sábado, 29 de setembro de 2012

Turma de pós-graduação da Católica

Turma 3 do curso MBA em Engenharia e Segurança do Trabalho
Neste sábado, 29/setembro, atendendo prazeirosamente a um convite do amigo prof. Dr. Euclides Lima, coordenador do curso MBA em Engenharia e Segurança no Trabalho da Faculdade Católica de Uberlândia, ministrei  o componente curricular, Gestão de Carreira.

Registro aqui meus agradecimentos a toda galera de Catalão, Itumbiara, Pedrinópolis, São Gotardo,  Uberaba e claro de Uberlândia.

Quero nominalmente parabenizar a cada um deles e desejar-lhes sucesso profissional, ao Contabilista e Eng Ambiental, André Nunes (Santa Juliana), ao Eng. de Produção Carlos Alberto Loschi, ao Eng. de Produção Cleidson Aguiar, à Administradora Danielle Ribeiro (de Uberaba), aos casais Eliza (Historiadora e Eng de Produção) ,  e Delmo Oliveira, Eng. de Produção (de São Gotardo); e Mirian (Economista e Eng. de Produção) e Silvio Matarazo, Eng. de Produção, Contabilista e Advogado (de São Gotardo), ao Eng. de Produção Elmivan Andrade (árbitro da FMF), ao meu grande amigo e colega de profissão, o Contabilista, Jeová Rodrigues, ao Eng. Ambiental Leandro Takahashi (de Catalão), ao Eng. Eletricista  Marcelo Santana, ao Eng. de Controle de Automação Marcony Miranda, à Eng. Ambiental Maria Angélica Ribeiro (de Itumbiara), à Eng. Agrônoma Michele Rosa, ao Eng. de Produção Rangel Ferreira (de São Gotardo), ao Matemático e Eng. de Produção Rogério Santos (de Catalão), ao arquiteto Ronnie Santos, à Eng. Civil Valeska Ferreira, ao Eng. Ambiental Vinícius Borges, ao Eng. Civil Vinícius Tomás e ao Eng. Mecânico Washington Araújo.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vagas para trainees


Estudantes e recém-formados em Administração: fiquem de olho. Os programas de trainee das empresas AES Brasil, Redecard, Syngenta, Tecnisa, B2W, Prati-Donaduzzi, Embraco, Heineken e Mars (em conjunto), Lojas Americanas, Cargill, Dow Brasil, BASF e Henkel estão com vagas abertas. Fizemos um resumo de várias oportunidades disponíveis, que você pode conferir abaixo.

1 - AES Brasil
Vagas: os candidatos devem ter concluído o curso superior entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 nas áreas de Engenharia, Administração, Psicologia, Economia, Contábeis, TI, Direito, entre outros. As oportunidades são para São Paulo e para o Sul do país.
Inscrições: até o dia 30 de setembro. Confira mais informações clicando aqui.

2 - Redecard

Vagas: Para inscrever-se é necessário ter concluído a graduação em Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Inscrições: até 30 de setembro. Veja mais detalhes clicando aqui.

3 - Syngenta

Vagas: candidatos com formação superior com grau de bacharel nos seguintes cursos: Administração de Empresas, Agronomia, Comunicação, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Direito, Economia, Engenharia, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. A conclusão dos cursos precisa ter ocorrido entre dezembro de 2009 e dezembro deste ano.
Inscrições: até 30 de setembro. Saiba mais clicando aqui.

4 - Tecnisa

Vagas: universitários ou profissionais graduados entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 em Administração, Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Industrial e Marketing. As oportunidades são em São Paulo.
Inscrições: até o dia 30 de setembro. Veja outras informações aqui.

5 - B2W

Vagas: Podem se candidatar profissionais que tenham concluído os cursos de graduação, pós-graduação ou mestrado, com preferencialmente até quatro anos de formados. As áreas de formação são Administração, Ciências Contábeis, Estatística, Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social, Desenho Industrial, Física, Matemática, Economia, Engenharias, Tecnologia e Informática. As oportunidades são no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo.
Inscrições: até o dia 30 de setembro. Confira mais informações aqui.

6 - Prati-Donaduzzi

Vagas: Podem se inscrever pessoas com formação concluída após dezembro de 2010 ou que estejam cursando o último ano de graduação nos cursos de Farmácia, Biologia, Química, Administração de Empresas, Direito e Engenharia (Mecânica, Materiais, Produção ou Química). As oportunidades são em Toledo (PR).
Inscrições: até o dia 30 de setembro. Saiba mais clicando aqui.

7 - Embraco

Vagas: Podem se inscrever candidatos que com formação superior concluída entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 nos seguintes cursos: Administração, Engenharias, Psicologia, Comunicação Social, Análise de Sistemas, Ciências Econômicas, Química, Economia e Marketing. As oportunidades são em Joinville/SC.
Inscrições: até o dia 01 de outubro. Saiba mais clicando aqui http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/programa-de-trainee-da-embraco-tem-vaga-para-administradores/59568/

8 - Heineken e Mars

Vagas: Os interessados devem ter conclusão de curso superior entre dezembro de 2009 e dezembro de 2012 em qualquer curso (vendas e marketing), sendo que para atuar em pesquisa & desenvolvimento e supply é necessário cursar ou ter concluído engenharia ou química.
Inscrições: até 1º de outubro. Saiba mais clicando aqui.

9 - Lojas Americanas

Vagas: Os interessados devem ter concluído os cursos de graduação, pós-graduação. As áreas são Administração, Ciências Contábeis, Estatística, Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social, Física, Matemática, Economia, Engenharias, Informática e todos os cursos relacionados a TI. As oportunidades são para o Rio de Janeiro (RJ).
Inscrições: até o dia 3 de outubro. Veja mais detalhes clicando aqui.

10 - Cargill

Vagas: Podem se inscrever profissionais formados entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 nos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e demais Engenharias, Marketing, Química Industrial, Veterinária e Zootecnia.
Inscrições: até o dia 7 de outubro. Veja mais informações aqui.

11 - Dow Brasil

Vagas: Os candidatos devem ter formação superior completa até fevereiro de 2013 nos cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Economia, Marketing, Química, Zootecnia e Engenharias. As oportunidades são em Aratu e Camaçari (Bahia); Franco da Rocha, Guarujá, Jardinópolis e São Paulo (São Paulo).
Inscrições: até o dia 15 de outubro. Confira mais informações aqui.

12 - BASF

Vagas: Candidatos com conclusão de pós-graduação, mestrado ou doutorado entre dezembro de 2010 e março de 2013 em Engenharia (Agronômica ou Química) também podem participar.
Inscrições: até o dia 16 de outubro. Saiba mais clicando aqui.

13 - Henkel

Vagas: jovens com até 2 anos de graduação nos cursos de Administração de Empresas, Engenharia, Química, Economia e Marketing. As vagas são para atuar nas unidades de Itapevi, Diadema, Jundiaí e Paulista, em São Paulo.
Inscrições: até 21 de outubro. Confira outras informações aqui.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Plano de Carreira


Todo profissional deve ter os objetivos de sua carreira definidos. Começando pela profissão escolhida, determinar planos, mesmo que de curto prazo, para avaliar o que consegue entregar e que vai agregar valor a sua profissão é fndamental.
A diretora em transição de carreira da Right Management, Matilde Berna, diz que um plano de carreira é feito de escolhas. “A cada fase da carreira e da vida existem escolhas que são importantes avaliar. Fazer um plano de carreira é olhar em uma perspectiva e traçar objetivos ao longo do tempo”.
Em que fase da carreira você está? É preciso avaliar se está começando a carreira ou na fase de consolidação, entre 40 e 45 anos. Fazer um plano de carreira está relacionado ao que te motiva, te interessa e o que tem como objetivo.
Segundo Matilde, esses objetivos podem ser delineados todos os anos, ou em uma linha de longo prazo. É preciso analisar em que ponto você está e onde pretende chegar. "Também é importante conhecer quais suas habilidades, conhecimentos, interesses, o que te motiva efetivamente?"
Ser claro em suas escolhas. De acordo com Matilde, quando você se enxerga, sabe em que momento está, quais habilidades e conhecimentos você carrega, é mais fácil saber onde quer chegar, quais os objetivos: ser gerente?, gestor? presidente? É preciso conhecer o que falta para chegar onde você quer.
Não precisa decidir o que quer ser daqui a 20 ou 30 anos. Ao escolher uma profissão, é preciso prestar atenção no mercado para conhecer que a construção de uma carreira não é simples. “Tem percalços e conquistar os objetivos é um trabalho árduo”.
Olhar para o mercado. Conhecer a complexidade do mercado, “conhecendo os obstáculos, você traça um plano interessante, mas não irreal”, diz Matilde. Um plano de carreira não é traçado em linha reta. “É uma opção sua escolher a universidade que vai cursar, escolher a atividade que vai fazer, mas você não tem total domínio de onde vai trabalhar e se o mercado vai responder positivamente às suas ações”, destaca Matilde.
Autoconhecimento. O profissional deve buscar conhecimento sobre os significados deste trabalho em sua vida. Quanto de dinheiro quer ganhar, o quanto está disponível em relação ao tempo, a mobilidade. Segundo Matilde tudo isso é investimento financeiro e de tempo.
“O plano de carreira tem que ter clareza de quem é o profissional, das suas habilidade, do que eu já conhece e com o que tem afinidade. É muito importante olhar para o mercado e ver para onde ele está indo.
A diretora de carreira, enfatiza que quando se fala de sucesso na carreira, não estamos falando apenas de capacidade cognitiva e de habilidades, mas também de ter também boas atitudes, conduta, em qualquer ambiente. 
A sua capacidade de lidar com essas relações, com os conflitos e com a pressão é fundamental para ter uma carreira bem sucedida. “Não basta ter somente uma grande capacidade técnica, e sim atitude frente aos problemas”, finaliza.

sábado, 22 de setembro de 2012

Nosso verdadeiro HERÓI


Ministro Joaquim Barbosa
Esta é a prova maior de que, quando a gente quer, a gente pode.
 
          Um grande exemplo de dignidade e honradez.
 
Ex faxineiro... ele limpava banheiros no TRE do Distrito Federal.

Filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro... 
Dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal.
 
Apaixonado por línguas. Um dia, o mineiro, na certeza da solidão,
 cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE.
 Naquele momento, um diretor do Tribunal entrou e achou curioso uma pessoa que trabalhava na  faxina
 ter fluência em outro idioma.
 A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.
 
Não só é fluente em inglês, mas poliglota (fluente em francês, alemão e espanhol).

Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da sua turma.
 
Foi aprovado nos concursos de:
 Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República,
 Professor da Universidade do Rio de Janeiro.Ah!, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia de sua Majestade "O Cliente"


15 de setembro, o dia de homenagear quem é nossa inspiração. 
Sim, pois sem o Cliente (o nosso, que nos contrata), não teríamos o que fazer, não teríamos a oportunidade de sonhar, criar, realizar... 
Para homenagea-los no seu dia, garipei na internet alguns anúncios alusivos à data:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Administrador: perfil e desafios

Esse foi o título da palestra ministrada pelo prof. da UFU e doutorando pela USP, o amigo José Eduardo Ferreira Lopes, nesta última terça-feira, dia 18/setembro, no encerramento das comemorações do dia do Administrador, promovidos pela UNIUBE e a Delegacia do CRA em Uberlândia.

Os trabalhos foram abertos pelo superintendente da UNIUBE - Campus Rondon e Delegado do CRA - Uberlândia, o prof. Marcos Eduardo Tanner, que destacou a importância do registro profissional para se exercer a profissão de Administrador.
Na sequência tivemos o privilégio de ouvir o prof. José Eduardo comentar os resultados da Pesquisa Nacional 2011 realizada pelo Sitema CFA/CRAs, 5a. edição. 
Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar cenários e identificar tendências para a profissão de Administrador em nosso país.
Ele também pontuou a respeito das habilidades e competências dos Administradores e finalizou sua fala  elencando três grandes desafios da nossa profissão.

Segue abaixo foto do corpo docente da UNIUBE com o palestrante:
À frente, da esquerda para direita, Júlio Felisbino, Cássio Brito, eu, Geraldo Júnior, Ibrahim Andraus. Atrás, da esquerda para direita, Fernando Araujo, Gilberto Canozzo, Marly Teixeira, José Eduardo e Maria Cristina França.



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Homenagem ao dia do Administrador

Nesta segunda, 17/setembro, numa parceria entre a UNIUBE e a Delegacia do CRA/MG em Uberlândia, no Auditório da UNIUBE, os acadêmicos do curso de Administração participaram da palestra:  "Administração in foco" , proferida pelo competente  e genuíno empreendedor de sucesso, Humberto Pereira Carneiro, da POLICARD. 
Na comemoramos os 47 anos do reconhecimento da nossa profissão de Administrador, que transcorreu no dia 09/setembro.

O Adm. Humberto Carneiro nos mostrou com muito clareza, através de exemplos pessoais onde sempre apresentou resultados sustentáveis, a importância formarmos empreendedores conscientes de seu papel social no que tange a formação de uma  sociedade mais justa, contribuindo decisivamente para um mundo melhor. 

Confira abaixo a foto que fizemos  ao término do evento, com o palestrante e os professores do curso de Administração da UNIUBE: da esquerda para direita e à frente, os professores  Julio Felisbino, Fernando Araújo, Cássio Brito, eu, atrás da esquerda para direita, as professoras Maria Cristina França, Laci Shucht, o palestrante Humberto Pereira, as professoras Aparecida Fialho (Guigui), Margareth Senne e Marly Teixeira.
Palestra: "Administração in foco" - Humberto Pereira Carneiro 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O que NÃO é empreendedorismo


Diante de tantas explicações sobre o assunto, fica cada vez mais difícil saber o que realmente significa o termo 'Empreendedorismo'
Eu vejo constantemente publicações, artigos, livros, textos e uma ampla miríade de conhecimento desenvolvido sobre o tema empreendedorismo, nas mais diversas áreas e mídias, algumas fidedignas, outras, nem tanto. A segmentação do assunto parece não ter fim: empreendedorismo corporativo, empreendedorismo social, empreendedorismo em empresas familiares, empreendedorismo étnico, empreendedorismo de start-up, e assim por diante.
Diante de tantas explicações sobre o assunto, fica cada vez mais difícil saber o que realmente significa o termo 'Empreendedorismo'. Eu mesmo me vejo, em algumas situações, com dúvidas cruéis sobre a legitimidade da presença de alguns termos nas definições que vejo, e o pior é que não consigo perceber nenhuma tendência de se chegar a um consenso em torno de uma definição única.
Assim, prefiro seguir o caminho contrário e procurar aqui definir o que eu não considero empreendedorismo. Desta forma, posso dar espaço para que cada um construa sua própria definição, numa atitude mais democrática e mais condizente com o que o ensino do empreendedorismo deve ser: a construção do conhecimento ponderado pela união entre próprias convicções e informações externas, dando o máximo de liberdade de interpretação e contribuindo para ampliar ainda mais as distintas visões sobre o tema.
Empresários


Esta é a primeira e mais comum confusão que se criou nesta profusão de nomenclaturas. Muitas definições colocam empresários e empreendedores como sinônimos, quando, na verdade, o empreendedor é mais do que um empresário. Qualquer cidadão que abre um negócio é, a rigor, um empresário. 

Um empreendedor, por outro lado, vai além, constrói uma organização de sucesso com base em ousadia, determinação, criatividade, relacionamentos, realizações, autoconfiança, flexibilidade e visão. O empresário que não possui pelo menos metade destas características não pode ser considerado um empreendedor. 

Quem abre mais uma padaria ou posto de gasolina, sem ter vislumbrado uma oportunidade, sem ter construído uma sólida e factível visão do futuro ou se preparado para toda e qualquer vicissitude que encontrar no caminho, pode ser um empresário, mas dificilmente o consideraria um empreendedor.
Franquia

do
Ainda que seja possível ver um empreendedor conduzindo uma franquia, acredito que a franquia representa um tipo de modelo de negócio que afasta, ou deveria afastar, o verdadeiro empreendedor pelo simples motivo que uma franquia limita uma das coisas que o empreendedor mais preza: a liberdade. 

Com maior ou menor grau, todas as franquias oferecem como benefício aquilo que o empreendedor enxerga como restrição: Identidade visual, padronização de metodologia e processos, cadastro único de fornecedores, políticas de preços uniformes, infraestrutura centralizada, marca e imagem, além de outros elementos que, no conjunto, trazem a segurança de um modelo de negócios já testado e, provavelmente, com riscos bastante reduzidos. 

Um empreendedor pode até colocar a experiência de franqueado como uma etapa de seu processo de aprendizado, mas dificilmente vê uma franquia como seu objetivo final.
Herança


Empresas familiares podem ser de dois tipos: Aquelas originadas pelo empreendedor como fundador e aquelas que foram entregues já constituídas para as gerações seguintes. Posso afirmar com certa segurança que verdadeiros empreendedores se preocupam mais com a sustentabilidade do seu negócio no longo prazo do que a lucratividade por si só. Este fato já pode aumentar as chances de vermos sucessores empreendedores à frente de negócios de sucesso criados por uma ou mais gerações anteriores.

Empreendedores formam (ou melhor, 'forjam') empreendedores para dar continuidade aos seus negócios, mesmo que estes não sejam seus sucessores diretos, ou sequer familiares. Entretanto, ainda é grande o número de herdeiros que se dizem empreendedores sem saber que não detém as qualificações que colocaram o fundador à frente do processo de criação e desenvolvimento da organização que assumiu.
Líderes


Também existe uma grande confusão em torno das definições de empreendedores como líderes. Líderes são diferentes de empreendedores. Alguns tipos de empreendedores podem ser influentes, cativantes, capazes de mobilizar pessoas em torno de causas comuns, viabilizar grandes realizações através de equipes, compreender e explorar o que existe de melhor de cada pessoa. Mas isso, por si só, não faz de um líder um empreendedor. Um líder não necessariamente é dotado de alta flexibilidade e adaptabilidade, embora saiba praticar o modelo de gestão participativo. 

Um líder não é necessariamente perseverante e determinado, embora saiba construir e transmitir visões positivas do futuro que influenciam seguidores mais do que a si mesmo. Um líder também não costuma colocar 'a mão na massa', ao conduzir projetos. Embora costume atuar mais como um facilitador para deixar as pessoas mais livres, prefere ser o maestro e reger os esforços da equipe, do que sujar as próprias mãos.
Inovadores


O economista Joseph Schumpeter foi um dos mais proeminentes estudiosos do empreendedorismo. Sua linha de estudos vincula a figura do empreendedor à do inovador. A maior parte dos estudos acadêmicos no Brasil também segue por esta linha. Antes de prosseguir na argumentação, é importante diferenciar uma ideia de uma inovação. 

Uma ideia é qualquer manifestação do pensamento criativo, enquanto uma inovação é o resultado do processo evolutivo de uma idéia em termos de valor agregado. Uma inovação é, portanto, uma ideia que serve para alguém ou alguma coisa. Isso posto, fica estabelecido o ponto de intersecção entre o inovador e o empreendedor. 

Toda iniciativa do empreendedor está cercada por algum grau de inovação. Não precisa ser um novo produto ou serviço, pode ser uma simples mudança ou melhoria num processo. Se ninguém havia pensado naquilo, então é uma inovação. O empreendedor é aquele que coloca a inovação em prática, realiza-a e gera resultados perceptíveis. Pessoas que são boas em gerar inovação, como cientistas e pesquisadores, não necessariamente são empreendedores. O empreendedor transforma a inovação em negócio.
E então, você já tem elementos suficientes para escrever sua própria definição de empreendedor ou empreendedorismo?

Escrito por Marcos Hashimoto

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto Elos do Conhecimento - 2012

O programa Elos do Conhecimento, promovido pela ALGAR Tecnologia, em parceria com a UNUIBE e o Governo de Minas, iniciou novas turmas  nesta segunda, dia 10 de setembro de 2012.
Estudantes Maisa Lima, Jeferson Santana e Raianne Silva 
participantes do Projeto Elos do Conhecimento
Os jovens que se inscreveram no curso terão acesso gratuito a capacitação teórica e prática, além de orientações importantes que os auxiliarão na conquista do primeiro emprego.
“Por meio de parcerias com empresas da cidade, o programa possibilita aos jovens aprovados a conquista de um trabalho formal, além de ter como foco principal a formação em empreendedorismo, com a elaboração de projetos que beneficiarão a escola ou a comunidade em que estão inseridos”, afirmou Thais Gondim, analista de Talentos Humanos da Algar Tecnologia.
Podem participar estudantes que tenham idade mínima de 16 anos ou que completem 16 anos até dezembro de 2012. É necessário que estejam regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Uberlândia.
O curso é gratuito com aulas uma vez por semana. A formação acontece de 10 de setembro a 14 de dezembro, com turmas no período da tarde e da noite. 

Aula de Empreendedorismo no dia 19/setembro/2012.
Saiba mais sobre o programa
O programa Elos do Conhecimento foi idealizado pela ALGAR Tecnologia em 2009 e nasceu a partir de parceria com a UNIUBE e o Governo de Minas. 
O principal objetivo do projeto é a capacitação teórica e prática de jovens do ensino médio da rede pública de ensino de Uberlândia para que recebam instruções e orientações necessárias que os auxiliem na busca do primeiro emprego. Nas edições de 2009 e 2011, durante três meses e meio, os jovens participaram da capacitação, que teve como objetivo a formação teórica e prática, focada no desenvolvimento pessoal e profissional. 
Os participantes desse projeto terão aulas de competências básicas para o trabalho, com noções de cidadania, direitos do consumidor, meio ambiente, relações humanas e ética, informática básica, digitação, português instrumental, técnicas de redação, técnicas de vendas e de excelência no atendimento. 


Participantes do Projeto Elos do Conhecimento - 19/09/2012.
Irei ministrar o módulo Empreendedorismo e com o auxílio de monitores, os estudantes em equipes, irão elaborar um projeto de empreendedorismo social, para beneficiar as escolas participantes, a comunidade em que estão inseridos ou alguma entidade beneficente. 


Projeto Elos do Conhecimento - turma do dia 20/09/2012.
Nestes dois anos, o programa capacitou mais de mil alunos e aproximadamente 50% dos estudantes foram contratados no programa primeiro emprego pela ALGAR Tecnologia.
Turma do dia 21/09/2012 - Aula de Empreendedorismo

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada