Ter um currículo atrativo não é o suficiente, para conseguir
uma oportunidade em meio à crise do mercado de trabalho brasileiro, mas ajuda muito. Ele funciona como cartão de visita, diz Denise Bojikian - Especialista
em Recursos Humanos no Vagas.com. Para que um potencial empregador decida
chamar você para uma entrevista, ele primeiro precisa ser “fisgado” pelo seu
currículo.
A importância da peça é tão grande que, mesmo profissionais
excelentes, podem passar despercebidos por um recrutador se cometerem erros graves
ou até sutis na elaboração do currículo. É claro que, conseguir um emprego é muito mais fácil
se a sua carreira está entre as mais promissoras do momento ou, se a sua área
não foi tão abalada pela recessão econômica que atinge o país. Mas ainda assim,
o cuidado com o currículo pode impulsionar as suas chances independentemente da sua
profissão ou setor.
Confira a seguir as características dos currículos que
funcionam como “ímãs” de recrutadores na crise.
1.
Têm objetivo claro
O mercado vive uma era de especialização crescente: as
empresas buscam profissionais com competências cada vez mais específicas, para
resolver os seus problemas. O resultado disso é que os currículos precisam se
tornar menos genéricos e mais precisos para chamar atenção.
O recrutador tem pouco tempo a perder, então precisa saber
rapidamente qual é a área-foco do candidato. Não basta escrever algo vago como
“finanças,” por exemplo. Explique o escopo do seu trabalho de forma sucinta,
mas completa. Currículos muito generalistas, que parecem serem feitos para
ocupar qualquer posição, costumam ser os primeiros descartados.
2.
São curtos e limpos
Como precisam analisar muitos currículos em pouco tempo, os
recrutadores tendem a preferir documentos mais objetivos e sucintos.
É preciso dizer o máximo com o menor número possível de palavras, em até
duas páginas.
A mesma economia deve valer para o aspecto visual do
currículo. Evite colunas, tabelas e cores excessivas. Prefira um formato limpo,
que seja fácil identificar as principais informações sobre você. O design do currículo
é mais importante do que parece. Até um detalhe tão sutil quanto a fonte do
texto, como a clássica Arial ou a detestada Comic Sans, carrega recados
subliminares sobre quem você é.
3.
São customizados
Em vez de elaborar um único currículo e usá-lo em todos os
processos seletivos, é mais estratégico criar várias versões do documento,
adaptando o conteúdo de acordo com as exigências de cada contratante. Ajustar o
currículo às especificidades da vaga aumenta a pertinência da sua candidatura.
Esse detalhe ajuda a resolver um dos maiores “dramas” dos
recrutadores em tempos de crise e escassez de recursos: a impossibilidade de
fazer uma contratação malsucedida. Se você evidencia os pontos de encaixe entre
você e a empresa, fica mais fácil para o recrutador avaliar se você é adequado
ou não para a vaga. As duas partes ganham tempo.
4.
Trazem afirmações embasadas
O seu currículo ganhará pontos em atratividade se
incluir informações comprovadas sobre aptidões, experiências e resultados.
Tem inglês fluente? Mencione um certificado de proficiência
na língua. Alavancou as vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem
de crescimento que você ajudou a promover. O seu currículo será mais persuasivo
à medida que houver dados — de preferência numéricos — para provar o que você
diz.
5.
Formam uma narrativa coerente
O currículo deve contar uma história com começo, meio e
fim. Mudanças bruscas de área, experiências avulsas e desconexas, lacunas sem
explicação: todos esses elementos criam dúvidas e afastam recrutadores.
Idealmente, a carreira do candidato deve ser composta por
movimentos harmônicos entre si, mas isso não é o bastante. Precisa haver uma
simetria entre o histórico daquele profissional e as características da vaga. O
recrutador deve enxergar a relação entre o objetivo da pessoa e o que ela
desempenhou na carreira até aquele momento.
6.
Dão destaque para idiomas
Outro segredo dos currículos que funcionam como “ímãs” de
recrutadores são as competências linguísticas do candidato — o que vale para
praticamente todas as áreas de atuação. Afinal, cada vez mais empresas precisam
de candidatos fluentes em um idioma estrangeiro, em especial o inglês.
Se você realmente tiver essa competência, dê bastante
destaque a ela e inclua certificações, se tiver. Mas não vale mentir. Se o seu
nível de inglês for intermediário, não diga que ele é avançado. Candidatos que
maquiam habilidades no currículo são facilmente desmascarados na etapa da
entrevista - isso sem falar no desgaste que a mentira causa à sua reputação
perante o mercado.
FONTE: VAGAS.COM.
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