sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turma do 8º período de Administração de UNIESSA


Essa é uma galera muito especial para mim, por vários motivos:
a) ao ministrar a disciplina Tópicos Especiais de Marketing, pude constatar o comprometimento de cada um com o aprendizado;
b) muitos desses acadêmicos irão nos deixar no próximo semestre, pois falta apenas uma semana para o término do curso, devo confessar que fica com a gente um misto de alegria, pela conquista deles (conclusão do curso), ao mesmo tempo, um pouco de tristeza por não poder compartilhar com eles o dia-a-dia na Faculdade.
b) alguns continuarão conosco no próximo semestre para conclusão do Trabalho de Curso e cursar algumas disciplinas.
Mas, o mais importante é que muitos deles, os considero, amigos verdadeiros.

Desde já, quero desejar a todos muito sucesso e os agradecimentos por terem acreditado no projeto educacional da Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA.

sábado, 21 de novembro de 2009

O significado, através de imagens, da palavra fair play.

Leia o texto antes de assistir o vídeo .....

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos !
Temos aqui um bom exemplo:
Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipe de vermelho - o Ajax - sofreu uma falta e ficou contundido, caído no chão.
Um dos jogadores da equipe adversária - de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido.
Quando ele recuperou-se, o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o fair play, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por colocar a bola no gol.
Todos, incluindo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro considerou o gol válido! Como realmente o foi.
A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito de desportividade, rapidamente tomaram uma posição: ficarem todos imóveis para permitir que os adversários - os de amarelo - fizessem também um gol para repor a justiça ao resultado. E foi isso que aconteceu!!!
É impressionante o sentido de justiça da equipe do Ajax - de vermelho - e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, com certeza, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!

Aprendizado para ser exercitado por todos: na nossa casa, nas escolas, nas empresas...
Quem sabe, também (não custa sonhar) até para os nossos políticos.
Todos, sem exceção, precisamos nos espelhar nos exemplos de honestidade...
Agora assista o real significado da palavra: fair play

Promoção: Sony te leva ao Japão!

Uma viagem ao Japão de 15 dias, passagem, hotel pago com direito a acompanhante e 2500 dólares para gastar a vontade.
E ainda:
Uma TV LCD Full HD de 69 polegadas, com o decodificador digital incorporado.
Vale a pena tentar!
Para ganhar todos esses prêmios é 'muito simples':
Basta acertar as respostas das seis perguntas a respeito da foto abaixo:

1. Quem está com sono?

2. Quantas mulheres há no grupo?

3. Quem acordou agora?

4. Quais são os dois gêmeos?

5. Quem está com raiva?

6. Quem está alegre?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A fábula do porco espinho


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas, os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam maior calor.
Por isso teriam que decidir afastar-se uns dos outros correndo o risco de morrerem congelados.

Então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram!!!

Aprendizado:
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.

sábado, 14 de novembro de 2009

Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Pessoas da FEF.


Nesse sábado, 14/novembro/2009, tive a alegria e a oportunidade de conhecer a bela Fernandópolis - S. P.
Na Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF - ministrei a disciplina Marketing de Serviços para o Curso de Gestão de Pessoas e Marketing.
Meus agradecimentos à Coordenadora do CAP-FEF, Débora Barros pelo convite.
Aos acadêmicos, o meu reconhecimento pela dedicação com que participaram do encontro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sendo a dos outros.... Tudo bem...


Alguns homens estão em um salão de um clube de golfe, quando o telefone toca e um homem atende, com o viva-voz ligado e começa a falar. Todos no recinto param para escutar a conversa.
Homem: Alô
Mulher: Querido, sou eu. Você está no clube?
Homem: Sim
Mulher: Estou numa loja e encontrei um lindo casaco de couro, custa apenas R$ 1.000,00, posso comprar?
Homem: Claro, se você gostou tanto dele assim, compre.
Mulher: Eu também dei uma paradinha numa concessionária da Mercedes e vi um modelo 2009 que adorei.
Homem: Quanto?
Mulher: R$ 290.000,00..
Homem: Tudo bem, mas por este preço, negocie para vir completo.
Mulher: Fantástico! Ah, só mais uma coisinha… A casa que eu queria no ano passado está à venda novamente. Estão pedindo R$ 950.000,00 por ela.
Homem: Bem, ofereça a eles R$ 900.000,00. Eles provavelmente aceitarão. Se não aceitarem, podemos pagar 50 mil a mais sem problemas. Ainda assim é um ótimo preço.
Mulher: Ok, te vejo à noite! Te amo.
Homem: Tchau, também te amo.
O homem desliga o telefone. Todos à sua volta olham para ele atônito. Ele sorri e pergunta:

- Alguém tem idéia de quem é este telefone?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Palavras parônimas

Denominamos as palavras que são muito parecidas na escrita de parônimas. Deve-se tomar muito cuidado ao escrever essas palavras para não se cometer inadequação. Veja alguns exemplos de palavras parônimas:

arrear = pôr arreios
arriar = abaixar

amoral = indiferente à moral
imoral = contra a moral, libertino, devasso

comprimento = extensão
cumprimento = saudação

conjetura = suposição, hipótese
conjuntura = situação, circunstância

deferir = conceder
diferir = adiar

descrição = representação
discrição = ato de ser discreto

despensa = compartimento
dispensa = desobrigação

despercebido = sem atenção, desatento
desapercebido = desprevenido

discente = relativo a alunos
docente = relativo a professores

discriminar = perceber diferenças, distinguir, discernir
descriminar ou descriminalizar = isentar de culpa, absolver, tornar evidente a ausência de crime ou contravenção

emergir = vir à tona
imergir = mergulhar

emigrante = o que sai
imigrante = o que entra

eminente = nobre, alto, excelente
iminente = prestes a acontecer

infligir = aplicar pena ou castigo
infringir = transgredir, violar, desrespeitar

intemerato = puro, íntegro, incorrupto
intimorato = destemido, valente, corajoso

ratificar = confirmar
retificar = corrigir

soar = produzir som
suar = transpirar

sortir = abastecer
surtir = originar

sustar = suspender
suster = sustentar

vultoso = volumoso
vultuoso = atacado de vultuosidade (congestão na face)

Professores x Educadores

Marcas de batom no espelho do banheiro...

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada no banheiro feminino: todos os dias, uma turma de meninas de 12 anos beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. A palestra durou uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou novamente o bando de meninas no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou-o no vaso sanitário e o esfregou no espelho.
A partir desse dia, nunca mais apareceram marcas no espelho!

Moral da história: Há professores e há educadores...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Economia criativa e Sustentabilidade


"Espero um futuro em que a diferença seja vista como uma solução e não como um problema. Se a diferença é vista com a solução e não como problema, a gente vai poder fazer a celebração da diversidade. No meu futuro, o Brasil vai cumprir um papel mundial de ser um grande exportador de tecnologias de celebração da diversidade, mas das diferenças para que a gente passe a ter, cada vez mais consciência de que, com isso, é importante que cada ser humano é único, assim como cada coisa que existe na natureza."

Lala Deheinzelin é exemplo de cultura e desenvolvimento.
A especialista em Economia Criativa e criadora dos movimentos socioculturais Enthusiasmo Cultural e Crie Futuros, Lala Deheinzelin, foi a única brasileira a ser convidada para a exposição “Culturas e Desenvolvimentos”, da Unesco. O evento, que aconteceu em outubro, na França, exibiu exemplos de trabalhos socioculturais idealizados por artistas de vários lugares do mundo.

A crescente importância do intangível traz um novo desafio para as empresas: a avaliação e seu papel nas organizações. Vivemos um momento em que há um novo motor da economia. Passamos por fases onde este motor foi sucessivamente a matéria prima, depois o produto, em seguida os serviços e agora é a vez da “Economia da Experiência”: a experiência é o ‘bem’ que tende a ser mais desejado, especialmente se forem experiências transformadoras.

Os setores diretamente ligados à economia da experiência, como turismo e entretenimento, crescem a taxas seis vezes maiores que os outros. Vivências diferenciadas e valores simbólicos agregados aumentam a percepção de valor e fazem com que o intangível (como uma marca, ou o trabalho criativo) valha mais do que o tangível (como uma fábrica, ou o trabalho braçal).

A crescente importância do intangível traz um novo desafio para as empresas: a avaliação de intangíveis e seu papel dentro das organizações. Gestão de conhecimento, rede de relações, reputação, governança, inovação, design, parcerias tecnológicas e comerciais, criatividade. Tudo isso vale, e muito. O BNDES, por exemplo, tem se dedicado a desenvolver métodos para mensurar esse valor e que também possam embasar o financiamento às atividades criativas.

Neste momento de transição do tangível para o intangível, concreto para o simbólico, também as relações de negócios se transformam. Temos um cenário onde produtos e serviços são cada vez mais semelhantes e o diferencial que pode garantir tanto o desenvolvimento quanto a sobrevivência empresarial será cada vez mais cultural, simbólico, baseado em relações e no tipo de experiência que o produto ou serviço oferece.

Um grande desafio empresarial no momento é conseguir ser visto (num mar de informações) e escolhido (num mar de ofertas e oportunidades diversas). Hoje, o consumidor escolhe aquilo que lhe proporciona uma experiência mais interessante, desperta sua simpatia, gera um sentimento de confiança, identificação.

A escolha de uma empresa ou marca, está ligada à sua cultura e relação com a comunidade, assim como aos valores culturais agregados ao negócio ou servindo como base para inovação de produtos, serviços e processos. É o que faz com que se pague dez reais por um sabonete Natura (e existem sabonetes de R$ 0,90).

Uma Ferrari tem um preço diferenciado, mas como todos os outros carros têm apenas 4 rodas e uma direção. Qual a sua diferença? A sua marca é um ícone. Evidentemente, com muita qualidade e tecnologia dando credibilidade a toda essa magia. Nestes e em outros casos, o design é um diferencial competitivo capaz de reinventar o negócio.

Nas últimas três edições do São Paulo Fashion Week, temos realizado ‘Encontros de Economia Criativa’ com lideranças empresariais, governamentais, criativas e do setor financeiro, para discutir o potencial que ela oferece e as estratégias para concretizá-los. Setores considerados tradicionais, revitalizados pela Economia Criativa, tem nos ativos intangíveis uma nova forma de competitividade, inovando através de design, processos, materiais, tornado-se setores dinâmicos, capazes de exportar, atrair investimentos, gerar empregos, e sobretudo sobreviver à violência da atual concorrência internacional.

Outro vetor que tem grande influência no futuro do setor é a transição de uma economia de “hits” – alguns poucos produtos, massificados e que vendem muito – para o que tem sido chamado de economia do nicho (ou da “Cauda Longa”): diversos, pequenos, segmentados. Nichos que individualmente vendem pouco, mas somados representam uma fatia atraente e promissora.

Como atender todas estas tendências e saber aproveitar as oportunidades que oferecem? A Economia Criativa nos oferece instrumentos para transformar nossa criatividade (potencial) em inovação (realidade).

O grande diferencial da Economia Criativa é que ela promove desenvolvimento sustentável e humano e não mero crescimento econômico. Quando trabalhamos com criatividade e cultura, atuamos simultaneamente em quatro dimensões: econômica (em geral, a única percebida), social, simbólica e ambiental.

Eis porque a economia criativa é estratégica não apenas para os negócios criativos, mas para todos aqueles que ganham competitividade através do que chamamos “culturalização dos negócios”: valor agregado a partir de elementos intangíveis e culturais para o crescimento do negócios de forma sustentável.


Acadêmicos e professores da Faculdade de Marketing e Negócios - UNIESSA, participaram, dia 04/novembro/2009, da palestra da Lala Deheinzelin, com o atualíssimo tema: Economia criativa e Sustentabilidade, no Forum de Líderes promovido pela FIEMG - Regional Vale do Paranaíba, no Salão Ulisses Finotti, do Praia Club, em Uberlândia M.G.
Na foto abaixo, eu(Alírio Nogueira), Lala Deheinzelin e a prof. Ma. Ângela Mello.

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada