terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nova embalagem do vinho português Lagosta


O redesign da marca portuguesa e as novas embalagens dos vinhos Rosé e Verde foram recriados com o objetivo de modernizar as garrafas e, com isso, atingir um público mais sofisticado.

O responsável pelo projeto foi o designer português Rui Granjo.

Lagosta é um vinho fresco de verão muito apropriado para acompanhar frutos do mar e todos os tipos de peixes.

Caixa que viram árvores


Um micologista americano inventou uma embalagem que, depois de usada, pode ser plantada para crescer como árvore.

Paul Stamets, o cientista, chamou-a de "The Life Box".

Feita de papelão - fibra de papel reciclado - a caixa traz esporos e sementes de árvores misturadas ao seu material. Depois de usar, é só rasgar a caixa, plantá-la normalmente e regar com água. Na fibra de papel, são incluídas sementes de árvores, que depois são pulverizadas por esporos de fungos microrrízicos - que se associam às raízes das plantas, porém sem prejudicá-las. Os fungos protegem as mudas jovens, fazendo com que crescam saudáveis.

Por enquanto, a "Life Box" só é vendida nos Estados Unidos e no Canadá. Isso porque a mistura de sementes é feita com espécies de árvores nativas desses países, mas já estão sendo estudadas misturas específicas para várias regiões do mundo.

Remédio para a TPM


O ateliê de brigadeiro gourmet Maria Brigadeiro, de São Paulo, criou um bom remédio para amenizar o mau humor das mulheres causado pela TPM.

Ah! O remédio: bombons de brigadeiro, claro!

A novidade é que os doces são embalados em caixinhas especiais, inspiradas nas tradicionais embalagens de medicamentos.

O novo design surgiu da brincadeira de Juliana Motter, proprietária do ateliê, em mandar sempre brigadeiro para as amigas quando da TPM.

A caixa do "remédio" custa R$ 30,00 e vem com oito bombons sortidos.

Ideia Ilusões

Sabe quando você tem a impressão de ter visto uma determinada cena e ela simplesmente é uma de ilusão de óptica?

E é exatamente inspirado nisso que a Fiat resolveu brincar com essa confusão no novo comercial do Idea.
Produzido pela Leo Burnett, o filme mostra diversas situações em que o dono do carro imagina estar passando por situações perigosas — quando, na realidade, ele apenas tem uma ilusão de óptica.

É engraçado observar como as propagandas da Fiat não são nem um pouco pasteurizadas. A campanha do Idea não tem absoutamente nada a ver com a do novo Uno (que deve ultrapassar o Gol em vendas esse mês de agosto) que, por sua vez, não se parece nem um pouco com a do Línea.

Isso é que é independência de marca.

Assista o comercial: Fiat ilusões:

Coca-cola investe em Sustentabilidade


Plano da empresa é combinar crescimento econômico e geração de empregos à redução de impactos no ambiente
Marco Simões, que comanda a área de sustentabilidade da Coca-Cola, fala nesta entrevista sobre os planos da empresa de investir em soluções que combinam crescimento econômico e geração de empregos à redução cada vez mais significativa dos seus impactos negativos no meio ambiente. Não é uma missão simples. Mas ele garante que a empresa chegará lá.

O que é ser uma empresa plenamente sustentável?

Marco Simões - Ser sustentável é combinar crescimento econômico com desenvolvimento social e proteção ambiental. É continuar crescendo, gerando empregos e produzindo, com relevância econômica e social crescente, ao mesmo tempo em que se investe em soluções que não apenas diminuam seus impactos negativos como promovam a melhoria do meio ambiente.

Quando você acredita que a Coca-Cola poderá afirmar ser uma empresa, de fato, sustentável?

Marco Simões - Este é um caminho sem fim, que sempre exige esforços, investimentos e vontade. Hoje, em função das mudanças climáticas, do crescimento acelerado do País, da urbanização, nos encontramos em uma nova equação, que exige mudanças significativas na forma de pensar o futuro. Não basta discutir "o que", temos de atrelar nosso planejamento ao "como". Estamos trilhando o caminho e vamos acelerar ainda mais nosso passo, assegurando o crescimento sustentável sob todos os aspectos. Nossa perspectiva, de qualquer forma, é a de que antes de comunicar, é importante fazer.

Qual é a prioridade da empresa neste momento no quesito sustentabilidade?

Marco Simões - Temos sete fluxos de trabalho debaixo de nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente: água, embalagens sustentáveis, benefícios das bebidas, vida saudável, comunidade, ambiente de trabalho e energia e clima. A sustentabilidade é o centro da nossa estratégia empresarial. Todo nosso planejamento é baseado hoje no conceito de crescer de forma sustentável.

Por que o Relatório de Sustentabilidade 2009 é o primeiro relatório "oficial" da empresa?

Marco Simões - Esta foi uma brincadeira que fiz no lançamento do relatório, pois há alguns anos estamos experimentando diferentes modelos. Em 2007, usamos a ferramenta do Ethos para entender onde estávamos e isso se refletiu no relatório aquele ano. Desde então, nos preparamos para publicar um relatório realmente transparente e comparável. O documento, no formato GRI - Global Reporting Initiative -, permite que possamos ser comparados a milhares de outras empresas, de qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo em que conserva nossas características específicas, através dos sete focos de Viva Positivamente.

Rede Extra "elimina", antes da hora, a seleção brasileira da Copa

Patrocinador oficial da seleção brasileira, o grupo Pão de Açúcar, através da marca Extra, assinou um anúncio no jornal Folha de S. Paulo no qual se despedia da equipe verde e amarela da Copa de 2010. Só que no dia anterior, o Brasil havia vencido por 3 a 0 o Chile, e claro classificando-se para as quartas de final do mundial.
Em poucas horas, o equívoco ganhou o Twitter e foi duramente criticado por Abilio Diniz, presidente do conselho administrativo da companhia em seu microblog.
No fim do dia, a gafe foi admitida pelo jornal, que publicou uma nota de retratação em seu site, além de divulgar o anúncio correto no dia seguinte, no jornal, mas o estrago estava feito.

Colaboração da estudante da pós-graduação em Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Talentos Humanos da Faculdade Católica de Uberlândia: Lilia Medeiros.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Solenidade de Formatura dos jovens apredizes do IOS


Na foto acima, Omar Martins - presidente do Instituto Virtus, eu, Marcelo Tas (CQC), Marcílio Otoni - CEO da TOTVS do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e Marcelo Monteiro - Vice-presidente de Desenvolvimento da TOTVS.
Tive o orgulho de participar, no dia 26 de agosto, no Center Convention, da formatura da primeira turma de formandos da IOS - Instituto de Oportunidade Social, que teve como mestre de cerimônia o aluno Erick, que conduziu os trabalhos com brilhantismo e muita emoção.

Há um ano a Unidade TOTVS Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba implantou em Uberlândia/MG o IOS - Instituto da Oportunidade Social, resultado de uma parceria que deu muito certo!
TOTVS, Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA e Instituto Virtus uniram-se para tornar realidade o Curso de Desenvolvimento Profissional em Administração, que já capacitou 17 mil jovens em todo Brasil, nos seus 12 anos de existência.

O Instituto da Oportunidade Social é uma entidade sem fins lucrativos, classificada como OSCIP, mantida pela TOTVS, que tem como objetivo promover a capacitação de jovens de baixa renda entre 15 e 21 anos, e pessoas com deficiência, propiciando assim o aumento de sua empregabilidade no mercado de trabalho.

Todos os componentes da mesa, os professores, os monitores, os instrutores e o funcionário da UNIESSA, João Eudes Gonçalves receberam homenagens, mas o destaque da noite ficou reservado para o reconhecimento de todos, pelo comprometimento e dedicação a essa tão nobre causa, para a Hanah Bonfim, Assessora de Comunicação da TOTVS e implementadora do referido projeto.
Quero aqui fazer coro com todos os estudantes pela merecida homenagem.

Confira abaixo, os formandos da primeira turma participando da palestra do ex-cadete da aeronática, ex-engenheiro civil da Poli-USP, jornalista, autor, diretor e âncora do CQC, Marcelo Tas falando sobre Inovação: a criatividade na era digital.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sustentabilidade na Prática


