quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resenha do Livro: Apresentação Zen


Livro Apresentação Zen (Presentation Zen)- Ideias simples sobre o design de apresentações e performances, da Editora Alta Books, escrito pelo palestrante, consultor, escritor, designer, músico e professor Garr Reynolds, de nacionalidade americana atualmente trabalha e reside no Japão. Dai a inspiração para o título "Zen" que sugere que o caminho para uma vida harmoniosa e equilibrada está na aceitação desta ambiguidade no momento presente. É mais que vivenciar o momento presente, mas reverenciá-lo, pois por melhor ou pior que seja, o momento passa.
Não significa, entretanto, deixar o barco seguir sem rumo, mas saber aproveitar o ritmo das ondas e reconhecer o momento em que nada pode se fazer a não ser segurar-se e deixar a fúria da tempestade passar. Zen é assumir que todos somos atores e ao mesmo tempo platéia. Enquanto atores, somos responsáveis por criar os nossos personagens. Podemos criar grandes heróis ou super vítimas. E assim sendo, definir se queremos amar ou odiar o espetáculo.
Ele utiliza várias referências do Zen para explicar sua forma de encarar as apresentações. Dentre elas estão a concentração e conexão, isto é, estar 100% presente durante a sua fala e conectado ao público.
Sua motivação para escrever esse livro,foi perceber o quanto as apresentações, mais especificamente as feitas em Power Point, eram mal feitas, pouco eficazes e nada prazerosas de serem assistidas, "apresentações nas quais os slides frequentemente fazem mais mal do que bem".
Como ninguém nasce sabendo vamos experimentando coisas novas, aprendendo por tentativa e erro e observando o que as pessoas têm feito, o que funciona e o que não funciona.
Uma das dicas que considero mais preciosa no livro é que "slide não é documento". O melhor ele não funciona sem você para apresenta-lo. Os slides servem para realçar sua fala e o conteúdo a ser exposto; nunca devem constituir na apresentação em si. Se fosse assim, seria mais fácil enviar a apresentação via e-mail e resolvido o problema. Como esse não é o caso, vamos inicialmente entender melhor como trabalhar no antes.
Primeiro deixe o computador de lado, isto é, primeiro o analógico, depois o digital. Sabemos que o computador e o Google vão ser a base da sua apresentação, porém, dê um tempo para pensar sobre o que realmente você irá trabalhar. Qual é o seu ponto?
"Fique analógico" e depois "torne-se digital". Isso fará uma bela diferença.
Nesse momento vale o papel e o lápis.
Faça um Brainstorming ou tempestade de ideias. Aqui é o momento em que todo tipo de ideias é válido. Escreva todos os tópicos que você poderá abordar, todos os exemplos que poderá inserir, histórias, enfim, tudo o que é aparentemente útil, mesmo que no fim seja descartado. Deixe fluir, bagunce. Organizar fica para mais tarde.
Comece a "editar" seu conteúdo até chegar ao ponto central, ao que é importante realmente. Uma das perguntas que você pode fazer é: "E DAÍ?".
Por exemplo: você já fez o brainstorming, teve altas sacadas, e agora está delineando o assunto que irá abordar. Quando chegar esse momento você deve se perguntar por que esse assunto é importante e por que ele interessaria às pessoas. Pense só em coisas inspiradoras. Todo assunto é interessante! Se você achar que não é pense um pouco mais e faça com que ele se torne realmente atraente.
E esse teste do elevador? Esta é uma sugestão de Reynolds para você testar se o ponto central do seu tema está bem sintetizado. Imagine que você se encontra com o chefe da sua empresa, no final do expediente e o único tempo disponível que ele tem para te ouvir é durante o trajeto do elevador até o térreo. Então você tem poucos minutos, talvez segundos, para descrever para ele sua proposta. Conseguiu pensar em algo breve, porém, completo?
Depois de descobrir sua questão-chave, chegou o momento de pensar na apresentação propriamente dita. Mas, calma! Ainda não vá para o computador. Pegue seu caderno ou suas folhas sulfites, e comece a planejar os slides à mão. Brinque de história em quadrinhos ou storyboard
Imagine como você poderia dividir o seu conteúdo quadro-a-quadro, pense em quais imagens, tabelas ou gráficos você poderia inserir na sua apresentação. Dessa forma, quando você se sentar na frente do computador, suas buscas no Google serão muito mais objetivas. Realmente funciona bem essa prática.
Reynolds diz que trabalha com post-its grandes, os quais ele vai colando na parede para ter uma visão geral da apresentação. Acho lindo, me faz lembrar do John Nash de Uma Mente Brilhante fazendo aqueles cálculos gigantes na janela do quarto dele. Mas... menos né? Para mim, um caderno brochura funcionam tão bem quanto.
Segundo Reynolds, a apresentação Zen não é um método, mas uma abordagem. Não há regras, apenas formas de se fazer algo.
E não se esqueça: sempre pense na audiência, em quem vai te ouvir. Se o público for mais especializado, tudo bem utilizar termos da área, mas sempre tenha em mente o ouvinte leigo. O importante é tê-lo como guia. Se ele te entender, os especialistas também entenderão. Pensar criativamente e resgatar exemplos e histórias que te auxiliem tornará sua apresentação muito mais envolvente.
A grande mensagem do livro é atribuída a um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo da Vinci:
“Simplicidade é a última moda.”

Navegando pelo Presentaion Zen encontrei alguns bancos de imagens, bancos de fonte e sites de citações que ajudam a melhorar qualquer trabalho.

Banco de Imagens
- MorgeFile
- Flickr
- Stock.xchng
- FreePixels
- Studio25

É possí­vel encontrar outros links no Photoshop Tutorials Blog ou no Robbin Good. O que eu mais gostei foi o Stock.xchng.

Banco de Fontes
- 1001Fonts
- 1001FreeFonts
- iFree
- HighFonts

Outros links podem ser encontrados no indezine.com.

Citações- Wikiquote
O wikiquote foi o único em português que achei interessante. Uma lista maior com sites em inglês está no Presentation Zen.

Propaganda às avessas

As Faculdades de Ensino Superior da Paraíba - FESP de João Pessoa, encontrou um jeito, no mínimo ousado, de fazer a divulgação de seu curso de Direito, destacando as dificuldades (ao invés dos atributos, como é o mais comum em comerciais), desincentivando através de números, quando à leitura anual de livros, percentual de aprovados nos exames da OAB e falando claramente pra pessoa “não fazer” o referido curso.
E você, acha que esse tipo de comunicação funciona?
Assita:

terça-feira, 20 de julho de 2010

Seleção de Rugby do Brasil tem até patrocinador

A Topper, da São Paulo Alpargatas S/A é a patrocinadora oficial da nossa seleção de Rugby.
Engraçado né, seleção de quê?
Rugby!
Mas tão engraçado quanto é o comercial criado pela Agência Talent - Leia-se Júlio Ribeiro.
No elenco, o jogador é representado pelo ator Julio Machado e quem faz o papel da garota é a atriz Mariana Melgaço.
Divirtam-se:

Cartazes para Nicomild

Nicomild é a marca de um cliclete que se propõe ajudar as pessoas a deixarem o vício do cigarro.
Além de impactante, o anúncio feito pela agência McCann Worldgroup da Tailândia, é interessante e eu considero-o muito criativo.
E você, gostou ou não?


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Anúncio de oportunidade

Uma matéria comparando dois automóveis da mesma categoria, a Nissan Frontier e o VW Amarok, foi publicada no Jornal do Carro no último dia 7 de julho.



