quinta-feira, 28 de maio de 2009

É hora de escrevermos uma nova história

Dias desses, recebi de minha filha esta mensagem pela Internet, que gostaria de dividí-la com vocês:
"Estamos no tempo do computador, mas gosto de, às vezes escrever com lápis. É uma sensação diferente. Você vê não apenas o que escreveu, mas também sua letra, de seu jeito próprio. Não sei por que, mas sempre gostei daquela cor cinza da escrita do lápis. Outro dia estava escrevendo e percebi que o lápis estava falhando, não estava escrevendo direito. Peguei um apontador que tenho e que guardo comigo há bastante tempo, e, com poucos giros, o lápis estava pronto para escrever de novo. Um pouco menor do que antes, mas pronto para escrever. Enquanto apontava o lápis, fiquei observando. Na vida da gente também é assim. Depois de algum tempo, é preciso apontar o lápis. Vivemos as preocupações do dia-a-dia, as muitas atividades, o cansaço, a rotina, e eles vão fazendo com que o lápis de nossa vida vá ficando rombudo, já não escrevendo bem nossa história. É hora de passar pelo apontador.
São os muitos os apontadores que podemos usar: um dia de descanso, um final de semana com quem gostamos uma noite bem dormida, um papo aberto e sincero com um amigo, um abraço desinteressado, um aconselhamento com alguém mais experiente, um momento de oração, de encontro pessoal com Deus e com nós mesmos, a leitura de um bom livro, um bom filme, um dia de retiro, um mês de férias, um curso de atualização... São muitas as oportunidades. Passar pelo apontador não deve ter sido agradável para o lápis. Afinal, para que a ponta ficasse evidente e apropriada para escrita, ele teve que se deixar cortar. E deixou-se cortar na “carne”. Mas, não tinha outra saída: ou enfrentava o apontador ou não podia mais desempenhar sua função de escrever. Um lápis sem ponta é incompleto. Não serve para nada. É apenas um enfeite.
Penso que, muitas vezes, somos mais medrosos ou covardes do que o lápis. Quantas vezes sentimos que estamos perdendo a capacidade de escrever por causa da rotina, pelo desleixo, pela acomodação, pelo não-atualização, pelo descuido das pequenas coisas mas, não temos coragem de enfrentar o apontador e nos refazer? Acho que temos medo, porque sabemos que afiar a ponta significa, quase sempre, cortar excessos, aparar o que está sobrando e dificultando, retomar caminhos, abandonar atitudes e vícios, às vezes, já arraigados, mudar comportamentos, olhar em outras direções, pedir desculpas, superar o egoísmo, o narcisismo, perdoar... E isso é muito difícil.
Mas voltemos a história do lápis e de apontador. Ao passar pelo apontador, o lápis foi cortado em sua parte externa, mais também em seu interior. O carvão interno também foi modelado, renovado. Para que a escrita fique perfeita, a ponta precisa ser feita por inteiro. O mesmo acontece conosco. Ou apontamos nosso lápis e refazemos nossa capacidade de escrever história, deixando-nos modelar externa internamente, ou seremos como um lápis sem ponta, sem utilidade, sem significado.
Estamos recomeçando um novo tempo. É hora de escrevermos uma nova história. Que tenhamos bem apontado nosso lápis"

Assistam: A parábola do lápis:

sábado, 23 de maio de 2009

Marketing Você S/A

Falar de marketing é falar de gente e contar histórias para mentes e corações, pois marketing e gestão de pessoas estão casados, à moda antiga, sem direito de separação.
Muita gente competente não parece competente. Para os outros você é aquilo que comunica, cuide bem de sua imagem, garanta e amplie suas oportunidades. Segundo Tom Peters: "cada pessoa deve administrar a sua carreira como se fosse uma empresa".

Realidade Aumentada - R.A.

Se você pensava que objetos pulando para fora da tela fossem coisa de filme de ficção científica, conheça a Realidade Aumentada.
Pensava que é impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa. Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.
De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.
Você deve se lembrar dos “tamagochis”, ou bichinhos virtuais, como também eram chamados. Os pequenos aparelhos fizeram a cabeça de milhões de adolescentes nos anos 1990. Depois de pouco tempo, eles simplesmente desapareceram sem dar lugar a um sucessor. Mas os fãs desse tipo de brinquedo podem esperar um novo lançamento. A Sony, gigante do mundo dos eletrônicos e do entretenimento, tem o lançamento de um bicho virtual chamado EyePet, ainda para este ano.
Os donos de PlayStation devem conhecer o produto EyeToy, que é uma câmera que possibilita maior interatividade do jogador com o mundo virtual criado pelo console. O EyePet utilizará tecnologia de Realidade Aumentada para projetar um pequeno macaco na tela da televisão. Não há como descrever o tamanho da novidade, pois as imagens são simplesmente incríveis. Veja você mesmo o vídeo abaixo e fique boquiaberto.



A publicidade já demonstra muito interesse pela tecnologia de Realidade Aumentada. Em um exemplo, podemos citar a campanha dos salgadinhos Doritos, que agora possuem em suas embalagens imagens aparentemente sem nenhum sentido, mas que quando mostradas para a sua webcam, dentro do site da promoção, fazem com que um personagem fã de Doritos salte para fora da embalagem e comece a aprontar. Os personagens podem até interagir entre si, através da sua rede de amigos no Orkut. Veja abaixo o vídeo da campanha.



Mas não pense que somente a indústria do entretenimento ganhará com o aperfeiçoamento da tecnologia de Realidade Aumentada. Em um próximo estágio no desenvolvimento da tecnologia, outras indústrias, e até mesmo o comércio, poderão tirar vantagem das facilidades da RA. Se você estiver em uma loja qualquer, por exemplo, e uma pessoa passar do lado de fora, a vitrine poderá mostrar o modelo, o preço e os tamanhos disponíveis da roupa que a pessoa estiver vestindo.
A Realidade Aumentada ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas aplicações incríveis já foram criadas para ela. Imagine poder abrir um livro qualquer e assistir à batalha do bandido contra o mocinho, naquela história épica e sangrenta. Nenhum monitor seria necessário, pois o livro viria com óculos especiais que criariam as imagens diante dos seus olhos, a cada nova página aberta. Ou ainda, suponha que você comprou o carro dos seus sonhos, mas não tem a menor ideia da quantidade de recursos que o veículo possui. A Realidade Aumentada permitiria que objetos virtuais fossem colocados na sua frente e dessem as instruções que você deveria seguir para mexer no complexo funcionamento do automóvel.
Como a Realidade Aumentada ainda está chegando ao mercado, você ainda poderá encontrar muitas ideias em processo de desenvolvimento e certamente muitas novidades ainda aparecerão. Mas e se você pudesse criar sua própria aplicação para a tecnologia, qual seria a sua criação? Como você gostaria que ela fosse usada e que tipo de objeto apareceria para o usuário? Solte a sua imaginação!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Poema sobre ÉTICA

A cantora Ana Carolina, antes de iniciar um de seus shows, declamou o poema "Só de Sacanagem" de Elisa Lucinda.
Ao final, uma frase marcante que nos leva a refexão e nos impulsiona a mudar nossas atitudes através da ética: "Eu sei que não dá para mudar o começo, mas se a gente quiser dá para mudar o final"

Hey Jude dos The Beatles - tema de comercial da T-Mobile

Já dizia o pensador e filósofo Confúcio (Kung-fu-tzu):
"A música gera um tipo de prazer sem o qual a natureza humana não pode passar."
E por falar em música, porque não lembrar dos The Beatles.
Dias atrás uma agência de propaganda inglesa reuniu mais de 13 mil pessoas na Trafalgar Square, em Londres, para realizar um videokê gigantesco para utilizá-lo num comercial do seu cliente T-Mobile. Distribuiram mais de dois mil microfones para o pessoal que atendeu ao convite para cantar Hey Jude, promovendo assim uma compartilhamento que, não dá para negar:simplesmente emocionante.



Vejam isso!!

domingo, 17 de maio de 2009

1º Seminário Nacional de EAD - ESAB/SINEAD

Participei, dia 09 de maio último, na cidade de Sâo Paulo, do Primeiro Seminário de Educação à Distância, promovido pelo Sindicato das Escolas de Educação à distância e pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).
A abertura do evento foi feita pelo Prof. Giovanni, Diretor Acadêmico da ESAB, logo a seguir, fez uso da palavra o presidente do SINEAD e diretor-presidente da ESAB, prof. Nildo Ferreira.
Assista a seguir a palestra: O papel da Internet na pesquisa por instituições de ensino, cursos de graduação e pós-graduação. Apresentado por Valdir Leme, do Google:



Logo a seguir, o diretor da Kampeki - Marketing Digital, Paulinho Uda, falou sobre a Internet no Brasil:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Histórias de superação

João Carlos Gandra da Silva Martins (São Paulo, 1940) é um pianista brasileiro avaliado como um dos maiores especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach.
Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa e meritória de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.
Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER, que ocorre devido a movimentos repetitivos e causa o estressamento de nervos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.




Emocionante homenagem a João Carlos Martins, prestada no Programa do Faustão, em 08 de março de 2008. Confira:




José Luiz Tejon Megido (Santos 1952) é o nome de um menino filho de mãe solteira pobre, que foi adotado por um casal de imigrantes europeus. Ele foi vítima de um acidente caseiro, que deformou o seu rosto, quando tinha quatro anos. E o menino cresceu e se tornou gente grande! E bota grande nisso! Ele alcançou sucesso internacional na sua profissão e nas diversas atividades para as quais se dedicou. Ensina, mais uma vez, como se pode superar tanto sofrimento, vencer tantos obstáculos e se tornar um lider que faz acontecer!
Professor de pós-graduação da ESPM e FGV/SP. Jornalista, publicitário, escritor . Diretor geral da Oesp Midia, empresa do Grupo O Estado de S Paulo. Presidente do conselho da Associação Brasileira de Listas (ABL). É fundador e membro do conselho efetivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e conselheiro do Pensa (FEA/USP). Mestre em educação, arte e cultura pela Universidade Mackenzie. Tem especializações em negócios e liderança na Harvard Business School, Universidade Pace, MIT (EUA) e no INSEAD (França). Articulista do Jornal da Tarde, é autor de livros de marketing e vendas, além de O Vôo do Cisne e O Beijo na Realidade (Editora Gente).
Foi eleito um dos seis melhores palestrantes do Brasil pelo 9º Prêmio Top of Mind de Profissionais de Recursos Humanos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

08 de maio - Dia do Profissional de Marketing

Hoje se comemora o dia do Profissional de Marketing.
Por isso torna-se importante relembrarmos os objetivos fundamentais a serem focados por esse Profissional: vender e encantar os Clientes. Entendendo como clientes, todos os stakeholders. E em vender, como sendo todas as muitas ações que precisam ser eticamente desenvolvidas para cumprir este objetivo.
PARABÉNS !

Museu da corrupção

Mesmo sendo virtual, vale a pena uma visita ao Museu da Corrupção. Uma idéia brilhante do pessoal do Jornal Diário do Comércio.
Acesse:

http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm

quarta-feira, 6 de maio de 2009

As marcas mais influentes do Brasil

Consultoria lança ranking das 75 marcas com maior apelo emocional para brasileiros .
Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.
O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes:
ICHM
1ª Coca-cola 82.50
2ª Nestlé 77.53
3ª Sadia 75.13
4ª Natura 73.59
5ª Rede Globo 72.75
6ª Mc Donald's 68.64
7ª Adidas 67.36
8ª Danone 67.19
9ª O Boticário 65.79
10ª Brastemp 65.21

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.
Confira o complemento do ranking:
11. Havaianas - 12. Volkswagen - 13. Samsung - 14. Perdigão - 15. Nike - 16. Johnson & Johnson - 17. Abril - 18. Sony - 19. Disney - 20. Guaraná Antártica - 21. Carrefour - 22. Mastercard - 23. Petrobras - 24. Avon - 25. Fiat - 26. Philips - 27. Ford - 28. Banco do Brasil - 29. Motorola - 30. Visa - 31. Casas Bahia -32. Google -33. LG - 34. Electrolux - 35. Nokia - 36. Vivo - 37. GM - 38. Amil - 39. Claro - 40. Itaú - 41. Unilever - 42. Bradesco - 43. SBT - 44. Lojas Americ.- 45. Brahma - 46. TIM - 47. Microsoft - 48. Gol - 49. Varig - 50. Medial Saúde - 51. Consul - 52. Wal-Mart - 53. Pepsi - 54. Record - 55. Olympikus - 56. UOL - 57. Skol - 58. Unimed - 59. Ponto Frio - 60. Embraer - 61. Pão de Açúcar - 62. TAM - 63. HP - 64. IG - 65. Oi - 66. Terra - 67. Intel - 68. Magazine Luiza - 69. Votorantim - 70. Itaipava - 71. Santander - 72. Vale - 73. Gerdau - 74. Apple - 75. Nova Schin

terça-feira, 5 de maio de 2009

Brasileiros notáveis

GABRIEL CHALITA, atualmente é Vereador na cidade de São Paulo, ex-Secretário Estadual da Educação, no governo de Geraldo Alckmin. Doutor em Filosofia do Direito, Doutor em Comunicação e Semiótica, Mestre em Direito e Ciências Sociais e bacharel em Direto e Filosofia.




RUBEM ALVES, mineiro de Boa Esperança, nascido em 1933, teólogo pelo Seminário Presbiteriano de Campinas, mestre em teologia pelo Union Theological Seminary, doutor em filosofia (Ph.D) pelo Princeton Theológical Seminary, professor universitário, escritor de crônicas, de livros infantis, de filosofia e ciências da educação e filosofia da religião.




PAULO FREIRE conta sua história de vida.




MARIO SERGIO CORTELLA é filósofo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e da FGV-SP.
Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de: A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio, Provocações Filosóficas e Não Nascemos Prontos!.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cenas de filmes inesquecíveis.

Al Pacino bailando Por Una Cabeza en la pelicula Perfume de Mujer (Scent of a Woman).



Cena final do inesquecível filme "Sociedade dos Poetas Mortos" , com Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, e outros.




História real de Bill Porter, vendedor com deficiência que superou suas limitações e preconceitos. Uma lição de persistência. Ah! o filme: "De porta em porta".




Minissérie Anos Dourados, exibida em 1986.
Escrita por Gilberto Braga.Direção geral: Roberto Talma
Cena: Baile de Formatura.




"Giordano Bruno" , de 1973, dirigido por Giuliano Montaldo é para mim, um dos mais belos filmes. Recomendo.
Nessas cenas selecionadas Giordano Bruno fala do ato de ensinar, da interdisciplinaridade do Universo, do papel da Universidade... Ao mesmo tempo em que recusa a oferta de livrar-se da condenação à morte, declara um profundo amor pela vida.





"O nome da Rosa". Trecho do filme baseado na obra de Umberto Eco, que retrata a visão de mundo no período medieval.




"A vida é bela" É incrivel descobrir que a música pode embalar vidas, momentos e situações ... mas o melhor, pensar que ela une corações.

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada