terça-feira, 1 de março de 2011

Coca-Cola continua no topo das marcas mais valiosas no mundo


A Coca-Cola continua sendo a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 70,4 bilhões, de acordo com ranking elaborado pela consultoria Interbrand com as 100 melhores marcas globais. Em segundo lugar, aparece a empresa de informática IBM, com valor de US$ 64,7 bilhões. Veja abaixo a lista completa das marcas:

O valor das dez marcas mais valiosas, em 2010:
1. Coca-Cola: US$ 70,4 bilhões
2. IBM: US$ 64,7 bilhões
3. Microsoft: US$ 60,8 bilhões
4. Google: US$ 43,5 bilhões
5. GE: US$ 42,8 bilhões
6. McDonald's: US$ 33,5 bilhões
7. Intel: US$ 32 bilhões
8. Nokia: US$ 29,4 bilhões
9. Disney: US$ 28,7 bilhões
10. HP: US$ 26,8 bilhões

As que mais valorizaram em relação a 2009:
* Apple: +37%
* Google: +36%
* BlackBerry: +32%
* J.P. Morgan: + 29%
* Allianz: +28%

As que mais perderam
* Harley Davidson: -24%
* Toyota: -16%
* Nokia: -15%
* Dell: -14%
* Citi: -13%

As empresas de tecnologia foram o grande destaque da lista 2010. Entre as dez primeiras colocadas, seis pertencem ao setor (incluindo a IBM): Microsoft, em terceiro lugar, com marca avaliada em US$ 60,8 bilhões, Google (4º), Intel (7º), Nokia (8º) e HP (10º).
Além disso, a Apple foi a marca que mais ganhou valor em um ano: crescimento de 37%, para US$ 21,1 bilhões. Em seguida, aparecem Google, com alta de 36%, e BlackBerry, com elevação de 32%.
Entre os destaques negativos, a Toyota caiu da 8ª para 11ª posição após a onda de recalls que afetou a empresa nos últimos meses, que atingiu cerca de 8 milhões de carros.
O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China. O valor de marca da empresa caiu 16%, para US$ 26,2 bilhões.
Além disso, a BP (British Petroleum) deixou a lista - em que ocupava a 83ª posição em 2009 - após o enorme vazamento de óleo causado pela explosão de uma plataforma da companhia, em abril.
A Harley Davidson foi a marca que perdeu mais valor entre o ano passado e esse ano (-24%). "Em tempos de crise, a legendária motocicleta se tornou uma compra irrelevante", afirma a Interbrand.
Além disso, a Nokia, que mesmo assim está entre as dez marcas mais valiosas, registrou queda de 15% no valor neste ano, segundo a consultoria porque "reagiu muito lentamente à invasão dos smartphones".
"A grande mudança que percebemos neste ano é que a relação entre marcas e clientes têm mudado irrevogavelmente. E o motor da mudança é o comportamento do consumidor; menos fiel e mais cético em relação às marcas", afirmou Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil.

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