quarta-feira, 31 de março de 2010

Fazer Acontecer.com.br


Fazer Acontecer.com.br, livro escrito por um dos maiores e mais talentosos nome da propaganda brasileira, o publicitário Júlio Ribeiro, bacharel em Direto pela USP, presidente da Talent, da QG Propaganda e da CO. R Projetos de Inovação.
Esse livro estava esgotado, agora foi relançado pela Saraiva em parceria com a Virgília em edião revisada e ampliada.
Um livro de fácil leitura, com capítulos curtos e bem didáticos.
O autor conta alguns segredos que podem fazer algumas campanhas serem mais bem sucedidas de que outras, tais como: 'Não é nenhuma Brastemp' e 'Bonita camisa, Fernandinho'.
Aborda visões dos clientes, como relacionar e desenvolver cases de sucesso.

Destaco a seguir, parte de um dos capítulos do livro que o considero memorável:
o capítulo 22 – Três velas pretas .....

É surpreendente o peso que a crendice e a superstição exercem no marketing.

Na concepção e no desenvolvimento dos planos de marketing é que a superstição se revela com toda intensidade. Para algumas empresas, mais importante do que obter sucesso em marketing é realizar o ritual do marketing.
Mais importante que o marketing é ter um plano de marketing; mais importante do que o conteúdo desse plano é ele ser apresentado de forma apropriada a quem de direito, na data certa.
Trabalha-se na confecção de uma encadernação convincente, uma introdução que explique a finalidade do plano, uma análise do ano anterior, uma comparação de performance entre a empresa e os concorrentes e, indefectivelmente, uma proposta de aumento de participação do produto no mercado – mesmo que esse mercado não apresente a mais remota previsão de crescimento.
Ao realizar uma pesquisa sobre as razões que levam as pessoas a poupar, todos os entrevistados declararam que poupavam para realizar algum objetivo ou para se precaver contra adversidades.
- Eu poupo para um dia poder comprar uma casa própria.
- E quanto você poupa por mês?
- Sei lá, uns 50 reais.
- Mas você tem consciência de que, poupando essa quantia, vai levar um século para comprar um apartamento de dois dormitórios?
- Eu sei, mas um dia eu chego lá.
É como se, realizando o ato de poupar, o cidadão tranquilizasse a sua consciência. Mesmo sabendo que essa quantia é pequena, quase nada, ele poupa menos pelo objetivo – que sabe que não vai alcançar – e mais pelo ato.
Dorme-se melhor assim.
Existem empresas que entram em pânico se não tiverem um plano de marketing, independentemente do fato de ser eficaz ou não como ferramenta para a consecução de seus objetivos. Terminada a apresentação, muitas vezes os planos nunca mais são abertos.
Nesse comportamento, as empresas se assemelham aos poupadores em fila. Encenam o ritual, esquecendo a finalidade.
.... Em geral, não há má intenção na elaboração dos rituais do marketing. Todos desejam sinceramente obter melhores resultados com o trabalho. Porém, na medida em que a cultura da empresa é formal, a responsabilidade de escrever um bom plano torna-se maior do que a de obter algum resultado com ele.
As equipes mais bem-sucedidas são aquelas que empregam o tempo para pensar.
Os plano valem pelas soluções que propõem, não pela forma que são apresentados.
Elas têm que ser a ferramenta de trabalho, não um documento de erudição. Estimule sue pessoal a pensar extensivamente e a escrever sinteticamente. Lembre-se de Albert Einstein. Ele explicou o universo usando apenas três letras:
E = mc²

A empresa tem que ter compromisso com as ideias e não com os planos. Se não houver o que falar, é melhor não fazer plano algum e agarrar o mercado a tapa.

Dá para perceber que trata-se de uma leitura muito palatável, com dicas interessantes e que levam a certa reflexão de práticas comuns no mercado publicitário.
Não deixem de saborear o livro do Júlio Ribeiro.

segunda-feira, 29 de março de 2010

A importância do Voluntariado

Cada vez mais comum nas entrevistas de emprego e estágio, o questionamento sobre a realização de trabalhos temporários ou mesmo voluntários são muito importantes para descrever o perfil de um candidato. Isso pode passar despercebido pela cabeça de quem está concorrendo à vaga, mas é bom lembrar que um recrutador sempre faz as perguntas certas para conhecer cada um dos concorrentes. Neste caso, se a resposta for sim, pode deixá-lo ainda mais próximo da vaga.

Isso porque a impressão passada é de que este investe parte do seu tempo em outras pessoas e possui qualidades como facilidade de relacionamento interpessoal ou capacidade de ouvir e ajudar. Mas o principal aspecto positivo desta ação é de que o candidato não é acomodado, ele realiza ações importantes, mesmo não ganhando para isso, além de deixar claro que seu objetivo não é apenas o salário, mas o projeto que realiza.

No ambiente corporativo, tais características podem significar que determinado profissional é comprometido com o trabalho e veste a camisa da empresa, além de ter maior entrosamento com a equipe. O serviço social, então, mais do que se referir apenas à vida pessoal, pode influenciar também na vida profissional. Afinal, as características comportamentais tem quase o mesmo ou até mais peso que as habilidades técnicas na hora de se escolher um candidato.

Outra intenção que está por trás do recrutador quando pergunta do trabalho voluntário é saber se a pessoa sabe lidar com realidades diferentes da sua, como reage e o que consegue aprender. E isso pode ser entendido também como uma forma de perceber de antemão como o futuro colaborador irá se portar em ocasiões adversas e com pessoas que possuem um perfil diferente do seu.

Já no que se refere à tão requisitada pró atividade, aquele que faz algum tipo de serviço social sai mais uma vez na frente. Ele é capaz de verificar que há um problema em sua comunidade e vai atrás da solução, coloca em prática suas idéias e aguça a sua criatividade.

Para as empresas, é ótimo ter colaboradores com este perfil, pois eles são capazes de fazer a diferença em situações em que a maioria não reage. Já os candidatos, precisam estar atentos ao fato de que o voluntariado exige tempo de dedicação, frequência e disponibilidade.

Não dá para começar este tipo de atividade apenas com o intuito de dar um up no currículo sem levar em conta a seriedade do serviço social, até mesmo pelo fato de que muitas vezes as companhias ligam para o local a fim de confirmar sua participação. O voluntário é, antes de mais nada, um doador nato, que faz sem esperar receber em troca. Este espírito deve guiar aqueles que buscam ajudar o próximo, desta forma, as vantagens para a carreira serão apenas consequência.

Por Renato Grinberg

sexta-feira, 26 de março de 2010

UNIESSA - turma do 5º período de Administração


Nos dois primeiros meses (fevereiro e março) desse ano letivo tive o privilégio de substituir a profª. Ma. Veridiana Novais, na disciplina Marketing II, do 5º período do curso de Administração da Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA.
Essa turma me surprendeu positivamente, pois ela foi superlativa em tudo: na vontade de aprender, no comprometimento, na disciplina e inclusive no seu tamanho.
Valeu galera!
A cada um de vocês, o meu muito obrigado!

quarta-feira, 24 de março de 2010

UNIESSA - turma do 4º período de Administração


Essa é a foto-lembrança da turma da disciplina Marketing I, com a qual tive a alegria de conviver dois meses (fevereiro e março), em substituição à profª. Ma. Veridiana Novaes devido a sua licença maternidade.
Registro aqui o meu muito obrigado a cada um dos estudantes.

terça-feira, 23 de março de 2010

Desculpando-se com o seu Cliente.

Em seu blog, o empresário americano Michael Michalowicz escreve sobre o tema do seu livro: The Toilet Paper Entrepreneur, onde ele da conselhos a empresários.
Nele ele listou uma série de dicas sobre um tema que nem sempre é tratado pelos empresários: "Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem dos seus clientes. Eles é que são a razão de ser do seu negócio. Quando alguma coisa dá errado, ele oferece dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo":

Fale de imediato – Quando você cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução na hora, informe ao seu cliente que você o entrará em contato assim que a encontrar.

Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail - Erros podem resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails. Encontre seu cliente ou pelo menos telefone.

Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.

Assuma o erro – Reconheça que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.

Lamente sinceramente - Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido.

Valorize - Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.

O conserto - Conclusão, você precisa consertar as coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo de reciprocidade. Deixe claro que foi para sua empresa um momento de aprendizado.

Arranque o mal pela raiz - Depois que você resolver o problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso. Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca mais.

sábado, 20 de março de 2010

UNICERP - Turma de Gestão Ambiental

Sábado, 20 de março de 2010, a convite do prof. Me. Laércio Vida, coordenador da pós-graduação da UNICERP - Universidade do Cerrado de Patrocínio M. G., tive a honra de ministrar o módulo de Marketing Ambiental para a turma de pós em Gestão Ambiental, que diga-se de passagem, uma turma muito aplicada e comprometida com o curso.
Quero deixar aqui registrado os meus agradecimentos a cada um dos acadêmicos pela forma amiga com que fui recebido.
Confira abaixo a foto da turma:

quinta-feira, 18 de março de 2010

Palestra; "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"


17 de março de 2010 – Castelli Hall, Uberlândia – Evento GML – General Membership Luncheon, promovido pela AMCHAM/Uberlândia, com Paulo Kretly, presidente da Franklin Covey Brasil, mestre em Administração, com especializações em Administração e Marketing pela FGV e MBA nos EUA, e em Marketing pela Hawthome Salt Lake City Utah.
Proferiu uma palestra sobre: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, onde ele destacou o trabalho realizado pelo Dr. Stephen R. Covey em sua tese de doutoramento, que depois virou livro pela Editora Best Seller (1ª edição: 1989). Considerado o livro de negócios que mais influenciou o século XX, está entre os 10 livros mais importantes de Administração, vendeu mais de 20 milhões de exemplares e já foi publicado em 38 idiomas.
O livro aborda uma pesquisa realizada nos EUA sobre a literatura dos últimos duzentos anos a respeito do SUCESSO.
Os primeiros cento e cinquenta anos retratavam a atitude da ética do caráter destacando valores como; integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, modéstia, isto é: “Fazer aos outros o que desejamos que nos façam”.
Nos últimos cinquenta, prevaleceu a ética da personalidade, onde questões como: imagem pública, atitude mental positiva e neurolinguística foram destacadas, isto é: “A mente humana pode conquistar qualquer coisa que consiga conceber e acreditar”.
Dr. Covey concluiu que para obtermos SUCESSO, nossos hábitos devem ser regidos por princípios (ética do caráter).
Ele trata em seu trabalho, dos princípios da eficácia, ensinando-nos como equilibrar todos os aspectos da nossa vida; a fazer avaliações críticas de si e tornar-se mais influente e respeitado; a substituir o cansaço por altos níveis de satisfação pessoal e a aumentar a autoconfiança, a produtividade e a qualidade no trabalho.
Caso queira mais detalhes sobre o assunto, postei uma apresentação em ppt. ao lado.
Assista uma pequena parte da palestra:

segunda-feira, 15 de março de 2010

Importantes ações contra o Aquecimento Global

1.Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
2.Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
3.Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
4.Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
5.Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar! Mas isso ninguém mais faz hoje em dia… faz?
6.Descongele geladeiras e freezers antigos… se é que você ainda tem um!
Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
7.Utilize panelas tampadas enquanto cozinha
Simples, não? Ao fazer isso você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Já as panelas de pressão economizam cerca de 70% do gás utilizado!
8.Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
9.Tome banho de chuveiro
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
10.Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
11.Pendure as roupas ao invés de usar a secadora
Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
12.Nunca é demais lembrar: RECICLE
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
13.Faça compostagem
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
14.Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
15.Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
16.Utilize uma sacola retornável para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
17.Plante árvores
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
18.Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
19.Prefira alimentos frescos ao invés de congelados
Comida congelada consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
20.Compre produtos orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
21.Coma menos carne
O metano, emitido por bois e vacas é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, a produção de carne demanda uma quantidade enorme de água e terras.
22.Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa duas vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
23.Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
24.Mantenha seu carro regulado
Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
25.Dirija com atenção e não desperdice combustível
Escolha as marchas corretas, utilize o freio de mão ao invés do pedal quando possível, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado. Dessa forma, você economiza dinheiro, combustível e o meio-ambiente.
26. Lave o carro a seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
27. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.
28. Use o telefone ou a Internet
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
29. Voe menos
Deixar de pegar um avião apenas uma ou duas vezes por ano faz uma diferença significativa para a atmosfera. Se você não pode se dar esse luxo, que tal neutralizar suas emissões?
30. Incentive na sua escola, no seu trabalho ou no seu condomínio a redução das emissões
Você pode se tornar um agente de grandes mudanças se, além de reduzir suas emissões também estimular seus amigos a fazer o mesmo.
31. Economize CDs e DVDs
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e, ao ser incinerado, volta em forma de chuva ácida, como a maioria dos plásticos.
Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
32. Proteja as florestas
Por anos os ambientalistas foram vistos como “eco-chatos”. Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
33. Considere o impacto de seus investimentos
O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
34. Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
35. Desligue o computador
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
36. Considere trocar seu monitor
O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
37. Não troque o seu iPod ou celular
Pelo menos enquanto estiverem em bom estado. Se o problema é a bateria, considere trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Gadgets como iPods e celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na enorme maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.
Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
38. No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente
Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
39. Não permita que as crianças desperdicem água em suas bricadeiras
Banho de mangueira, guerrinha de bambuchas e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
40. No hotel e em casa economize toalhas
Em alguns hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia.
41. Participe de ações virtuais
A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
42. Instale uma válvula na sua descarga
Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
43. Economize água em suas viagens
A distribuição de água no mundo é extremamente irregular. Em algumas regiões da África é necessário caminhar por mais de dois quilômetros para se encontrar água. O Brasil, que possui um dos maiores reservatórios do mundo, tem um nordeste agonizante pela seca e pela pobreza. Ao viajar para regiões onde a água é escassa, economize mais ainda.
44. Recicle árvores e cartões de Natal
Todos os anos, toneladas de árvores de madeira ou de plástico são jogadas no lixo, sem contar os inúmeros cartões de natal e caixas de presentes. Incorpore o espírito do natal e reaproveite tudo o que puder no ano seguinte, para que todos sempre tenham um feliz ano novo.
45. Não peça comida em embalagem para viagem
Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
46. Regue as plantas à noite
Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
47. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.
48. Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia. Se você vai de elevador, a boa-educação manda que você espere quem ainda está chegando, certo?
49. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses – e de todo o planeta – sejam atendidos.
50. Divulgue essa lista!
Envie essa lista por e-mail para seus amigos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tome as rédeas de sua carreira


Você já parou para pensar como se sente um sapo numa lagoa?
Ele fica lá por horas, confortável. Se a água esquentar muito, ele nem percebe e pode até morrer assim, e ainda morrer feliz. Essa é uma estorinha do “Sapo fervido” que sempre contamos aos nossos estudantes para ilustrar o problemão que nos trás a acomodação profissional.

Estar acomodado, deixar as coisas como estão para ver como é que ficam, são os grandes empecilhos quando pensamos em uma carreira verdadeiramente profissional.

Nos deparamos com profissionais com sólida experiência profissional e que se veem em frente a frente a um comunicado de demissão. Imagino que eles devem se questionar "como pode isso acontecer comigo depois de tantos anos de dedicação? Uma reestruturação agora e eu não atendo mais aos requisitos da empresa? Não me enquadro mais no quadro de colaboradores?". E somente aí o profissional começa a ter a percepção de como está o mercado e o que fez ou deixou de fazer com sua carreira.

O que observamos são profissionais que, por uma certa dose de acomodação, não fizeram uma leitura dos sinais que estavam sendo dados a ele. Deixaram de investir em sua carreira, na sua atualização e no desenvolvimento de competências necessárias a um cargo futuro. Afinal de contas, sempre foi cômodo deixar as rédeas de sua carreira nas mãos dos outros.

Para evitar situações como estas, seguem alguns pontos para sua reflexão e que poderão te dar sinais do quão fácil ou difícil será sua inserção no mercado.

1. Você tem analisado como está atualizado o seu currículo e sua área de atuação?
2. Seu currículo é competitivo e sua área de atuação está em alta ou baixa demanda?
3. Seu currículo é pouco competitivo e sua área de atuação está em baixa demanda?
4. Você está aprimorando sua formação através de uma especialização ou uma nova graduação?
5. Como está a sua fluência em Inglês? E no Espanhol?
6. Você tem buscado novas experiências profissionais?
7. Você tem solicitado feedback e aprendido com ele?

Buscar a informação e percepção do seu gestor, de seus subordinados, de seus clientes e fornecedores poderá dar bons indícios de como você está sendo visto e o que necessita aprimorar, e isso contribui muito para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se de que deve buscar um feedback franco e pontual, esteja aberto e receptivo ao que será dito, pense a respeito e evite ficar na defensiva. Entenda que deve fazer algo para reverter a percepção do outro.
Feedback salva carreira!

Lembre-se: você sempre estará competindo com o resto do mundo!

O mercado de trabalho é implacável com relação à ausência de investimentos no seu autodesenvolvimento,

Sua recolocação no mercado é fruto de um planejamento eficaz de carreira. Quando pensamos em carreira, é necessário fazer planos e sonhar, saber o que quer da sua vida pessoal e profissional e analisar o que precisa fazer para chegar lá e fazer acontecer.

Devemos analisar o momento atual de carreira e buscar entender quando é a hora de buscar ou não uma nova oportunidade.

Uma dica é analisar há quanto tempo está no mesmo cargo e empresa. Está desenvolvendo na carreira, isto é, você está aprendendo coisas novas.

Tome as rédeas da sua carreira e boa sorte!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Palestra: "Uma maneira diferente de pensar e agir"

"Uma maneira diferente de pensar e agir” tema da palestra inovadora proferida pelo Me. Luciano Salamacha, professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, que aconteceu no Center Convention, em 04/março/2010.
A palestra é inovadora até na sua forma de apresentação, pois é ministrada no escuro, utilizando elaboração estratégica e fundamentos de criatividade empresarial. Ela desperta o questionamento do comportamento de gestores e auxilia empresas no desenvolvimento de seus negócios.
Salamacha explica que a palestra no escuro surgiu de uma situação emergencial: “Estava dando aula quando acabou a energia elétrica na Faculdade. Então tinha duas opções: acabava a aula ou continuava enfrentando a situação. Optei em continuar. Hoje virou uma cultura, e levo essa experiência para a sala de aula e para as empresas. É uma postura diferente, uma postura voltada para resultados”.
Nos depoimentos dos estudantes da Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA, que compareceram à palestra eles ficaram encantados com a forma diferente de abordar o assunto criatividade.
Participaram dessa palestra os estudantes da UNIESSA, das disciplinas ministradas por mim, pelo prof. Gustavo de Leva e pela profª. Gláucia Coelho.
Confira na foto abaixo, da esquerda para a direta, prof. Gustavo de Leva,prof. Luciano Salamacha e eu.

terça-feira, 2 de março de 2010

As duas pulgas


Muitas empresas caíram, e caem, na armadilha das mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento.
Isso me faz lembrar a estória das duas pulgas.

Duas pulgas diretoras estavam conversando e então uma comentou com a outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

Elas então decidiram contratar uma mosca para treinar todas as pulgas a voar e entraram num programa de treinamento de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele, e ele nos pega. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.

Elas então contrataram uma abelha para lhes ensinar a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê:

- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

E então um pernilongo lhes prestou treinamento para incrementar o tamanho do abdômen...

Resolvido, mas por poucos minutos...

Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:

- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plásticas?

- Não, entramos num longo programa de treinamento. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?

- Isso é temporário. Já estamos fazendo treinamento com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar de modo a perceber, com antecedência, a vinda da pata do cachorro. E você?

- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.

Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:

- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em um programa de treinamento, em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas, quiseram saber as pulgonas...

- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".


MORAL DA ESTÓRIA:

Você não deve focar no problema e sim na solução. Para ser mais eficaz é necessário escutar e não falar. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.
Pensem nisso!

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada