Na hora de procurar um emprego, o currículo é,
geralmente, a carta de apresentação e a porta de entrada para uma empresa. Esse
é o primeiro passo da avaliação dos recrutadores para escolher o candidato que
melhor se encaixa no perfil desejado.
Por isso, elaborar um bom currículo não se trata de
resumir tudo o que você fez. "Em primeiro lugar, o candidato deve entender
que há muitos outros na mesma situação. Portanto, ele deve procurar se
diferenciar mesmo sem experiências profissionais formais", afirma Marcelo
Abrileri, presidente e headhunter da Curriculum.
Tudo deve estar destacado de forma clara e objetiva ao
apresentar as experiências profissionais, acadêmicas e outras consideradas
relevantes. "É importante se atentar à apresentação do currículo, evitando
erros de português, inserção de dados desnecessários como foto inadequada,
números de documentos, adjetivos pessoais e uso de letras ou papéis
coloridos", afirma Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online.
Para Daniela, "o profissional deve deixar
explícito o que quer e inserir respostas para as três perguntas básicas: Onde
você já esteve? O que você já fez pela outra empresa? E o que pode fazer pela
empresa em que deseja trabalhar?".
Veja abaixo como montar um currículo e o que nunca
você deve colocar em um.
LEMBRE-SE DE COLOCAR
Elaborar uma carta de apresentação. Nela você deve destacar seus principais talentos e suas conquistas em empregos anteriores (máximo de três parágrafos).
Início – Os dados pessoais devem estar no início. É
desnecessário colocar números de documentos ou referências pessoais, exceto
quando solicitado pela empresa.
Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso
queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter
mais de um currículo, com objetivos distintos.
Qualificações – Lembre-se de que é um resumo. Destaque
no máximo as cinco principais qualificações adquiridas em suas experiências de
trabalho. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do
processo seletivo.
Experiências Profissionais – Mencione o nome da
empresa e o período em que atuou. Coloque também uma pequena descrição de suas
atividades no local.
Formação Acadêmica – Ordene de forma decrescente.
Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação
atual ou área de interesse.
Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível de
proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
Cursos Complementares – Inclua os treinamentos e
cursos já realizados se tiverem afinidade com a futura área de atuação.
NUNCA COLOQUE
- Esqueça os e-mails pessoais tipo
gatinha@provedor.com.br . Crie um e-mail profissional.
- Nada de cores, desenhos, margens e símbolos. O ideal
para destacar as informações é, no mínimo, a utilização de recursos como
negrito e sublinhado.
- Deve-se evitar também variar os tipos de fonte.
- Listas extensas também não são bem vindas no
currículo, bem como motivos de ter deixado o emprego anterior, referências
pessoais, raça, religião e filiação partidária.
- Evite erros de concordância, escrita e acentuação,
pois um a cada quatro currículos é descartado por ter erros de português ou de
digitação.
- Não minta nas informações inseridas no currículo.
OUTRAS FORMAS DE
CURRÍCULO
Além do modelo tradicional, é possível disponibilizar
o currículo de forma interessante e atrativa em outros formatos, como:
Vídeo currículo –
transmite credibilidade e desenvoltura, características que pesam em candidatos
a vagas nas áreas de Vendas, Comunicação e Telemarketing.
Hotsite – É possível
criar um site e inserir informações profissionais, contato, portfolio e outras
que sejam relevantes.
LinkedIn – Através dessa rede social, é
possível realizar network, disponibilizar informações profissionais e maximizar
as chances de ser encontrado por uma empresa.
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