Que atire a primeira pedra quem trabalha
nesse mercado e nunca ouvir algo parecido com essa frase. Sem dúvida alguma,
ter o hábito de acessar as redes sociais constantemente é um pré requisito
básico desse profissional, entretanto não é o suficiente.
Conhecer o ambiente em que está atuando é
fundamental para prever riscos e evitar gafes. Em nenhum livro você vai
encontrar uma fórmula para atuar nas mídias sociais, mas vai no mínimo, saber
melhor com o que está lidando e compreender que a comunicação na mídia online é
bem diferente da tradicional que até então é ensinada nas universidades.
Portanto, vai uma lista com livros
grátis (e em português) sobre redes sociais e comunicação,
essenciais para quem quer ter conhecimento suficiente para ser um profissional
de sucesso na área:
174.
Tradições e
reflexõe: contributos para a teoria e estética dos documentários (Manuela Penafria)
202.
Como transformar
seu Blogspot num blog profissional
(Gustavo Freitas) Coletâneas da E-Consulting:
Para quem ainda é iniciante no assunto,
segue abaixo algumas publicações que introduzem muito bem o tema (disponíveis
nas melhores livrarias):
Redes Sociais – Raquel Recuero
Como os atores sociais criam conexões e aumentam o seu capital social e
como podem servir de metáfora para novos agrupamentos sociais. Nesse livro
também é possível entender como as dinâmicas temporais das conexões na Internet
evoluem em processos de cooperação, competição e conflito.
Criando Aplicações para Redes
Sociais – Gavin Bell
Criar uma aplicação
web que atraia e retenha os visitantes já é uma tarefa e tanto. Criar uma
aplicação de redes sociais que os incentive a interagir uns com os outros exige
um planejamento ainda mais cuidadoso. Este livro oferece soluções práticas para
as dificuldades que você enfrentará quando estiver construindo um site de
comunidade eficiente, que faça os visitantes sentirem que encontraram uma nova
casa na Internet.
Marketing 3.0 – Kotler
O novo modelo de marketing - Marketing 3.0 – trata os clientes não
como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por
sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades
de participação, criatividade, comunidade e idealismo.
O Poder das Redes Sociais – Tara
Hunt
Revela como, atualmente, as redes
sociais podem ter mais influência nas decisões dos clientes do que qualquer
outra ferramenta de marketing.
Redes Sociais Digitais: a cognição
conectiva do Twitter – Renata Lemos e Lucia Santaella
A peculiaridade das características do Twitter traz atributos
inesperados para se repensar a noção de redes. Assim, o que se tem aqui é um
pequeno livro que pretende olhar de frente para algumas das questões magnas que
as redes sociais estão trazendo à tona, questões que o Twitter exemplifica e
deixa ver de modo agudo.
Twitter, Chiclete & Camisinha:
Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos em Redes Sociais – Tagil
Oliveira Ramos
Os segredos do universo do
microblog são desvendados aqui numa linguagem simples e bem-humorada, sem
“tecnologuês” ou termos preciosos. Baseando-se numa abordagem de marketing
comportamental (behavioral marketing), o autor apresenta as leis que regem as
relações numa mídia social. Por meio de uma metáfora inspirada na semiótica, a
Twittosfera transforma-se num ambiente preenchido pelo twitchiclete.
Fonte: Blogmidia8
Nenhum comentário:
Postar um comentário