O resultado da análise elegeu o VW Amarok como “mais carro”. A constatação foi, segundo revela a assessoria de imprensa, extremamente bem-recebida pela montadora japonesa: o projeto da Nissan Frontier a tornou uma picape de verdade e não um carro. Por isso, a matéria foi aproveitada pela Lew’Lara/TBWA para um anúncio de oportunidade, validando a matéria ao afirmar que Amarok é mais carro, já que fazer picape não é para qualquer um.
Veiculado no último final de semana nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, com reprise no Jornal da Tarde, o anúncio finaliza com a assinatura:
“É, fazer picape não é pra qualquer um”, mencionando a matéria e exibindo a imagem da Frontier, bem como as principais características do automóvel.

domingo, 18 de julho de 2010

Turma da pós-graduação da FTM - Gestão Estratégica de Finanças


No último sábado, 17 de julho, a convite do amigo José Nilson e da profª. Lúcia Helena, Coordenadora da pós-graduação das Faculdades do Triângulo Mineiro de Ituiutaba, M.G., tive a honra de ministrar a disciplina: Gestão Estratégica de Negócios, para a turma da pós-graduação em Gestão Estratégica de Finanças(foto).
O meu muito obrigado não só aos acadêmicos da pós pela forma cortês com que me receberam na FTM, mas também à professora do Curso de Publicidade e Propaganda, estimada amiga e ex-aluna, Simone Pacheco, pela gentileza de ter sido nossa fotógrafa.

Palestra: "Impulso para o sucesso"


Numa promoção do SINDICOMÉRCIO Uberlândia e da FECOMÉRCIO de Minas Gerais, em comemoração ao dia do Comerciante - 16/julho - participamos no Auditório do Center Convention da palestra magna do professor, consultor e administrador Gilclér Regina.
O tema da palestra: motivação - um tema delicado para qualquer palestrante, pois não consigo entender como alguém tem "poderes especiais" para motivar o outro.
O que não faltou na palestra, foram os velhos e surrados cliches, do tipo: no mundo temos dois tipos de pessoas: as otimistas - que veem nos problemas oportunidades, e as pessimistas - que veem nas oportunidades, problemas. Ou ainda: os motivados, que fazem e os desmotivados, que só reclamam.
Na sequência veio a piada do milionário excêntrico que organizou uma festa de arromba na sua mansão para desafiar seus "companheiros" a atravessarem uma piscina repleta de jacarés famintos.
Como prêmio para quem conseguisse tal feito, ofereceu inicialmente, uma Ferrari.
Claro que ninguém se habilitou.
Ele então decidiu, além do carrão, oferecer um milhão de dólares.
De repente, os convidados ouviram o barulho de alguém caindo na água.
Do outro lado da piscina apareceu um senhor, muito assustado, que quando conseguiu falar, pronunciou, profundamente esbaforido, a seguinte frase:
-"Quem foi o filho da mãe que me empurrou nessa piscina!!!"

Nunca é demais lembrar que "humor" não quer dizer "ser piadista" ou uma informalidade palhaça, mas sim o bom e velho humor que leva às risadas.

Como se não bastasse, emendou com uma que considero a 'piada das piadas'.
Após declamar um poema, com fundo musical e empostação de voz de locutor da rádio Camanducaia, enaltecendo todas as qualidades das mulheres, afirmando ainda, que não basta apenas o dia 8 de março para celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, mas que na verdade deveriam ter escolhido todos os dias do ano para render-lhe homemagens, aí nesse instante, ele consegui se superar, ou no popular, ele "pulou o 'corgo' e de costa": afirmando que agora já temos instituído também, o Dia Internacional do Homem:
"O dia 1º de novembro".

Mas o pior ainda estava por vir.
Você sabe o por quê desta data?

É quando se comemora o Dia de todos os SANTOS.

Gilclér, menos. Por favor, me economize.

E para arrematar, parafraseou Jô Soares:
-"Se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio."

Água com muito açucar dá enjoo, não é mesmo?

Mas devo confessar que teve gente que gostou, pois ele foi apludido por parte da platéia.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Painel holográfico da Coca-cola

Instalar um painel de 16m de comprimento em duas estações do metrô de São Paulo, foi a ideia brilhante e de muita criatividade desenvolvida pela JWT São Paulo para a Coca-cola tendo como mote a Copa do Mundo na África do Sul.
Utilizando a técnica da imagem holográfica, aquela em que ao mudarmos de posição em relação ao painel, vemos outra imagem. Criatividade mil!
Confiram essa maravilha:

O Presidente viajante


O texto abaixo foi escrito por Joelmir Beting:

Se beber não dirija. Nem governe.
Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...
Hoje, dia 15 de julho, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.
Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História:
Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.
Governar ou despachar, nem pensar.
A ordem é circular. A qualquer pretexto.
E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.
Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o de nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.'
SEM CONTAR AS DESPESAS:
FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT. LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA

Tenho uma singela e inocente opinião: entendo que nosso Brasil só está dando certo é por isso mesmo, isto é, pelo fato do Lula não ter tempo para atrapalhar.
Sem sombra de dúvidas, a maior e a melhor iniciativa desse governo foi a aquisição do AEROLULA. Entendo até que essa ideia de adquirir esse novo e caro avião, foi obra de Deus.
Pra mim, o fato dele não ter tempo para governar é a única explicação plausível para esse sucesso relativo do nosso país no cenário mundial.
Um segundo motivo é o fato do PT ter deixado de ser oposição, isso realmente representou um enorme avanço político.
E para fechar, o fato de um ex-presidente de sindicato ter assumido a presidência do país, fez com que os metalúrgicos parassem com as greves.
Aí ficou tudo muito lindo!

Essencial e Fundamental


- Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um pote vidro vazio e o encheu com bolas de gude.

Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então, pegou uma caixa com pedrinhas bem pequenas, jogou-as dentro do vidro agitando levemente. As pedrinhas rolaram para os espaços entre as bolas de gude.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante.

Olhando calmamente para a classe o professor disse: "Quero que entendam, que
isto, simboliza a vida de cada um de vocês".

1º - As bolas de gude.

São as coisas essenciais na nossa vida: a família, os amigos, a saúde, os filhos, coisas sem as quais nossa vida não teria sentido.

2º - As pedrinhas.

São as coisas importantes: como o emprego, a casa, o carro, o dinheiro...

3º - A areia.

Representa as coisas pequenas....

* Experimente colocar, a areia primeiro no vidro, por certo não caberão as
coisas essenciais (bolas de gude) e muito menos as fundamentais (pedrinhas).

- O mesmo vale para a nossa vida.

Aprendizado:
Priorizem, cuidar das "bolas de gude", daquilo que é realmente essencial,
depois, estabeleçam a ordem das demais coisas, pois o resto, isto mesmo, o resto, é só areia!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

"É impossível apagar as marcas da tortura".


A Agnelo Pacheco Comunicação criou para a OAB São Paulo, uma campanha super oportuna contra a tortura.
“É impossível apagar as marcas da tortura”, afirma, com toda propriedade, como bem sabem psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e o deveriam saber toda a classe médica, bem como a sociedade em geral, fundamentalmente os familiares e amigos próximos das pessoas que foram vítimas de maus tratos, seja de caráter moral, físico ou uma receita mau dosada de ambas as modalidades, infelizmente cada vez mais em voga, embora as civilizações estejam aparentemente muito mais avançadas sob todos os aspectos da vida privada e pública.
Veiculada em spot de rádio, banner na internet e cartaz, a campanha da OAB também visa estimular a denúncia de qualquer tipo de tortura, prática que configura crime inafiançável, ainda muito comum no Brasil. “O resultado final da campanha expressa os traumas e as lembranças que esta prática de violência provoca para o resto da vida”, afirma Agnelo Pacheco.
Este trabalho soma-se a outras campanhas da OAB SP, voltadas diretamente para a defesa da sociedade civil, dentre elas as mensagens para extinção de todo tipo de violência à mulher, ao idoso, ao meio-ambiente, ao trote estúpido, à pedofilia etc.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A sensatez de Herbert Vianna

Por favor, clique duas vezes na figura, com o botão esquerdo do mouse para ampliá-la.
Vale muito a pena conferir um texto que mostra toda sensatez do cantor e compositor Herbert Vianna.
E por falar de Herbert Vianna, não custa nada ouví-lo junto com a Gal Costa, interpretando magistralmente, Lanterna dos afogados:

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu estou na lanterna dos afogados
Eu estou te esperando
Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mais ainda sei me virar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Logo da Copa do Mundo no Brasil - 2014

Apresentada oficialmente ao mundo, ontem (11/07/2010) o logotipo oficial da Copa do Mundo 2014, que acontecerá aqui nas terras tupiniquins.

Sinceridade, confesso que não gostei nem um pouco.
Até aí tudo bem. Entendi que era um problema só meu, mas depois pesquisando na Internet, fiquei aliviado quando encontrei no portal IG, duas Charges do Esporte por Milton Trajano e pude constatar que realmente pisaram na "jabulane", isto é, virou piada:


O designer Alexandre Wollner criador de dezenas de logotipos de sucesso (tais como, o do Itaú e do Papaiz), em entrevista ao Portal Terra, afirmou a respeito do referido logo: “É uma porcaria”.
Mais direto, impossível.
O incrível vem agora, ao ler no M&M que o logo foi uma criação da agência Africa, é isso que vocês leram, África, do talentoso Nisan Guanães, o que me deixa estarrecido.
Mas, pensando com calma, cheguei a conclusão que a agência pode ser excelente para fazer propaganda de qualidade, mas deveria ser proibida de desenvolver logos.
E vocês, gostaram?

SESPA - Turma de pós em Saúde Pública e da Família


Dias 10 e 11 de julho tive a honra de trabalhar com os acadêmicos do curso de pós-graduação em Saúde Pública e da Família da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde de Patos de Minas - SESPA, ministrando o módulo de Gestão de Carreira e Marketing Pessoal.
Para mim foi um momento impar, pois tive a oportunidade de vivenciar uma experiência única de ministrar aulas para uma turma de pós-graduação com formações em áreas diversas daquelas que tenho tido oportunidade de trabalhar, tais como: Enfermagem, Letras, Normal Superior, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Quero agradecer a cada um dos acadêmicos e à coordenação da pós-graduação da SESPA, na pessoa da Daliana, pela maneira carinhosa com que me receberam na próspera Patos de Minas.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comercial da Kaiser retirado do ar

Esse é o comercial da Cerveja Kaiser que foi retirado do ar, pelo CONAR - (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por reclamação da Brahma, só porque o Romário insinua que o Dunga equivoca-se até na escolha da cerveja.
Entendi como uma brincadeira sutil, que a Brahma poderia ter respondido com criatividade com um outro comercial.
Será que a galera do CONAR está com a razão?
Assistam:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como grafar números envolvendo a casa do milhar

Uma duvida comum é quando chega a hora de grafar os números contendo a casa do milhar: separar ou não com ponto.
A regra é clara quanto a grafia de números envolvendo a casa do milhar:
número: 23.053 - devemos grafar com ponto separando a casa do milhar.

valor: R$ 15.200,00 - coloca-se ponto.


ano: 2010 - NÃO se coloca ponto.

Simples assim, isto é, sempre que estiver grafando qualquer milhar que seja um número ou valores em dinheiro, inclua o ponto, se for ano nada de colocar ponto para separar as casas do milhar.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Poder da Propaganda

Duas criancinhas de oito anos conversam no quarto...
O menininho pergunta para a menininha:
- O que você vai pedir pros seus pais no DIA DAS CRIANÇAS?
A menininha responde:
- Eu vou pedir uma Barbie noiva, e você?
- Eu vou pedir um OB! - responde o menininho.
E a menininha espantada... - OB?! O que é isso?!
E o menino tenta explicar:
- Nem imagino... Mas na televisão dizem que com OB a gente pode ir à praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas, e o melhor....
SEM QUE NINGUÉM PERCEBA...

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