sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O bom e o mau marketing


Marketing, por si, não é algo bom ou ruim. 
É simplesmente o modo como uma empresa fala conosco.
Pessoas usam suas bocas para expressarem, empresas usam marketing. É objetivo. Entretanto, como as empresas decidem falar é outra história. E nesse caso como eles se apresentam pra gente é na maioria ruim.

O bom marketing nos oferece uma visão do mundo.
 O mau oferece a você um produto pra comprar.
O bom marketing fala por nós.
 O mau fala para nós.
O bom marketing parte de uma causa.
  O mau parte de um objetivo.
O bom marketing gera lealdade.
 O mau gera transações.
O bom marketing promove valores.
 O mau valoriza promoções.
O bom marketing nos diz exatamente como a empresa pensa.
 O mau nos diz o que a empresa quer que nós pensamos que ela pensa.
O bom marketing seduz.
 O mau nos desrespeita.
O bom marketing nunca menciona preço.
 O mau sempre menciona preço.
O bom marketing usa o produto pra ajudar a contar uma história.
 O mau conta história sobre produtos.
O bom marketing é sobre nós.
 O mau é sobre eles.
O bom marketing inspira. O mau marketing manipula.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mudança


      O hierogrifo chinês para a palavra “mudança” consiste em duas partes: uma significa perigo e a outra oportunidade. Não coincidentemente, ambos os aspectos estão presentes em qualquer mudança.
     Uma antiga história chinesa sobre um fazendeiro sábio ilustra os aspectos duais da mudança. Na história, o cavalo do fazendeiro foge e seu vizinho vem para oferecer solidariedade: “Que pena o que aconteceu com seu cavalo”. O fazendeiro simplesmente responde: “Talvez”.
     No dia seguinte, o cavalo do fazendeiro volta conduzindo dois cavalos selvagens para o estábulo. Desta vez o vizinho congratula-se com o fazendeiro: “Que virada da sorte!”. Novamente o fazendeiro responde: “Talvez”.
     No dia seguinte, o filho do fazendeiro quebra a perna tentando domar um dos cavalos selvagens, e novamente o vizinho vem oferecer sua solidariedade. “Que pena…”, diz o vizinho. Novamente o fazendeiro simplesmente responde: “Talvez”.
    No dia seguinte, o oficial de recrutamento do exército do Rei vem para a região levando todos os jovens com idade para lutar, mas como o filho do fazendeiro havia quebrado a perna, ele é deixado para trás. E essa história poderia se desenrolar infinitamente.
    O modo como você vê a mudança afeta o quanto se torna resiliente, palavra do latim resilio, que significa voltar ao estado natural. A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – mudanças, estresse, etc. – sem entrar em surto psicológico.
     A mudança é percebida pelo ser humano de maneiras diferentes, principalmente devido às experiências únicas de cada indivíduo. No dia a dia, a reação à mudança altera-se de acordo com a circunstância, o estado de espírito, se ela foi planejada ou se a mudança simplesmente “caiu do céu” no seu colo. Normalmente, sua resposta em momentos de transição seguirá um padrão semelhante aos conceitos de mudança que você desenvolveu. Se a mudança é encarada como perigo, então tende-se a reagir de maneira defensiva ou como se estivesse sendo ameaçado.
    Algumas pessoas, no entanto, vêem a mudança muito além do que apenas perigo. Elas não ficam paralisadas, pois enfrentam os riscos como oportunidades, desafios como aprendizados, e trabalho como um investimento para o futuro.
    Aqueles que sentem incerteza não como exceção, mas como regra, não serão desencorajados por ocorrências inesperadas, pois aprenderam que a vida desenvolve-se de maneira misteriosa e imprevisível. Eles aprenderam que muita energia é desperdiçada por pessoas que tentam forçar o mundo a adaptar-se às suas expectativas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

12o. Workshop para Empreendededores

         Realizamos, na noite do dia 13/novembro, terça-feira. no pátio do Campus Rondon da UNIUBE, o 12o. Workshop para Empreendedores que contou com a coordenação da profa. Maria Cristina França e a participação de todos os docentes e discentes do curso de Administração da UNIUBE - Campus Rondon.
         Esse evento apresenta os trabalhos desenvolvidos durante o semestre pelos adacêmicos do curso de Administração da UNIUBE: 
1o. período - Comportamento Empreendedor, 
2o. período - Instituições do Direito, 
4o. período - Estágio Curricular Supervisionado de Aplicabilidade, 
7o. período - Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios  e
8o. período - Estágio Curricular Supervisionado.

Confira abaixo, fotos do evento:
Estandes e mesas para apresentação dos trabalhos de curso.
Direto do consumidor - práticas abusivas -  2o. período
do curso de Administração - prof. Paulo Peres.
Projeto Missão Criança - 6o. Período - Projeto Integrado -
 profa. Marly Teixeira Moraes.
         
Bom de Minas - 7.o período - Empreendedorismo e
Desenvolvimento de Novos Negócios - prof. Ariel Sanchez.
Espetinhos Quero + - 7o. período - Empreendedorismo e
Desenvolvimento de Novos Negócios - prof. Ariel Sanchez.
Projeto Missão Criança - 1o. período - Comportamento
Empreendedor - Prof. Ariel Sanchez.
Para a festa ficar completa, contamos com uma canja do 
prof. Geraldo Mundin Júnior que surpreendeu 
positivamente a todos, com músicas de refinado gosto.

domingo, 11 de novembro de 2012

UNIUBE Aberta

         Neste sábado, dia 10 de novembro, realizamos a UNIUBE Aberta - Feira de Profissões, no Campus Rondon da UNIUBE.
Da esquerda para direita, Wellyda Maris (PIAC), eu, profa. Maria Cristina França, prof. Cássio Brito, Leonilda Leal (Assped do curso de Adm.) e o prof. Júlio Felisbino.
          Os estudantes secundarista de Uberlândia e região tiveram a oportunidade de participar de oficinas de redação, palestra sobre cursos de graduação, palestra sobre programas de bolsas e benefícios além de apresentações artísticas o dia todo.
Na foto acima, eu, Leonilda Leal, profa. Margareth Senne, prof. Júlio Felisbino,
 profa. Ana Lúcia, profa. Maria Cristina e a Larissa (Assped do curso de Direito)
     No encerramento da UNIUBE Aberta 2012, tivemos o privilégio de relembrar as apresentações performáticas de Ney Matogrosso e o seu Secos e Molhados, numa brilhante e inspirada releitura, do meu grande amigo e prof. do curso de Direito da UNIUBE, Calvino Vieira Júnior com o show: "Secos, Líquidos, Sólidos e Molhados". Foi realmente um primor de apresentação. Quem não veio, perdeu!!!

PARABÉNS, Calvino e banda.
Calvino
Calvino

http://www.youtube.com/watch?v=tLNEtoJ2GeI&feature=youtu.be





sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Palestra com Christian Barbosa

       Nesta quarta-feira, 07 de novembro, numa promoção da Veler Desenvolvimento (José Ricardo Mendes) e do CRA/MG, participamos da Palestra: "A Tríade do Tempo", uma nova era da administração do tempo, produtividade e colaboração, com o  empreendedor e maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país, Christian Barbosa.
       Confira abaixo a foto do palestrante com meus alunos do componente curricular Marketing Básico, do 5o. período do curso de Administração da UNIUBE e os alunos da professora Marly Teixeira, do 1o. período do curso de Administração, componente curricular, Teorias da Administração. 

         A palestra é baseada no livro homônimo, da Editora Sextante. 
        Com uma abordagem diferente sobre o tema da Gestão do Tempo,  Crhistian apresenta o resultado de uma  pesquisa realizada com mais de 30.000 pessoas sobre produtividade pessoal, apresentando soluções para esses anseios e necessidades. 
         O ponto alto da palestra foi quando os participantes foram incitados a refletir sobre as coisas que são importantes de verdade em nossas vidas e como priorizar nosso tempo para executá-las através da metodologia desenvolvida com base na referida pesquisa. Além de aprendermos técnicas de planejamento para reduzir o stress e aumentar a produtividade, eficácia pessoal e profissional.

Da esquerda para à direita, profa. Marly Teixeira, Adm Marcus Tanner,
 superintendente  da UNIUBE, Campus Rondon, o palestrante Christian 
Barbosa,  eu, minha esposa, Maria Leonor e o amigo prof. Emanuel Ponciano.



BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada