sábado, 24 de março de 2018

Como se tornar ainda mais inteligente.

Projeto Neuroaprendizagem - Estudantes do Colégio Shalom

A ciência do cérebro e do comportamento aplicada à aprendizagem
Nesta sexta-feira, dia 23março2018, tive a honra de conversar com os estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Shalom a respeito da melhor maneira de estudar, isto é, como deixar de ser aluno e ser um excelente estudante.
O cérebro é provavelmente o órgão mais fascinante do corpo humano. Ele controla tudo: da respiração até nossas emoções e inclusive nosso aprendizado.    

A Neuroaprendizagem é a aprendizagem baseada no cérebro, aos assuntos ligados à cognição: funções executivas como a linguagem, memória de trabalho, flexibilidade mental, controle inibitório, memória, tomada de decisão, foco atencional, abstração, planejar e coordenar comportamentos, capacidade empática, capacidade de se automonitorar, entre outros.
Como aprender significa modificar-se, é preciso criar condições favoráveis ao aprendizado ancoradas sobretudo em emoções.
Um evento carregado de emoção provoca mudanças significativas no cérebro, de forma que planejar intencionalmente momentos de aprendizagem oferece possibilidades de treinar as funções executivas e reunir os materiais para criar o tipo de ambiente de conhecimento natural que permite que os alunos façam o maior número possível de conexões. Significa que a aprendizagem é orientada para a atividade de modo a oferecer mais possibilidades de aprender a apreender.
O cérebro é social, desenvolve-se melhor em contato com outros cérebros. O cérebro se modifica estruturalmente como resultado da experiência. A questão é promover um ambiente de boas experiências com complexidade suficientes para provocar mudanças cognitivas na estrutura do cérebro.

Prof. Vanderson Silva - Coord. do Fund. II e Ensino Médio do Colégio Shalom, procedendo a  abertura do evento

Promover “experiências complexas” significa promover situações em que seja possível experimentar tentativas e aproximações ao gerar hipóteses e validação de evidências que estimulam o cérebro a perceber, detectar e a gerar padrões quando se testam as hipóteses levantadas.
Prof. Anderson Lima, diretor do Colégio Shalom encerrando o evento



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