Dias 23 e 24 de agosto, numa promoção do Banco Santander, aconteceu no Center Convention de Uberlândia o Seminário: Sustentabilidade na Prática – Caminhos e Desafios.
Na foto, estou ao lado da Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil, a psicóloga Malu Pinto.
O evento contou com uma organização impecável, com palestrantes competentes que compartilharam as práticas e conhecimento em sustentabilidade, inovando na forma de fortalecer relacionamentos com os clientes, fornecedores e sociedade gerando novos negócios para o banco.
No primeiro dia do evento, pela manhã, a diretora Malu apresentou aos seguintes temas: Caminhos da inserção e Governança. A Laura falou sobre os Indicadores:econômicos, meio ambiente, funcionários, fornecedores, governo e sociedade.
No período da tarde, Carlos Nomoto discorreu sobre a Inserção da Sustentabilidade nos Negócios, quando assistimos o filme: The Corporation, com Ray Anderson, dono da maior empresa de carpetes em placas do planeta, que afirmou: “Primeiro, concentramo-nos na eliminação de desperdícios e assim economizamos muito dinheiro. Não falo apenas de acabar com resíduos. A ineficiência é uma forma de desperdício, assim como a produção abaixo dos padrões de qualidade, ou enviar carregamento para o destino errado e ter que trazê-lo de volta e reenviá-lo. Assim, economizamos quase U$400 milhões.”
Depois a Glória falou sobre as práticas em Sustentabilidade dos Fornecedores. Finalizando o primeiro dia do Encontro, Carlos Nomoto tratou do tema Meio Ambiente.
O último dia, iniciou-se com a palestra do Sandro sobre Engajamento, que foi seguido pela psicóloga Laura que explorou um tema muito pertinente à sustentabilidade no que tange a descobrir novas oportunidades, a Diversidade.
Na sequência falou o Sandro sobre Educação e logo a seguir abriu sua fala sobre Comunicação citando Nelson Mandela: “Se você falar com um homem numa língua que ele entende, a mensagem vai para a cabeça. Se você falar com ele na língua dele, a mensagem vai para o coração.” Encerrou sua fala tratando do Reconhecimento. Finalizando as atividades do período da manhã, a Patrícia abordou o Espaço de Práticas, isto é: O como fazer para praticar o que aprendemos. Como fazer para ampliar o conhecimento em sustentabilidade. Como trocar experiências com outros líderes e como Identificar oportunidades de negócios como os colegas.
Após o almoço, a Laura falou sobre Ação Social e o Sandro, sobre Pesquisa.
O evento encerrou-se com o Painel com especialistas.
Eu comungo da mesma opinião de Stuart Hart, que contrapõe às ameaças representadas pelo estado insustentável do mundo, afirmando: "nas próximas décadas, o desenvolvimento sustentável será uma das maiores oportunidades comerciais da história".

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Turma da pós-graduação da FIMES - Gestão Empresarial


Uma das coisas que considero fundamentais na nossa vida é termos a oportunidade de conhecer pessoas especiais e locais inesquecíveis. Foi o que me proporcionou minha profissão, nesse último fim de semana, dias 14 e 15 de agosto.
Explico melhor: foi convidado para ministrar a disciplina: Planejamento Estratégico Empresarial, no curso de pós-gaduação em Gestão Empresarial da FIMES - Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros, no sudoeste goiano.
Falando sobre a região, tive a oportunidade de conhecer cidades como Jataí, Rio Verde e com mais detalhes: Mineiros. Realmente pude constatar que o progresso é latente nas cidades dessa região de Goiás.
Sobre as pessoas fiquei encantando com a hospitalidade de todos, mas me atreverei a destacar alguns, como forma de agradecimento a todos com quem tive o privilégio de dividir momentos especiais.
Começo pelo profº Cláudio, coordenador da pós-graduação da FIMES, sua esposa Bete, seus filhos e alunos da pós em Gestão Empresarial: Carolina e Rodrigo, pela simpatia e companhia no almoço de domingo.
Ao Muriel, prof. da instituição e Presidente do Lions Internacional de Mineiros que teve a gentileza de me convidar para a Festiva dos Pais,na sede do Lions, no sábado à noite.
Aos estudantes da pós em Gestão Empresarial meu eterno agradecimento pela carinhosa acolhida e meus parabéns pelo compromentimento de todos com o conteúdo do curso.
Vejam fotos que tirei da instituição:

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A big máquina da Coca-Cola

Em comemoração ao Dia do Amigo, 20 de Julho, a Ogilvy Argentina criou uma big máquina para a venda da Coca-Cola em lata, onde pagava-se por uma e levava duas.
A inovação estava em você conseguir pegar sua Coca na promoção, pois isso só seria possível se você contasse com uma “forcinha” de um amigo, pra servir de “escada”, já que só com a ajuda dos amigos é que se alcançava os botões da enorme máquina.
Inovação que, com certeza, chamou muita atenção para o produto!
Confira as fotos da ação realizada:

Tal pai, tal filho

Através de um comercial da FM Kiss, quero registrar aqui minha singela homenagem ao dias dos Pais, que sera comemorado no próximo domingo - 08 de agosto:

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Campanha: Cala boca Galvão

Essa moçada é muito criativa.
Você chegou a postar sua mensagem no twitter contribuindo para campanha contra a extinção do papagaio Galvão?
O vídeo abaixo está próximo de 1,2 millhão de acessos no youtube.
Confira a brincadeira:

Assista a resposta bem humorada do locutor Galvão Bueno:

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada