, memória de trabalho,
flexibilidade mental, controle inibitório, memória, tomada de decisão, foco
atencional, abstração, planejar e coordenar comportamentos, capacidade
empática, capacidade de se automonitorar, entre outros.
Como
aprender significa modificar-se, é preciso criar condições favoráveis ao
aprendizado ancoradas sobretudo em emoções.
Um evento
carregado de emoção provoca mudanças significativas no cérebro, de forma que
planejar intencionalmente momentos de aprendizagem oferece possibilidades de
treinar as funções executivas e reunir os materiais para criar o tipo de
ambiente de conhecimento natural que permite que os alunos façam o maior número
possível de conexões. Significa que a aprendizagem é orientada para a atividade
de modo a oferecer mais possibilidades de aprender a apreender.
O cérebro é
social, desenvolve-se melhor em contato com outros cérebros. O cérebro se
modifica estruturalmente como resultado da experiência. A questão é promover um
ambiente de boas experiências com complexidade suficientes para provocar
mudanças cognitivas na estrutura do cérebro.
Prof. Vanderson Silva - Coord. do Fund. II e Ensino Médio do Colégio Shalom, procedendo a abertura do evento |
Prof. Anderson Lima, diretor do Colégio Shalom encerrando o evento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário