sábado, 30 de abril de 2011

Turma de pós-graduação do UNICERP - Patrocínio - M. G.

A convite do prof. Me. Laércio Vida, coordenador da pós-graduação do UNICERP - Centro Universitário do Cerrado, em Patrocínio, tive o privilégio de ministrar a disciplina: Marketing Ambiental, no curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, no dia de hoje, 30 de abril de 2011.
A foto ao lado é de uma turma muito eclética, pois conta com dez recem graduandos em Biologia e acadêmicos que a algum tempo não frequentavam os bancos universitários. Essa diversidade, em termos de experiências de vida e vivência, me fascina. Fiquei muito bem impressionado com a dedicação e comprometimento de todos.
Aos estudantes da pós graduação em Gestão Ambiental, o meu muito obrigado, pela maneira gentil com que me recepcionaram.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tony Hsieh: o empreendedor que fez da felicidade um bom negócio.

Fundador e CEO da Zappos.com, a empresa que mais vende sapatos pela internet no mundo, Tony Hsieh (foto ao lado) se transformou em referência de empreendedorismo quando apostou em um novo enfoque para a cultura da sua empresa

"A felicidade, quanto mais se divide, mais você multiplica". Apesar de a frase parecer ter saído de um conto de fadas ou estória da carochinha, é na verdade a base de uma importante ferramenta de negócio que está revolucionando o mercado e transformando o norte-americano Tony Hsieh num visionário. Ele teve a coragem de inovar fazendo da felicidade um dos alicerces para administrar sua empresa.

Fundador e CEO da Zappos.com, a empresa que mais vende sapatos pela internet no mundo e chega a faturar 1 bilhão de dólares por ano, Tony Hsieh se transformou em referência de empreendedorismo quando apostou em um novo enfoque para a cultura da sua empresa: buscar a felicidade para gerar lucros.

Essa postura resultou na satisfação de seus clientes e funcionários, gerando mais receita em menos tempo.
Uma fórmula simples, que é tratada com paixão por todos da sua equipe e vem despertando a curiosidade do mundo dos negócios pelos resultados efetivamente alcançados. Em entrevista à Revista Administradores, Tony contou um pouco das suas decisões na carreira e o segredo que o fez tornar-se um bilionário ainda bem jovem.

Você sempre apresentou um espírito empreendedor e buscou levar criatividade em tudo o que faz. O que leva você a ser tão criativo?

Para mim, conhecer muitas pessoas diferentes de diversas origens sempre me dá novas perspectivas e percepções que eu acho que ajudam a me tornar mais criativo. As perspectivas você pode obter em determinado desafio, a criatividade você pode conseguir enfrentando esse desafio.

Você costuma dizer que a paixão é muito importante para fazer negócios. Por quê?

Nos negócios, a paixão é o que ajudará nos tempos difíceis. Também, essa paixão irá motivar seus funcionários, que afetarão seus clientes e colegas de trabalho.

Seus pais são originalmente de Taiwan. Houve alguma lição especial que eles ensinavam e que ajudou a se tornar esse empresário bem sucedido?

Acho que uma das lições mais importantes que eu aprendi deles foi não ter medo.

Em seu livro "Satisfação garantida" você indica que trabalhar com felicidade é um bom negócio. Mas o que é sucesso para você? O que é felicidade para você?
Para mim, a definição de sucesso é você estar verdadeiramente bem, mesmo perdendo tudo o que possui.

Quando você vendeu a LinkExchange para a Microsoft, a empresa ofereceu um bom salário para continuar mais 12 meses. Porém, em seu livro, você diz ter perdido a felicidade em trabalhar ali e saiu antes desse prazo. Você se arrepende de deixar a Microsoft e desistir dos oito milhões de dólares?

Em geral, eu costumo me arrepender de coisas que eu não fiz, não de coisas que eu fiz e que não deram certo.

Você assumiu um grande risco ao colocar quase todos os seus fundos pessoais em Zappos quando a empresa estava passando por problemas. Como você decidiu que deveria assumir esse grande risco e até onde poderia ir com ele?

Para mim, isso apenas veio por realmente acreditar no futuro de Zappos e por saber que tínhamos o time certo para fazer isso acontecer. Também, o pior cenário nunca foi tão ruim assim. Eu nunca estive em risco de fome ou de ser sem-abrigo .

A Zappos ficou conhecida pelo atendimento exemplar ao consumidor. O que desencadeou você a procurar o melhor atendimento e satisfação do cliente como um dos valores fundamentais da Zappos?
Eu sempre fui apaixonado pelo serviço ao cliente como um consumidor. Ao longo do tempo, percebemos que o melhor serviço que oferecemos para nossos clientes na Zappos é o mais leal atendimento, que cresceu bastante através do boca a boca.

A Zappos não parece investir muito no marketing tradicional. O que a equipe de marketing faz para ajudar a construir a marca, então?

Nós temos um departamento de marketing direto on-line, assim como um departamento de marketing da marca, que é focada principalmente em marketing off-line. Entretanto, a maioria do dinheiro que teríamos gasto em publicidade ou marketing pago, investimos no atendimento ao cliente.

Como você instrui seus funcionários do call center para manter um bom espírito de serviço ao cliente sem sacrificar seus equilíbrios emocionais?

Como com muitas coisas na Zappos, nós falamos para nossos funcionários para serem simplesmente reais e usarem suas melhores opiniões.

Por que você acredita que a cultura da empresa é tão importante?

Para qualquer empresa que quer construir sua marca em torno de fornecer um excelente serviço, a cultura vai fazer uma enorme diferença. É difícil providenciar um ótimo serviço onde os funcionários estão infelizes.

Empresas tradicionais de comércio eletrônico tendem a se concentrar em transações de baixo preço e são considerados impessoais nos negócios. No entanto, você foi capaz de respirar um elemento humano no comércio eletrônico, o que não é típico. Como você chegou até essa abordagem?

Descobrimos que os clientes que estão focados apenas em preços baixos não eram mais leais em relação aos concorrentes que ofereciam esses preços.

A Zappos tenta contratar apenas pessoas que cabem na cultura dela. Como você encoraja a diversidade se a força de trabalho é homogênea?

Para nós, a diversidade é encapsulada nos nossos valores fundamentais que definem nossos valores fundamentais. Por exemplo, sendo 'mente aberta', 'humilde' e 'perseguidor do crescimento e aprendizado' tudo aponta para abraçar a diversidade.

Os ideais em que você acredita são o melhor caminho para ter funcionários vivendo entre os valores fundamentais nas empresas?

O caminho mais fácil é simplesmente contratar funcionários cujos valores pessoais já se encaixem com os valores fundamentais da organização. Então você não tem que treiná-los a viver num conjunto de valores diferentes.

É muito surpreendente que a Zappos fornece importantes informações de valores aos fornecedores. Alguém poderia pensar que informações sobre vendas é a melhor arma que um varejista pode ter. Você estava nervoso em desistir dessa arma?

Um dos nossos valores fundamentais é "Construir relações abertas e honestas com a comunicação". Nossa maior força é nossa cultura e valores fundamentais e assim fornecer as informações aos nossos fornecedores era mais consistente com nossos valores fundamentais do que não fazê-lo.

Mesmo quando a crise atingiu o comércio eletrônico em 2008, Zappos conseguiu atingir 1 bilhão de dólares em vendas de produtos negociados em 2009. Existia alguma nova estratégia ou abordagem para Zappos durante esse período?

Não, nós continuamos a crescer por causa dos investimentos que nós tínhamos feito em atendimento ao cliente antes de 2008. Não por causa de nada que nós fizemos de diferente em 2008 ou 2009.

Você é um grande fã de redes sociais, como Twitter e Facebook. Inclusive, incentiva funcionários ao uso dessas ferramentas. Como as empresas devem alterar ou corrigir as suas estratégias de mídia social, a fim de ajustar-se à mudança da relação entre os consumidores, marca corporativa, comunicações e essa rápida mudança de ambiente?

Seja com Twitter, Facebook ou qualquer coisa do tipo, a próxima coisa é: o caminho mais fácil de lidar com tudo é apenas encorajar funcionários para serem reais e usar seus melhores julgamentos.

Como um empreendedor e empresário, qual a melhor lição que você aprendeu e qual o pior erro que cometeu?

A maior parte dos erros tem sido com a contratação. Se somarmos os custos de todas as más contratações que fizemos na Zappos e as decisões ruins, isso custou à empresa mais de 100 milhões de dólares.

Onde você se vê daqui a 10 anos?

Eu geralmente não planejo ou penso no que vem pela frente, porque as coisas nunca saem do jeito que você acha que elas vão. A vida é cheia de surpresas e meu objetivo é aproveitar o máximo possível.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que é Foursquare?

Primeiro vieram os blogs, depois o YouTube, a seguir, Facebook, Linkedin, e Twitter, e agora?
Qual é a próxima grande ferreamente na internet?

Foursquare!
E já está ai à disposição de sua empresa!

Milhões de pessoas entram todos os dias na Foursquare para descobrir novos amigos e saber o que está acontecendo a sua volta.

Foursquare énão só uma fantástica ferramenta de marketing para pequenas empresas - especialmente se o seu negócio precisa que os clientes o visitem para fazer compras, como também, uma nova e criativa maneiras de atrair clientes para o seu negócio.

O Foursquare é um serviço de geolocalização, não confundir com a igreja quadrangular (foursquare church) ou com a marca de roupas (foursquare outerwear).

Basicamente ele permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares.
Você indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook.
Mas qual a graça disso? Seguem alguns motivos:

Encontre seus amigos

O Foursquare permite que você crie uma rede de amigos, com quem você pode compartilhar seus check-ins. Dessa forma você pode fazer um esforço para encontrá-los caso você esteja por perto, aliás sugiro telefonar para a pessoa avisando que está por perto, aparecer de surpresa pode gerar situações embaraçosas e desencontros (a pessoa pode fazer check-in quando sair do lugar ao invés de fazê-lo quando chega).

Nas configurações da sua conta você pode escolher avisar seus amigos pelo twitter e facebook quando fizer um check-in. Quando seus amigos fazem check-in você acompanha na tela do aplicativo, ou também pode escolher receber um e-mail avisando sobre os check-ins deles.
Conheça lugares bacanas

Está sem ideias de onde ir? Preguiça de ir longe? Consulte dicas sobre os locais perto de onde você está.
Você também pode adicionar suas próprias dicas e facilitar a vida das próximas pessoas que passarem por ali.
Participe do jogo, ganhe pontos, suba no ranking, conquiste badges (buttons)

Cada vez que você chega em algum lugar no foursquare você ganha pontos, esses pontos criam um ranking entre você e os seus amigos e outro ranking entre todos na mesma cidade.

Se você é o usuário que mais vezes esteve em algum lugar você se torna mayor (prefeito) daquele local, isso lhe dá direito de cuidar do lugar no site do foursquare, você pode editar o endereço, o local no mapa, adicionar uma categoria no lugar, etc.

Conforme você se torna um usuário mais ativo você coleciona badges de acordo com os seus hábitos e frequência, são como pequenos troféus do jogo.

Pra quem gosta de games e competição o foursquare cria um clima saudável de disputa entre você e seus amigos, numa época que tantos reclamam de sedentarismo o foursquare incentiva as pessoas a saírem e conhecerem os lugares. Como o ranking é zerado toda semana você tem de estar em constante movimento para aparecer em destaque. A sua coleção de badges é pra sempre, então também serve pra impressionar mostrando o que você conseguiu coletar nas semanas passadas.
Quantos badges existem, como conquisto novos badges?
Existem muitos badges que são específicos de cidades e eventos, você pode encontrar uma lista bem grande. Veja quais são aqueles possíveis de se ganhar no Brasil:

Newbie - Você ganha no seu primeiro check-in.
Adventurer - Faça check-ins em 10 lugares diferentes.
Explorer - Faça check-ins em 25 lugares diferentes.
Superstar - Faça check-ins em 50 lugares diferentes.
Bender - Faça check-ins em 4 dias consecutivos após às 18h.
Crunked - Faça 4 check-ins em uma única noite, Parece que das 18h até as 10h do outro dia é considerado noite para o Foursquare, alguns usuários afirmam que precisa ser entre às 20h e meia noite, de qualquer maneira se você gosta de peregrinar pela madrugada vai ganhar esse badge sem muito esforço
Local - Faça check-in no mesmo lugar 3 vezes na mesma semana.
Superuser - Faça 30 check-ins em um mês.
School Night - Faça check-in depois das 3h da manhã num dia semana.
Photogenic - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "photobooth".
Animal House - Faça check-ins 3 lugares marcados com a tag "frat boys".
Overshare - Faça 10 check-ins em 12 horas.
Ziggy's Wagon - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "food truck".
Don't Stop Believin' - Faça 3 check-ins em dias diferentes em lugares marcado com a tag "karaoke".
Gym Rat - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "gym".
Road Warrior - Faça 3 check-ins em lugares diferentes usando o aplicativo Waze
JetSetter - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "airport".
16 Candles - Você tem que colocar "happy birthday" junto com 5 check-ins, provavelmente os check-ins tem de ser em dias e/ou locais diferentes pois colocando os 5 em seguida eu testei e não funcionou.
Zoetrope - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "movie theater".
Pizzaiolo - Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag "pizza".
Warhol - Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag "gallery".
Babysitter - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "playground".
Swarm - Faça check-in em um lugar com 50 usuários de foursquare presentes.
Super Mayor - Seja mayor de 10 lugares simultaneamente.
I'm on a boat! - Faça check-in num lugar marcado com a tag "boat".
Barista - Faça 5 check-ins em diferentes lojas do Starbucks.

Vocês devem ter percebido que muitos badges dependem do local estar com as tags corretas, colabore com o Foursquare adicionando as tags corretas aos lugares que você frequenta. No site do Foursquare eles falam um pouco mais sobre isso.

Como criar uma conta e atualizar o Foursquare?

Você cria sua conta e instala o aplicativo no seu celular, tem versão para iPhone, BlackBerry, Android e Palm, para outros aparelhos, como Nokia por exemplo (se você usa o Nokia pode atualizar o Foursquare pelo aplicativo Gravity para Symbian - dica via @lebravo), você pode acessar a versão mobile do Foursquare no seu celular.

No caso de uma empresa, como usar o foursquare?

Atualmente o Foursquare tem mais de 600 mil usuários ao redor do mundo que fazem 400 mil checkins por dia não é um número muito grande mas são usuários engajados (principalmente em função do game) e early adopters, se eles gostam de novidades tecnológicas podem gostar de novidades no seu estabelecimento comercial também.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Administrando melhor o seu tempo

Qualquer coisa que você puder fazer para melhorar sua organização no dia-a-dia fará diferença para a melhoria da sua produtividade, melhor gerenciamento do seu tempo e também para a proteção do seu bolso.
Hábitos básicos como utilizar a agenda de forma plena, usar um sistema de arquivos com classificação adequada, trabalhar num espaço organizado, ter o costume de planejar o trabalho e as tarefas ou ainda utilizar os recursos da tecnologia de forma eficiente podem fazer toda a diferença para o seu tempo render mais.
Às vezes escuto as pessoas dizendo: "preciso me organizar melhor. Quando tiver um tempo, vou fazer isso".
Posso garantir-lhes uma coisa: este tempo nunca vai aparecer nem sobrar na sua programação, pois ele precisa ser criado por você e isso depende apenas de uma atitude sua.
Atrevo-me a dar-lhe algumas dicas:

1. Acorde mais cedo
Coloque o despertador para 15 minutos mais cedo e adiante o seu dia.

2. Planeje o que vai vestir na noite anterior
Deixe a roupa separada e pronta para vestir. Você irá economizar bons minutos do seu dia.

3. Mantenha sua mesa de trabalho organizada
Saber onde estão seus papéis e documentos, e saber onde guardá-los vai economizar bastante tempo ao longo do seu dia. Deixar a mesa limpa e mantendo sobre ela apenas aquilo em que está trabalhando no momento vai ajudar você a manter o foco e terminar as tarefas mais rápido.

4. Mantenha a área de trabalho do seu computador organizado
Desktop limpo e com poucos ícones, pastas organizadas e arquivos nomeados corretamente ajudam bastante na hora de encontrar o que você precisa, economizando muito tempo ao longo do dia. Organizar as suas pastas de e-mails e manter a caixa de entrada sempre vazia é também fundamental para melhorar a sua produtividade no trabalho.

5. Utilize sua agenda e crie listas de memória
Não tente lembrar as coisas de cabeça. Isso vai aumentar o seu estresse e o risco de você esquecer coisas importantes, que podem gastar inutilmente o seu tempo.

6. Elabore um planejamento para e sua agenda
Classifique as atividades importantes e não importantes, urgentes e não urgentes.
Dedique maior parte de seu tempo para realizar aquelas coisas que são importantes e ainda não são urgentes. Nunca perca tempo com atividades não importentes e cuide para não deixá-las ficarem urgentes.

7. Concentre suas chamadas telefônicas
Faça uma lista das ligações que tem que fazer, anotando os números de telefone e assuntos. Depois separe um tempo e faça todas as ligações em sequência. Isso economiza tempo e deixa seu dia mais organizado.

8. Planeje o próximo dia de trabalho
Ao final de cada dia planeje o dia seguinte. Realoque compromissos e tarefas na sua agenda e tenha claro o que irá fazer. Isso faz com que você vá para casa com a cabeça mais tranquila, economiza tempo e melhora sua produtividade.
Lembre-se: uma hora de planejamento pode economizar até 10 horas de trabalho.

9. Aprenda a utilizar os recursos do seu smartphone
Utilizar a agenda (calendário), o bloco de anotações, o GPS e tantos outros aplicativos de produtividade pode fazer uma incrível diferença na hora de administrar suas tarefas e atividades, dando a você mais controle sobre o uso do seu tempo.

10. Faça as compras pela Internet
Depois de aprender a se organizar para isso e criar este hábito, esta tarefa será rápida e vai economizar muitas horas na sua semana, mas lembre-se de só efetivar a compra se o site for seguro.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como manter-se jovem!

1. Deixe fora os números que não são essenciais.
Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos.
Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja.
Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.'
E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas - Aprecie mais.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto.
Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele!

6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós mesmos.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama.
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refúgio. Não o descarte..

8. Tome cuidado com a sua saúde.
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa.
Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que as ama e que ama a cada oportunidade de estar com elas.

"O que de nós vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas?"

"O mundo é de quem se atreve."

"Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

terça-feira, 19 de abril de 2011

Apredendo com a APPLE a fazer diferente.

O texto abaixo, publicado na Revista Administradores: "Lições de inovação, aprender com a Apple a fazer diferente", foi escrito por Bill Fischer que é professor de Gestão de Tecnologia do IMD, uma das principais escolas de negócios do mundo, localizada na Suíça, aponta ações que deram à empresa de Jobs o status de mais inovadora do mundo e mostra como elas podem servir de exemplo para nós.

Devido às mudanças na economia mundial e ao aumento da concorrência, parece que a última tendência em consultoria estratégica instintiva para as empresas é tornar-se "mais inovador". No entanto, ser mais inovador não é tão fácil. O mercado mundial está repleto de carcaças corporativas de empresas que aspiravam à inovação. Grandes organizações como a Digital Equipment, Pan American Airlines e Polaroid, líderes inovadores em suas indústrias durante bastante tempo, já não existem, em grande parte devido à incapacidade de sustentar avanços tecnológicos.
Há mais de uma década, a Apple é considerada a empresa mais "inovadora". iPhones, iPods e iPads modificaram não só o mercado, mas a maneira com que vivemos. O iPod detonou a produção e distribuição de CDs e sacudiu a rádio com os podcasts. É realmente uma história de sucesso de inovação e levou apenas oito meses, do início ao fim. Claramente, há muito para apreender.

Motiva-se com os erros
A Apple não pensava em música portátil no fim do século 20. Na era do mp3 e compartilhamento peer-to-peer, estava focada em vídeo e no desenvolvimento do iTV e do iMovie – tanto que seu iMac na época não tinha sequer gravador de CD. Na verdade, ignoraram completamente o mercado da música. A empresa mais inovadora do mundo estava literalmente cega a uma das maiores tendências sociais daquele momento! No entanto, previsões financeiras fizeram com que percebessem a necessidade de mudar sua abordagem ao mercado e à tecnologia.
Dada sua reputação para a inovação e tendências, a incapacidade de prever a importância da música na vida dos usuários de computadores pessoais foi completamente atípica, mas uma perda de US$ 195 milhões no trimestre os motivou a repensar a maneira com que se inseriam no mercado. A Apple não só aprendeu com seu erro, mas o usaram como 'catapulta' para a inovação.

Busque habilidades
Então, se você é a Apple, como você se recupera? A maioria dos livros de gestão de equipe recomenda: "contrate atitude, ensine habilidades". Este modelo propicia um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo. No entanto, no mundo da inovação, aspirações e atitudes não são suficientes. Na situação em que se encontrava, a Apple precisava de habilidades reais e, assim, quando Steve Jobs formou a equipe do iPod, ele agrupou os melhores em hardware, software e design. Estes tinham a missão de mudar o mundo; acirrando o espírito competitivo e atingindo altíssimos níveis.

Repare no alheio para se ter grandes ideias
O que realmente diferencia o iPod dos outros tocadores de mp3 não é o hardware, software ou o design – embora todos sejam ótimos. Seu verdadeiro destaque é a facilidade com que o cliente pode acessar, baixar, armazenar e carregar músicas e podcasts. Essa "inovação" não vem de dentro da Apple, mas de fora. Tony Fadell tentava desenvolver isto por conta própria e a empresa o encontrou e o contratou por oito semanas! Pense em como isso é difícil: encontrar alguém com uma boa ideia. Não era para construir uma relação a longo prazo, mas simplesmente para acessar uma boa ideia de outra pessoa.

Áreas criativas e inovadoras

Steve Jobs colocou a equipe em um espaço físico comum que, embora não condizente à hierarquia, fez com que os membros tivessem uma comunicação eficiente. O ambiente de trabalho tinha "muito pouco espaço pessoal" – não havia cubículos ou salas. Ao impor ambientes abertos, a criatividade e o fluxo livre de ideias foram incentivados.

Definir limites de liderança
Quando se fala de Apple, fala-se de Steve Jobs. Ele é uma figura importantíssima à marca e atitude da empresa. Então, qual seu papel no iPod? Depois de desenvolver uma equipe de primeira, Jobs lhes deu visões claras e ambiciosas. Ele cobrou a criação de um produto que colocaria 1.000 músicas em seus bolsos, com software tão simples que até suas mães poderiam usá-lo e uma oferta completa de produtos que estariam em pontos de venda dentro de oito meses. A beleza desses objetivos é que são simples, claros e precisos, mas abrangentes o suficiente que a equipe poderia trabalhar totalmente focada e livre ao mesmo tempo. Líderes inovadores devem fornecer um briefing claro que organize a equipe e que não restrinja suas capacidades.
Mesmo com a fama de se envolver nos projetos, Jobs realmente não interferiu muito no iPod. Ele foi perspicaz em montar uma equipe altamente qualificada e deixar que suas habilidades brilhassem. Porém, ao longo do caminho, ele agiu como policial e também cheerleader, impondo uma atitude que deixou os membros da equipe saberem que se a Apple tivesse sucesso, eles também teriam sucesso pessoal. Ele vigiou os parâmetros do projeto, garantindo a adesão da equipe às suas metas.

Pés no chão
Outro produto da Apple, o iPhone, está redefinindo a telefonia. No entanto, esta inovação foi uma ameaça à Apple quando um problema técnico afetou a qualidade do sinal. A resposta de Jobs mostrou sua verdadeira liderança: uma mensagem que corresponde à cultura da Apple – uma empresa que, repetidas vezes, mudou o mundo para melhor. Sua mensagem foi: "vamos resolver o probleminha do iPhone", e para seus concorrentes: "pegue-nos se for capaz".
A Apple continua inovando. O iPad promete revolucionar o setor editorial. Mais uma vez, Jobs viu uma oportunidade de cadeia de valor em um setor que, atualmente, está vulnerável às grandes mudanças e que usa tecnologias modernas, porém não revolucionárias. A empresa desenvolveu uma maneira inovadora de lucrar ao "religar" a experiência do consumidor de maneira que possam tecer uma nova cadeia de valores.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Teste seu nível de estresse


Você trabalha muito?
Dorme bem?
Sente-se cansado o dia todo?
Tem dores de cabeça?
Mal-humor rotineiro?
Tem dificuldade de concentração?
Você sente estes sintomas todos os dias há meses?
Caso você respondeu todas estas perguntas tome cuidado, seu problema pode ser estresse.
Segundo um estudo publicado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) no fim de 2010, os brasileiros estão no segundo lugar no ranking dos países mais estressados do mundo e apontam o trabalho como o maior dos males.

Na virada do ano o humor do empreendedor começa bem, fazemos até promessas dizendo: “Este ano vou trabalhar menos e dar mais atenção a minha saúde, meu lazer e minha família” mas o que acontece é o contrário. A jornada de trabalho aumenta, as decisões se tornam mais importantes, a concorrência fica em cima, a rotina, exemplos não faltam.

Cassilda Machado, 53 anos, que hoje atua como artesã, comenta que chegou no limite e pediu demissão do seu antigo cargo na Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça, por causa do estresse. “Meus próprios colegas de trabalham chegavam estressados, mal humorados, o ambiente físico não era bom, a mesma rotina diária, com serviços desgastantes. Isso durou 10 anos até que resolvi pedir demissão. A melhor coisa que eu fiz, foi um alivio.“

Na clinica de bem-estar BodyShape a fisioterapeuta especialista em dermatofuncional, Claudia Massolin, reafirma a pesquisa: “A maioria dos nossos clientes reclamam de estresse por causa do trabalho”. A fisioterapeuta explica que as pessoas com estresse ficam com a musculatura muito tensa, principalmente na região lombar e do pescoço e recomenda a massagens para proporcionar o relaxamento muscular.

“Ficar muito tempo sentado ou no computador também contribui para estresse, neste caso uma dica é sair da cadeira de uma em uma hora e fazer alongamentos leves. No geral, fazer meia hora de caminhada por dia ao ar livre, exercendo um hábito de vida fora da rotina do trabalho pode reduzir consideravelmente os efeitos do estresse”, finaliza Cláudia.

Convencer e conscientizar uma pessoa para tomar cuidados com a saúde é um trabalho difícil, até mesmo para profissionais especializados nessa tarefa. Por isso o Sebrae indica para os leitores um teste de estresse online certificado pela pela International Stress Management Association no Brasil.

Aproveite:
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Qualidades de um bom profissional


A economia está mais pujante e, por isso, o mercado ficou mais exigente. Atender as expectativas dos empregadores hoje requer qualidade, esforço e dedicação. Ou seja: ter uma boa formação, inclusive continuada; estar disposto a correr atrás dos seus objetivos e comprometer-se a buscar os melhores resultados para a empresa.

"As exigências sempre vão ser muitas e vão aumentar. É um esforço constante, mas que tende a ser recompensado no final", afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum e especialista em recolocação profissional.

O executivo lembra também que a melhor hora de buscar um novo emprego é quando se está trabalhando e que o mercado de trabalho está repleto de oportunidades.

Abrileri indica as principais qualidades que o profissional precisa ter para conquistar espaços e se garantir no mercado. Confira abaixo.

1 - Capacitação técnica específica
Esta continua sendo a principal e fundamental exigência. Se você não estiver apto a exercer bem a função que pleiteia, dificilmente conseguirá conquistar a vaga. Uma boa formação, cursos adicionais, experiência na função são importantes na hora de competir por uma vaga de trabalho.

2 - Visão global
Além de ser bom no que faz, é importante que você compreenda quais os impactos de sua parte sobre o todo. Ter uma visão global ajuda na comunicação em geral, tanto com pares como superiores ou subordinados.

3 - Estar bem informado
Vivemos hoje na sociedade da informação. Quem é munido de conteúdo sempre sai na frente. Nada melhor do que conversar com alguém que sabe o que está acontecendo sobre a função que exerce. Você deve ser o ponto de referência na empresa quando o assunto estiver relacionado à sua área. Agora, se puder também se informar sobre atualidades, economia, lazer, artes, esportes, internet, negócios, entre outros assuntos, melhor ainda. Você se torna alguém bem mais aberto e com muito mais possibilidade de interagir com outros da companhia. Mas não se esqueça: o principal conhecimento que você deve ter é relacionado à sua área de atuação.

4 - Facilidade com tecnologia
O computador e a internet são hoje ferramentas fundamentais de trabalho e comunicação. Quem interage bem com estas tecnologias e tem familiaridade com elas tem uma grande vantagem competitiva.

5 - Internet e redes sociais
Quem navega bem na internet e utiliza as redes sociais de maneira correta sabe como tudo isso pode ajudar para se informar, encontrar respostas e resolver problemas, e da mesma forma ganha pontos frente aos demais concorrentes.

6 - Idiomas (inclusive um bom português)
Num mundo cada vez mais globalizado, ter conhecimento de outro idioma é muito importante, principalmente o inglês. O Brasil ainda é um país que carece de pessoas que tenham domínio sobre outras línguas. Quem tem conhecimento em inglês e espanhol tem ainda mais vantagens. Mas lembre-se: saber bem o nosso português, por mais óbvio que seja, faz muita diferença.

7 - Educação continuada
Workshops, cursos de curta duração, palestras e pós-graduação, entre outros, sempre será algo valorizado pelas companhias. Mas não aja de modo a apenas colecionar diplomas. Conhecimento é muito valioso, portanto empenhe-se e realmente aproveite as oportunidades para aprender e crescer como pessoa e profissionalmente.

8 - Trabalho voluntário
Ter no currículo experiências como voluntário mostra que você é um profissional preocupado com valores importantes. Ações como essa não são apenas bem vistas no âmbito profissional, mas amadurecem o ser humano.

9 - Elegância e cordialidade
Essas qualidades podem ser mostradas em diversos aspectos – na maneira de se vestir, em como falar, nas atitudes. Ser elegante e cordial sempre atrai. Tais características ajudam a conquistar e demonstram maturidade e simpatia. Todos querem estar ao lado de pessoas agradáveis.

10 - Bons valores
Caráter e valores têm sido mais valorizados pelos recrutadores. Às vezes são naturais e nascem com a pessoa, são do interior dela, outras vezes são aprendidos em casa, mas também podem ser cultivados através da percepção e da valorização correta destas qualidades. Qualquer que tenha sido a forma de absorvê-los, o importante é ter bons valores. Com eles você se torna não apenas um bom profissional, mas um ser humano exemplar e de bem com a vida.

domingo, 10 de abril de 2011

A Mercedes e o cérebro

Maravilhosos esses anúncios criados pela Y&R Interactive Tel Aviv para a Mercedes, onde as peças apresentam as principais diferenças entre o lado direito e esquerdo do cérebro, o analítico e o criativo.
Confira as peças em três variações com a tradução dos textos:

O texto dos anúncio diz:
• Lado esquerdo do cérebro: Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o familiar. Eu categorizo. Sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Eu sou prático. Sempre estou no controle. Um mestre das palavras e da linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou ordem. Eu sou lógica. Eu sei exatamente quem eu sou.

• Lado direito do cérebro: Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. Saudade. Sensualidade. Eu sou o som das gargalhadas. Eu sou sabor. A sensação de areia nos pés descalços. Eu sou o movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sinto. Eu me sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.”

“Existem razões para acreditar”

Estou convicto de que algumas formas de passar a mensagem da maneira mais sutil e poética podem surtir mais efeito que se tentarmos com imagens fortes, que provoquem um choque.
Este comercial da Coca-cola que está no ar nas principais emissoras de TV, mostra uma pesquisa que demonstra que no mundo há mais soluções do que problemas, que as coisas boas acontecem a todo momento e que tudo pode mudar para melhor.
Veja o video e descubra porque os bons são a maioria.

sábado, 9 de abril de 2011

Turma de pós-graduação da UNIARAXÁ


Esta foto é mais uma daquelas lembranças que ficará para sempre guardada no lado esquerdo do meu peito.
Explico melhor, ontem, dia 08/abril e hoje, sábado estive na cidade de Araxá, especificamente no Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÀ, ministrando a disciplina Marketing Estratégico voltado para o mercado, no curso de pós em Gestão Estratégica de Empresas.

Algumas coisas me impressionaram positivamente no UNIARAXÁ, dentre elas destaco:
a) o cumprimento rigoroso da cronograma do curso, pois em 22 de junho do ano passado tinha aceito o convite para ministrar o referido curso, exatamente nas datas acima mencionadas;
b) o respeito aos docentes, desde a reserva do Hotel até a escolha do restaurante;
c) a presteza na entrega dos diários, do registro de atividades e do formulário de avaliação;
d) recursos pedagógicos disponíveis em todas as salas;
e) a maneira cortês com que foi atendido pela secretária da pós, Rafaela.

Mas o que efetivamente tocou-me foi a participação proativa de todos os acadêmicos durante as aulas, cumprindo religiosamente os horários previamente estabelecidos.
Por isso quero registrar o meu sincero agradecimento à profª. Maria Dolores Caixeta, coordenadora da pós-graduação do UNIARAXÁ, por ter me permitido vivenciar experiência tão significativa, podendo praticar a verdadeira "ensinagem".
A todos os acadêmicos os meus sinceros votos de SUCESSO e minha profunda admiração por todos.
Deus lhes pague.

sábado, 2 de abril de 2011

Turma do Curso de Administração da Faculdade Católica


Nessa sexta-feira, 1º de abril, a convite do acadêmico José Carlos Júnior e da prof. Alzira Correa tive o privilégio de participar do 1º Seminário de Direito do 3º período do Curso de Administração da Faculdade Católica de Uberlândia.
Confira ao lado, a foto dos acadêmicos: Álvaro Borges, Amanda Oliveira, Amanda Santos, Andréia Silva, Ana Carolina, Gabriel Denipote, José Carlos Júnior, Karina Barbosa, Lydiany Souto, Neusa Souza e Wander Costa que fizeram a apresentação do tema: "Meio ambiente do trabalho: segurança, saúde e qualidade de vida, de acordo com a constituição de 1988".
Registro aqui meus cumprimentos aos componentes do referido grupo, não só pelo comprometimento de todos, como também pelo alto nível da apresentação.

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