segunda-feira, 28 de abril de 2014

Segredos para a satisfação no trabalho


Neste momento, a maioria das pessoas está infeliz em seus empregos. Muitas não sabem o que realmente gostariam de fazer e se contentam com algo que pague suas contas. Outras estão cansadas da rotina burocrática de seus expedientes e se sentem largadas pela empresa, sem perspectivas de crescimento e reconhecimento profissional. Mesmo que seu chefe não saiba valorizar seu trabalho, é importante que você se concentre para estar acima das adversidades, pois não importa se você tem o emprego dos sonhos, os problemas sempre aparecem.
Confira algumas dicas reveladoras que podem ajudar você a se sentir revigorado e motivado para ser mais feliz em seu emprego:
1. Autonomia, propósito e aperfeiçoamento
O especialista em motivação Daniel Pink conta que há três elementos essenciais que devem ser cultivados se você deseja ser mais feliz em seu emprego. Eles são autonomia, sentimento de propósito e de aperfeiçoamento. “O desejo de dirigir nossas próprias vidas, de fazer progresso e ser melhor em algo que é importante para nós e de fazer coisas a serviço de algo maior que nós mesmos”, completa Pink.
2. Relacionamentos no ambiente de trabalho
Um estudo publicado no jornal Happiness Studies feito com dados alemães de satisfação no emprego mostrou que os determinantes mais fortes para a satisfação no trabalho são as relações com colegas e supervisores, a variedade de tarefas e a segurança no emprego.
3. Ser feliz além do emprego
Pode parecer óbvio, mas ser feliz na vida em geral contribui para a satisfação no trabalho. Muitas pessoas acreditam que o apenas o inverso é verdadeiro: que serão felizes só quando estiverem satisfeitas profissionalmente. Procure motivos de gratidão e contentamento em toda a sua vida e leve essa mentalidade para sua carreira.
 4. O dinheiro
Se você pensa que o dinheiro faz toda a diferença para sua satisfação profissional, então é hora de revisar seus conceitos. Na realidade, acontece exatamente o contrário. Quanto mais as pessoas se sentem felizes e satisfeitas, mais chances têm de crescer profissionalmente. Isso acontece porque empregados mais felizes são mais eficientes e trazem mais benefícios para empresa, que reconhece isso e os ajuda a crescer.
 5. Estrutura do emprego
A maneira como você se enxerga individualmente e como parte da empresa faz toda a diferença para sua satisfação no trabalho. É importante entender que ser feliz depende muito mais de você mesmo do que de fatores externos. Qualquer emprego oferece estresse e riscos. Saber lidar com eles é que faz a diferença. Pensa naquilo que gostaria de vivenciar em sua carreira e corra atrás desses objetivos, estruturando seu trabalho para que você possa alcançar essas metas.
6. Flexibilidade
Como citado acima, saber lidar com os problemas faz toda a diferença. Ter mais de uma perspectiva sobre as situações conflitantes ajuda você a evitar conflitos com seus colegas a desenvolver maior flexibilidade e capacidade de inovação.
 7. Objetivos
Você deve pensar em sua carreira como parte de sua vida, e não o principal fator dela. O que mais importa para você? A qualidade de vida ou um cargo alto? Dinheiro ou saúde? Não é impossível obter todas essas coisas juntas, mas para alcançá-las de maneira equilibrada serão necessários sacrifícios e escolhas difíceis que devem ser determinados por seus valores e objetivos.
 8. Viajar no final de semana
Pensar em outras coisas é muito importante. Se você está infeliz no seu trabalho, tem conflitos com colegas implicantes ou não gosta de seu chefe, aproveite os momentos de lazer para pensar em coisas diferentes e descansar. Separar os dois ambientes - pessoal e profissional - é muito importante para sua vida. Nos finais de semana disponíveis, saia com seus amigos, vá viajar com a família e fique com o corpo e mente longe dos problemas do escritório.
 9. Expectativas claras
Você se sente triste e desmotivado em seu emprego atual, mas não consegue pensar em outra ocupação ou mudança? É necessário saber exatamente o que você deseja e o que os outros esperam de você em seu trabalho para que não haja mais frustração e incoerência. Tenhas essas expectativas pessoais e externas colocadas claramente a sua frente para não perder tempo e trabalhos que não combinam com você.
10. Exercícios Físicos
Muitas vezes o cansaço acumulado pode resultar em desmotivação e infelicidade. Sua saúde faz toda a diferença para sua satisfação. Praticar exercícios físicos, dormir bem e suficiente, ter uma alimentação equilibrada e bons hábitos também contribui para sua felicidade profissional.
Fonte: Universia Brasil

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Turma de pós-graduação da PUC Minas

Foto da turma 2 do curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas da PUC Minas
Tive o privilégio de ministrar a unidade curricular: Desenvolvimento de Competências Gerenciais para a turma 2 do curso de Gestão de Pessoas da PUC Minas.
Fiquei muito feliz pela oportunidade de poder falar para acadêmicos com sede de saber.
Faço questão de parabenizar pelo comprometimento demonstrado e também agradece-los pelo carinho com que me receberam.
Super obrigado à psicóloga Amanda Santiago, à gestora de R. H. Cacilda Alves, à turismóloga Carla de Oliveira, ao contabilista Claudio Vieira, ao biólogo Diego Gonçalves, ao tecnólogo em logística Diogo Dângelo, à biomédica Elica Borba, à gestora de R H Fabiane Braz Antunes, ao tecnólogo em logística Giuliano Bernadelli, ao contabilista Gustavo Marques, à psicóloga Lindiana Salvador, à bacharel em letras Loraynne de Souza, à administradora Ludyelen Cunha, à administradora Ludymila Diniz, à administradora Cida Borges, à psicóloga Maria Manoela Morais, à pedagoga Nilza Ferreira, à administradora Patricia de Sousa, tecnóloga em logística Patricia Feitoza, ao administrador Rafael Pereira, ao tecnólogo em logística Rodrigo Oliveira, à psicóloga Rosimeire da Cunha, à tecnóloga em logística Trissia Pereira.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conferência Net Mundial

No mesmo ano em que a World Wide Web completa 25 anos, o Brasil sedia o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet. O encontro é organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet. Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema. O objetivo do encontro é consolidar propostas com base nestes dois tópicos.                     
O NETmundial representa o início de um processo para a construção dessas políticas no contexto global, seguindo um modelo de pluralidade participativa.                                                                                       Com este objetivo de reunir representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no mundo, o NETmundial foi concebido em formato de comitês, cada um com representantes dos setores envolvidos, especialistas distintos, tendo como objetivo dar as diretrizes e assegurar o caráter multissetorial do encontro.
Comitê Multissetorial de Alto Nível, composto por representantes de nível ministerial de 12 países, (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Gana, Índia, Indonésia, Tunísia e Turquia) mais 12 membros da comunidade multissetorial internacional.  Este comitê conta ainda com representantes da União Internacional de Telecomunicações e do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, e representação da Comissão Europeia. Sua responsabilidade é supervisionar a estratégia global do evento e de promover o envolvimento da comunidade internacional em torno dos temas que serão discutidos na reunião.                                                                                                                                              
Comitê Multissetorial Executivo é responsável pela agenda da reunião, seu formato, convite a participantes e por gerenciar as Contribuições de Conteúdo recebidas, assegurando a participação equilibrada da comunidade global. Esse comitê conta com nove membros internacionais, incluindo representantes das comunidades técnica, civil e acadêmica, setor privado e do departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.
O Comitê de Logística e Organização e o Conselho de Assessores Governamentais completam a organização do evento.
Em sua fase de captação de conteúdo para alimentar as discussões, o encontro recebeu 188 contribuições, de 46 países distintos. A proposta é abraçar solicitações de todos os setores no novo modelo de governança da Internet que deve ter sua elaboração iniciada a partir do encontro. O NETmundial acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo, Brasil, e será transmitido ao vivo, além de permitir formas de participação remota, que serão divulgadas antes do evento.
Sobre o NETmundial
O encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura do ecossistema de governança da Internet. A reunião acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo, Brasil, e será transmitida ao vivo, além de permitir formas de participação remota. O encontro é organizado em uma parceria entre o CGI.br e /1Net. Mais informações: www.netmundial.org #netmundial2014
Sobre o CGI.br                                                                                                                                                                                                         
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a excelência técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multilarismo, transparência e democracia, CGI.br representa um modelo de governança da Internet multissetorial com a participação efetiva de todos os setores da sociedade em suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios).                                                Mais informações: www.cgi.br

quinta-feira, 17 de abril de 2014

História do fundador da WhatsApp


Não temos bola de cristal e não somos capazes de prever sequer as nossas próprias reações ou percepções, pois temos a incrível capacidade de mudarmos de ideia, privilégio de seres inteligentes. Como não temos o controle de tudo que nos cerca, fatalmente seremos surpreendidos muitas vezes em nossas vidas. Às vezes, surpreendidos positivamente. Em outras ocasiões, negativamente. Vivemos e corremos o risco de sermos rejeitados, traídos, passados para trás. Como reagir às surpresas negativas da vida? Certamente, essas reações determinam caminhos que tomaremos, escolhas que faremos e, por consequência, nossos resultados. Nossas emoções são constantemente testadas pelas surpresas da vida e seguimos caminhando, seja evoluindo ou ficando estagnados.
A vida é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos. Numa maratona, não é quem sai correndo na frente que vence no final. Ao longo dos mais de 40 quilômetros da competição, muita coisa acontece e quem tem mais resistência é quem sobe no lugar mais alto do pódio. Essa resistência – no caso da vida, uma resistência emocional – vai determinar se mergulharemos no mar da autopiedade ou se usaremos as adversidades como motor de popa para navegarmos pelo oceano da vitória.
Brian Acton - Fundador do WhatsApp
Este foi o caso do americano Brian Acton, um dos fundadores do WhatsApp. Em maio de 2009, ele fez este post no Twitter:
Traduzindo: “Fui rejeitado no Twitter. Tudo bem. Teria sido uma longa jornada”.
Acton, que desejava arrumar um emprego como programador no Twitter, não foi selecionado, mas por sua mensagem demonstrou que não ficou abatido. A prova disso é que, em agosto, também participou de um processo seletivo para trabalhar no Facebook. Veja o resultado abaixo:
O Facebook também o rejeitou, e sua reação também demonstrou resiliência: “Foi uma grande oportunidade de me conectar com pessoas fantásticas. Estou na expectativa da próxima aventura”. Ele estava se referindo primeiramente às pessoas que conheceu no processo seletivo, mas deixa a pista: “na expectativa da próxima aventura”. No mesmo ano, em 2009, em parceria com o ucraniano Jam Koum, Brian Acton fundou o WhatsApp. Uma ideia simples, mas que em apenas 5 anos conquistou mais de 450 milhões de usuários ativos em todo o mundo, aplicativo responsável por um número total de mensagens praticamente igual ao somatório das mensagens SMS enviadas no planeta.
 Os acionistas do WhatsApp embolsaram 19 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro, 12 bilhões em ações do Facebook e mais 3 bilhões em ações restritas nos próximos 4 anos. Com isso, o rejeitado Brian Acton volta agora ao Facebook, dessa vez como acionista e como protagonista da maior aquisição da história feita pelo Facebook. E, claro, como mais um bilionário do mundo da tecnologia.

A vida definitivamente não é uma corrida de 100 metros rasos, mas sim uma maratona.

Agência recruta mulheres para um trabalho muito especial


24 candidatas foram testadas para a vaga, mas nenhuma aceitou as condições estabelecidas. 
Você aceitaria?
Quem iria querer um trabalho desses? 
Full time, sem hora para descanso, 135 horas por semana, que exige o máximo do funcionário, conhecimentos em medicina, finanças e culinária. Sem férias nem feriados (incluindo Natal e Ano Novo), sem hora para dormir e o pior: sem nenhuma remuneração, apenas por amor.
Provavelmente, você achará essas exigências insanas e ilegais. 
As 24 candidatas entrevistados para o posto também acharam. 
Mas milhões de pessoas exercem esse emprego sem sequer reclamar: as mães.
A campanha, em homenagem ao Dia das Mães, foi realizada pela agência Mullen. Foram publicados anúncios reais na internet e em jornais. 
Nenhum dos candidatos conhecia o propósito real da campanha. 
O Dia das Mães neste ano será comemorado no dia 11 de maio.
Confira abaixo o vídeo e veja as reações dos candidatos. 
Realmente é um trabalho pesado, mas extremamente compensador. 

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada