quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sustentabilidade na Prática


Dias 23 e 24 de agosto, numa promoção do Banco Santander, aconteceu no Center Convention de Uberlândia o Seminário: Sustentabilidade na Prática – Caminhos e Desafios.
Na foto, estou ao lado da Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil, a psicóloga Malu Pinto.
O evento contou com uma organização impecável, com palestrantes competentes que compartilharam as práticas e conhecimento em sustentabilidade, inovando na forma de fortalecer relacionamentos com os clientes, fornecedores e sociedade gerando novos negócios para o banco.
No primeiro dia do evento, pela manhã, a diretora Malu apresentou aos seguintes temas: Caminhos da inserção e Governança. A Laura falou sobre os Indicadores:econômicos, meio ambiente, funcionários, fornecedores, governo e sociedade.
No período da tarde, Carlos Nomoto discorreu sobre a Inserção da Sustentabilidade nos Negócios, quando assistimos o filme: The Corporation, com Ray Anderson, dono da maior empresa de carpetes em placas do planeta, que afirmou: “Primeiro, concentramo-nos na eliminação de desperdícios e assim economizamos muito dinheiro. Não falo apenas de acabar com resíduos. A ineficiência é uma forma de desperdício, assim como a produção abaixo dos padrões de qualidade, ou enviar carregamento para o destino errado e ter que trazê-lo de volta e reenviá-lo. Assim, economizamos quase U$400 milhões.”
Depois a Glória falou sobre as práticas em Sustentabilidade dos Fornecedores. Finalizando o primeiro dia do Encontro, Carlos Nomoto tratou do tema Meio Ambiente.
O último dia, iniciou-se com a palestra do Sandro sobre Engajamento, que foi seguido pela psicóloga Laura que explorou um tema muito pertinente à sustentabilidade no que tange a descobrir novas oportunidades, a Diversidade.
Na sequência falou o Sandro sobre Educação e logo a seguir abriu sua fala sobre Comunicação citando Nelson Mandela: “Se você falar com um homem numa língua que ele entende, a mensagem vai para a cabeça. Se você falar com ele na língua dele, a mensagem vai para o coração.” Encerrou sua fala tratando do Reconhecimento. Finalizando as atividades do período da manhã, a Patrícia abordou o Espaço de Práticas, isto é: O como fazer para praticar o que aprendemos. Como fazer para ampliar o conhecimento em sustentabilidade. Como trocar experiências com outros líderes e como Identificar oportunidades de negócios como os colegas.
Após o almoço, a Laura falou sobre Ação Social e o Sandro, sobre Pesquisa.
O evento encerrou-se com o Painel com especialistas.
Eu comungo da mesma opinião de Stuart Hart, que contrapõe às ameaças representadas pelo estado insustentável do mundo, afirmando: "nas próximas décadas, o desenvolvimento sustentável será uma das maiores oportunidades comerciais da história".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada