Short paper |
“Um trabalho pequeno, conciso, que aborda um único problema ou questão,”
O short paper é um trabalho acadêmico que visa contribuir
para o desenvolvimento da criatividade do aluno, levando o mesmo a refletir e
interpretar um texto ou situações vividas, limitando-se a uma ideia central.
Não é um resumo do texto original, mas sim
um posicionamento de quem o escreve em relação ao tema a que se propôs
discorrer.
1. O que um Short Paper deve
conter:
a) Dados de identificação no cabeçalho da folha;
b) Titulo;
c) O objetivo deve ser mencionado no primeiro parágrafo;
d) Desenvolvimento: posicionamento, avaliação, questionamento do aluno em
relação ao ponto específico que foi
abordado;
e) Considerações finais; (síntese concisa das principais ideias defendidas
no desenvolvimento do trabalho);
f) Bibliografia, citar fonte conforme normas ABNT;
2. Formatação:
a) Fonte: Arial
b) Tamanho: 12
c) Parágrafo e espacejamento (entrelinhas):1,5cm
d) Margens: superior e esquerda: 3cm – Inferior e direita: 2cm
e) Margem do inicio do parágrafo: 1,25cm
f) O short paper deverá
conter no máximo 02(duas) laudas.
(MODELO)
FACULDADE _____________________________
CURSO______________________
Disciplina: ________________________________________
(Colocar o Nome do Livro)____________________________
Acadêmico (a): _____________________________________
TÍTULO
(colocar o nome do assunto que vai discorrer)
Este estudo deseja demonstrar que as teorias elaboradas no passado
contribuíram para a sociedade do conhecimento de hoje na gestão das
organizações.
Se contarmos com o conhecimento que temos hoje, constatamos as
contribuições de importantes estudiosos como: Frederick Wislow Taylor e Henry
Fayol na Abordagem Científica. Seguindo com Elton Mayo, Abraham Maslow e
Douglas Mcgregor na Abordagem Comportamental, Ludwing Von Bertalanffy e Edwards
Deming nas abordagens Sistêmica e Contingencial, conforme evidenciado por Oda e
Marques (2008).
Na abordagem Contemporânea destaca-se Peter Ferdinand Drucker,
“considerado o pai da Administração Moderna” (ODA; MARQUES, 2008, p.27). O
autor leva como base as diversas abordagens resgatando e adaptando às
necessidades atuais da sociedade do conhecimento e do mundo globalizado, onde o
pensamento estratégico é a grande ferramenta de uma organização para atingir
seus objetivos guiados pela missão, conseguindo assim manter-se no mercado
inovando no meio em que atua.
O planejamento estratégico e a utilização de ferramentas como a análise
SWOT ajudam a identificar as forças e fraquezas (ambiente interno) e ameaças
e oportunidades (ambiente externo) para que então sejam desenvolvidos,
diretrizes, objetivos, metas e planos de ação designando às tarefas cabíveis a
cada setor ou pessoa responsável da empresa.
Depois de planejar e organizar as informações e ideias cabe a cada
superior responsável dirigir e controlar, para poder intervir e fazer as
adequações necessárias caso seja necessário, lembrando sempre dos princípios da
organização em que atua e de sua missão, mantendo o foco na sua visão de futuro.
Uma abordagem analisada separadamente pode parecer inadequada por isso a
necessidade de conhecer cada uma delas e resgatar os conceitos que são
aplicáveis adequando-os aos dias atuais.
O conhecimento, este é o motor da economia dos dias de hoje, e o gestor
diante da globalização de mercado precisa tomar decisões rápidas e corretas
mantendo sua aprendizagem sempre planejando, organizando, dirigindo e
controlando.
REFERÊNCIAS
ODA, Érico; MARQUES, Cícero Fernandes. Gestão das Funções
Organizacionais. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
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