sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Ideias - As 100 técnicas de criatividade
Título: Ideias – 100 técnicas de criatividade.
Autor: Guy Aznar
Formato: 16 x 24 cm
Nº de páginas: 256
Summus Editorial
Numa época de profundas mudanças econômicas e sociais, incentivar a criatividade e a inovação em todos os setores é fundamental. Porém, não basta que as ideias que surgem sejam originais: elas precisam ser aplicáveis à realidade, concretizáveis. Escrita por um experiente e renomado consultor, Guy Aznar, o livro: Ideia – 100 técnicas de cratividade, apresenta diferentes escolas de criatividade e mostra como escolher as práticas mais adequadas a cada novo desafio.
Na primeira parte do livro, Aznar explica como sair em busca de ideias, seja individual, seja coletivamente. De início, ele descreve – com exemplos claros e objetivos – técnicas como as de desvio, as analógicas e o brainstorming. Em seguida, aborda os grupos de criatividade e detalha seu funcionamento, oferecendo exemplos de como tirar o melhor proveito dos mecanismos criativos em diversas situações. Outro ponto abordado pelo autor são alguns métodos racionais que podem ser utilizados para aumentar a produtividade e o sucesso.
Na segunda parte, Aznar esclarece ao leitor maneiras de gerenciar as ideias, explicando como avaliar sua real viabilidade, como integrá-las e de que forma organizá-las. Nesse ponto, ele oferece dez propostas para criar um clima criativo. Entre tais propostas estão organizar seminários, treinar mediadores, estimular a criatividade individual e coletar ideias espontâneas.
Ao longo das páginas, quadros com temas de interesse e gráficos ajudam a aprofundar os pontos de vista do autor. Ao final, o leitor encontra um resumo histórico das principais escolas de criatividade do mundo – como a americana, a japonesa e a inglesa – e um breve bate-papo com Roland Moreno, famoso inventor francês que criou o cartão magnético (afinal, como imaginar a vida hoje sem ele?).
Verdadeiro compêndio sobre o assunto, o livro é uma preciosa ferramenta para transformar as limitações, os medos e as incertezas em boas ideias. E, acima de tudo, não toma partido de uma ou outra corrente da criatividade.
Nas palavras do autor: “um dos objetivos deste livro é facilitar o diálogo entre as escolas, apresentando-as lado a lado, em pé de igualdade”.
De acordo com Renata Di Nizo, consultora de comunicação e criatividade e autora de vários livros na área, a obra de Aznar “reúne com maestria teoria e prática – ferramentas imprescindíveis para profissionais de marketing e executivos antenados, mas também para estudantes e interessados em descobrir soluções inovadoras e criativas”.
O autor
Pioneiro em sua área de atuação, Guy Aznar fundou a primeira organização francesa de criatividade, nos anos 1970. Enriqueceu a prática com diversas contribuições, em especial com técnicas projetivas e gráficas, com a reflexão sobre os mecanismos criativos e com a experimentação de métodos que favorecem tanto a expressão imaginária e a intuição quanto a emergência de ideias realistas. Tem se dedicado à implantação de células de criatividade nas empresas e ao treinamento de mediadores. É presidente da Associação Francesa para o Desenvolvimento da Criatividade (www.crea-france.com).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BUSCA PERSONALIZADA
Busca personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário